A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ferrari FXX


A FXX nasce do know-how da Ferrari em desenvolver modelos especiais e de competição, para depois lançá-los como modelos de rua.
Este carro é homologado apenas para competições para um grupo que a Ferrari chama de "Piloti Colladautori".
Seu motor é um V12 de 6.262cc com mais de 800cv à 8.500rpm, seu cambio derivado da Formula Um e a troca de marchas se dá em um tempo inferior a 100/1000 de segundo.


Motor
Traseiro, longitudinal, 12V 65°
Diâmetro x curso 94 x 75,2 mm
Cilindrada unitária 521,87 cm3
Cilindrada total 6262,45 cm3
Taxa de compressão 13,4 : 1
Potencia máxima 588 kW (800 CV) a 8500 giros/min
Potencia especifica 128 CV/l
Torke maximo 70 kgm a 5750 giros/min
Distribuição
Duplo comando de válvulas no cabeçote, 4 válvulas por cilindro
Alimentação injeção eletrônica Bosch
Lubrificação carter secco
Ficção multidisco
Chassi/Monobloco em carbono e favo de mel em Nomex com estrutura anterior e posterior em alumínio
Suspensão dianteira independente, triangulo transversal, push-rod, molas helicoidais com amortecedores telescópios de regulagem manual, barra estabilizadora
Suspensão traseira, independente, triangulo transversal, molas helicoidais, amortecedores telescópicos com regulagem manual e barra estabilizadora
Freios a disco, carbono cerâmica
Cambio
6 marchas + Ré, eletroidraulico F1
Direção pinhão e cremalheira
Combustível capacidade 112 litros
Pneus dianteiros 245/35 ZR 19
Pneus traseiros 345/35 ZR 19
Carroceria berlinetta, 2 lugares
Comprimento 4832 mm
Largura 2040 mm
Altura 1127 mm
Entre eixos 2650 mm
Bitola dianteira 1660 mm
Bitola traseira 1650 mm
Peso 1155 kg a seco
Velocidade máxima 345 km/h

Para meus amigos Claudinho e Romeu.


domingo, 9 de outubro de 2011

Formula SAE Elétrico

 Formula foi feito na FEI por Ricardo Bock e seus alunos.

A proposta da SAE - Society of Automotive Engineers - foi de lançar uma categoria para correr em pista com carros elétricos nos mesmo moldes do Formula SAE à gasolina. Este carro foi feito pelo professor e sete alunos da Engenharia Mecânica e Elétrica em cinco semanas e vai para pista de testes dentro de dez dias aproximadamente.O protótipo desenvolvido a pedido da SAE BRASIL, é alimentado por 1.400 baterias de celular, tipo íon de lítio, que levam cerca de 4 horas para carregar e garantem autonomia de 30 minutos. O fórmula elétrico pesa 320 kg, contando o peso do piloto, e pode superar os 100 km/h.

FOTOS:Alex Lodovico, FEI Divulgação 


Tião é Bi na vitória de Button

Vettel
Button






RESULTADO

1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 53 voltas em 1h30m53s427
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1s160
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 2s006
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 8s071
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 24s268
6 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 27s120
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 28s240
8 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 39s377
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 42s607
10 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s322
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 54s447
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m02s326
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m03s705
14 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1m04s194
15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1m06s623
16 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - a 1m12s628
17 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m14s191
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1m27s824
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1m36s140
20 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
22 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas

Melhor volta: Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s568, na 52ª



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

François por Joel

Cevert por Ararê.


Rui,
Tarde de sábado, Interlagos 1973, não lembro o mês!Fórmula 1 muito sol e gente desfilando pela área dos boxes, após um pequeno incidente no qual fui atropelado por uma Mc Laren Yardley do Denis Hulme que vinha sendo empurrada pelos mecânicos para os boxes. Após o incidente fui para trás dos boxes, procurando por meus amigos e me deparei com um grupo em animada conversa,regada aos sons dos motores dos F1 ainda treinando, lembro que o ponto onde estava dava para ver um trecho do Laranjinha.Aproximei do grupo onde estavam Emerson,Wilsinho,Luiz Pereira Bueno e outros e estavam falando do ronco da Ferrari na pista,Luizinho disse que era incrível estar atrás da Ferrari e a sua aceleração e ronco de seu motor.Fiquei ali ouvindo o papo e até fui cumprimentado por todos, algo assim nem pensar hoje em dia.
Fiquei um tempo ali, peguei autógrafo de todos os presentes e procurei uma sombra e fiquei encostado em um Puma branca a poucos metros do grupo, foi quando percebi alguém do meu lado, olhei e era o grande piloto François Cevert prestando atenção ao grupo que conversavam animadamente e rindo, cumprimentou-me, eu disse seu nome e apertamos as mãos e pedi se ele poderia dar um autógrafo em um dos adesivos que havia ganhado andando pelos boxes na manhã do Sábado.



Eu acho que ficamos ali uns 10 minutos apreciando a conversa do animado grupo, foi quando Cevert foi chamado por um membro de sua equipe. O legal de tudo, foi que ele estendeu a mão e se despediu de mim e eu falei, boa sorte na corrida! Cevert agradeceu passou pelo grupo falou algo e sumiu indo para os boxes. Acho que fui um privilegiado pois fui atropelado por uma McLaren e ainda conheci um piloto estrangeiro, veloz e simpático.Naquele  ano não fui assistir a corrida no Domingo,pois gostava mais de assistir os treinos e também não lembro quem ganhou e se o Cevert chegou bem no final do prova.
Apenas sei que em Outubro de 1973 ouvi pelo rádio a notícia de sua morte, a qual senti muito, pois estive ao seu lado alguns meses antes.
Bons tempos, pois tive a oportunidade de ver e conhecer uma Fórmula 1 mais acessível aos seus fãs.

São Paulo, 07 de Outubro de 2011
Joel Marcos Cesetti





Cevert e Stewart






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Meu amigo Joel escreve o blog Esporte Protótipos e é apaixonado por automobilismo.
Obrigado Joel por dividir uma lembrança tão grata.
Agradeço também aos meus amigos Ararê pela bela imagem que começa este post e o Caranguejo por algumas das belas fotos.
Um forte abraço a todos...    

Rui