A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 4 de março de 2012

Nascia meu ídolo, valeu Jimmy - 4 de Abril de 1936

 Lotus 49, 1967 vitoria no GP do México.
Acredito ser a entrada da curva Peraltada.

FORMULA VEE 


O sempre bom texto, do Cezar Fittipaldi.


Que carro é este, o que fez, e quem o fez?


sexta-feira, 2 de março de 2012

250GT SWB Berlinetta - Mini


Ontem recebo a News Letter da Ferrari, e com vontade de saber a visão deles dos treinos  pré  temporada de FI, abri imediatamente.
Vejam a surpresa, era uma série de miniaturas, de seus carros, que a Ferrari vende. Babei nesta 250GT e peguei as fotos e traduzi o texto para mostrar a vocês.
Ofereço este post aos meus amigos; Domingos, que lá de Portugal faz miniaturas maravilhosas, Claudinho, Tohmé, Juanh, Vasco, Pedro, Fernando, Romeu a todos que gostam de Ferraris e admiram as minis! 







Moss e ela. 

Um dos mais importantes carros de corrida GT do período, o 250GT SWB Berlinetta foi apresentado no Salão Automóvel de Paris em outubro de 1959.
A carroceria construída por Scaglietti manualmente, permitiu-lhe dar ao carro uma aparência elegante e potente ao mesmo tempo.
A combinação de baixo peso, alta potência, suspensão devidamente equilibrado e freios a disco, fez também muito competitivo.
O Ferrari 250 SWB ganhou o Mundial de Fabricantes na classe GT em 1961.
Esta réplica foi cuidadosamente modelada sobre o chassi nº 2735, vitoriosa nom Tourist Trophy Goodwood em 1961 com Stirling Moss.
Este carro era de Rob Walker por isso sua cor azul e branca.
Tudo é feito sempre que possível para coletar dados de qualquer fonte para garantir a exatidão histórica do modelo.
No modelo de escala 1:8 atinge cerca de 60 cm (24 polegadas) de comprimento. Para implementar os componentes o mestre levou cerca de 2.000 horas de trabalho com uma pequena equipe de construtores de modelos altamente qualificados.
Para a construção e acabamento de cada modelo levou cerca de 250 horas e mais. O modelo é feito com precisão até os menores detalhes.
Você pode ver o compartimento do motor, chassis, transmissão, suspensão e interior, todos feitos com a máxima precisão.
Cada modelo está disponível em edição limitada de 99 peças, acompanhados de um certificado de autenticação assinada e numerada na placa base.

Dimensões externas de embalagem: 90 x 56 x 49

Peso: 22 kg

Preço $ 5.588,00 Euros 

VELOCULT



 Emerson com Ervin e Zé.
 Alex Dias, Aniso Campos, Águia, Graziela, Emerson, Emilio Zambello, Geraldo Meirelleres, Bird.

Emerson, Bird, na segunda fila, Anisio, Chico Rosa.


AUTOMOBILISMO, ANTIGOMOBILISMO OU AMIGOMOBILISMO?
Há cerca de um ano escrevi um artigo, atendendo a um convite dos amigos Fátima e Fernando Barenco, administradores do excelente site Maxicar. Se quiserem, poderão acessá-lo neste link:
Na ocasião manifestei a opinião de que o Antigomobilismo ( neologismo criado por Malcolm Forest e tornado oficial pelo Roberto Nasser ) poderia ser também chamado de Amigomobilismo, termo que criei e ganhou muitos adeptos pelo Brasil afora.
Os Antigomobilistas são uma confraria e dividem com seus amigos, a paixão pelo carro antigo e sua história. Assim podem ser chamados de Amigomobilistas.
Ontem, 27/02/2012, fui obrigado a reformular o meu conceito de Antigomobilismo. Peço que me acompanhem no texto abaixo, e verifiquem se tenho razão.
Nesta 2ª feira a noite, tive o privilégio de participar de um evento, organizado pelo amigo e grande artista plástico, o Paulo Soláriz. Ele e sua família, de maneira abnegada, levaram pelo 3º ano consecutivo, a exposição VELOCULT ao Conjunto Nacional, na mais Paulista das Avenidas.
Dedicado ao Automobilismo Brasileiro, a Exposição sempre apresenta temas de alto nível, com personalidades e carros que marcaram época, destacando-se pilotos, dirigentes, mecânicos, jornalistas e fotógrafos que, de uma maneira ou outra, construíram a nossa História Automobilística.
Minha esposa e eu tínhamos a expectativa de um grande evento, pois estivemos presentes no ano passado. No entanto, fomos surpreendidos com uma maravilhosa e inesquecível festa, quando grandes nomes do Automobilismo se encontraram e dividiram conosco, suas experiências e histórias de vida.
No saguão, as primeiras surpresas: a Carretera 18 do Camilo Christófaro, o Interlagos nº 22 do Bird Clemente, um Fórmula Indy do Mario Andretti, vários veículos produzidos pelos alunos da FEI, o indelével Aruanda do Prof. Ari Rocha, dois Allards dos irmãos Marx, diversas esculturas do Paulo Soláriz, capacetes do Sid Mosca, lindas miniaturas da Automodelli e outros diversos itens ligados ao Automobilismo, como um estande da Fundação Ayrton Senna, onde comprei miniaturas dos F1 que ele pilotou.
Bird Clemente, Emerson Fittipaldi, Chiquinho Lameirão, Tony Bianco, Reginaldo Leme, Décio Bittencourt, Alex Dias Ribeiro, Cláudio Carsughi, Chico Rosa, Ricardo Bock, Paulão Gomes, Roberto Nasser, dentre tantos outros, (se eu tentar nominar todos, certamente vou esquecer muitos) nos proporcionaram inesquecíveis momentos, tanto nas conversas informais como nas breves palavras que proferiram durante a bonita apresentação elaborada pelo Ronaldo Nazar. E nem mencionei os inúmeros amigos que tive o prazer de rever....
Meu sentimento foi o de uma grande família se reunindo para recordar os bons momentos, mas também se emocionar quando foram lembrados aqueles que já nos deixaram.
Sendo assim, por meio deste pequeno texto, quero estender o significado da palavra Amigomobilista também para o Automobilista, pois ambos são grandes admiradores dos automóveis em geral, sempre respeitando o gosto e preferências individuais, mas todos com a mesma paixão e objetivo: preservar a memória do automóvel e a sua história, que pode ser contada de diferentes maneiras.
Espero que concordem e peço suas opiniões e comentários, pois o Amigomobilismo é isso: amigos compartilhando suas experiências e emoções com estas máquinas maravilhosas que são os automóveis, seja no contexto e tempo que estiverem presentes.
Convido a todos a prestigiarem o Evento e conferirem toda a beleza do mesmo.
Abraços,
Ervin Moretti
------------------------------------------------------------------------------------

Ronaldo Nazar, eu e amigos, o Águia aparece de costas.

Também  estive no VELOCULT e fiquei tão feliz que nem tive o que escrever! Obrigado a todos os amigos que lá encontrei e um forte abraço!

Rui