A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Monza e Rio duas belas corridas.


Duas belas corridas, em Monza um bela vitória de Vettel que depois de perder a ponta para Alonso na largada fez uma ultrapassagem simplesmente de gênio sobre o espanhol. Grande corrida de Button, acredito que caso tivesse largado em melhor posição teria dado trabalho ao alemão. Hamilton escolheu uma relação de sétima marcha errada o que dificultou um pouco sua corrida, não acredito que com tantas opções isso ainda aconteça na F I. Dick com um carro muito veloz brigou muito e chegou em 5º, desta vez sem nenhum carro da mesma equipe que pudesse lhe ceder o lugar.
Bruno mostrou ter maturidade ao chegar no 9º lugar e fez antes de mais nada a sua corrida, espero sinceramente que nossa “imprensa especializada” não fique dando muitos adjetivos a ele e deixe que siga sua carreira sem comparações iguais às que levaram outros pilotos brasileiros da categoria a uma situação no mínimo insólita.


Tomada da Parabólica, Alonso à frente de Vettel
Tião começa a forçar.


E faz uma ultrapassagem sobre Alonso digna do grande campeão que é.
Dick e Hamilton.

RESULTADO

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) - 1h20min46s172
2. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) - a 9s590
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 16s909
4. Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes) - a 17s417
5. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 32s677
6. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 42s993
7. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) - a 1 volta
8. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1 volta
9. Bruno Senna (BRA/Lotus-Renault) - a 1 volta
10. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) - a 1 volta



No Rio uma bela disputa, não vou chamar aquela pista de Jacarepaguá pois para nossa decepção ela foi totalmente desfigurada e logo não vai mais existir . É uma pena pois foi palco de grandes disputas e mesmo desfigurada via-se nas arquibancadas o fiel publico carioca. 



Valdeno Brito/Matheus Stumpf os vencedoresda GT3
Valter Pinheiro/Leo Burti -Ginetta G50- vencedores da GT4

RESULTADO

GT 3
1°) Valdeno Brito/Matheus Stumpf (Ford GT): + 50m05s821
2°) Xandy Negrão/Xandinho Negrão (Lamborghini LP600): + 21s909
3°) Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F458): + 32s201
4°) Bruno Garfinkel/Ricardo Maurício (Lamborghini LP600): + 43s397
5°) Vanuê Faria/Renan Guerra (Lamborghini LP560): + 44s445
6°) Cleber Faria (Lamborghini LP560): + 49s441
7°) Pedro Queirolo (Corvette Z06R): a 1 volta
8°) Paulo Bonifácio/Sérgio Gimenez (Ford GT): a 1 volta
GT 4
1°) Valter Pinheiro/Leo Burti (Ginetta G50)
2°) Valter Rossete/Fábio Greco (Maserati Gran Turismo)
3°) Cristiano Federico/Caio Lara (Ferrari Challenge)
4°) Sérgio Laganá/Alan Hellmeister (Ferrari Challenge)
5°) Marcelo Sant'anna/C Del Rey (Ferrari Challenge)

FOTOS: Ivan Pacheco - TERRA

PLANETA FUSCA 3º ENCONTRO ANUAL




Apresentamos aos antigomobilistas e admiradores de Fuscas, seus derivados e automóveis antigos o 3º Encontro Anual do Planeta Fusca. 

Escolhemos esse ano o bucólico Parque Del Sol da Porto Freire Empreendimentos para acolher o evento que a cada ano vem crescendo em numero de veículos participantes, inclusive com antigomobilistas dos estados circunvizinhos, tornando o Planeta Fusca o único a reunir colecionadores de Fuscas do Norte e Nordeste.

Contamos ainda com a presença dos automóveis clássicos do Museu do Automóvel do Ceará, Volks Clube do Ceará, Puma Clube do Brasil – Ce., Chevrolet Opala Clube –Ce. e Clube do Corcel de Fortaleza e carros de vários estados do Norte e Nordeste abrilhantando mais ainda o evento.  

Haverá stand de vendas de camisetas, chaveiros, miniaturas, peças de antiquários, mercado de pulgas e distribuição de brindes aos participantes.

Ambiente altamente acolhedor com grande área verde e arborização abundante com mini zoológico, lago artificial, playground, quadras de esportes, mini parque de diversões, Bar, restaurante, lanchonete, e total segurança para você, sua família e seu Fusca ou antigo inclusive com segurança armada durante toda a noite/madrugada especialmente para os veículos que pernoitarem no evento. 
  
O evento será nos dias 17 e 18 (Sábado e Domingo) de Setembro de 2011, iniciando as 9:00 hrs do Sábado com música ao vivo a partir das 12:00 hrs, almoço com opção de feijoada a partir de meio dia e meia. As 17:00 hrs mais musica ao vivo até o final do 1º dia que se encerrará as 19:00 hrs.

No Domingo a partir das 9:00 hrs re-iniciaremos com música mecânica (Flash Back) durante todo o dia e as 15:00 hrs haverá a premiação para os veículos que se destacarem em suas categorias.

As inscrições já estão abertas (R$20,00 por veículo com direito a camisa, adesivo) e poderão ser feitas neste Sábado (03/09/2011) no encontro do AUTOMOBILE a partir das 15:00 hrs com a Sra. Izabel Romcy.

Mais informações pelo telefone (85) 8790-2677. Ou diretamente comigo pelo 
fone (85) 9945-0194, E-Mail: fredguilhon@hotmail.com

Lembramos que as vagas são limitadas!!!

Abraço;
 
Fred Guilhon
   (85)  9945-0194

 

Planeta Fusca
www.planeta-fusca.blogspot.com 
Volks Clube do Ceará
www.volksclubedoceara.blogspot.com
 


Blog do Guilhon Car



domingo, 11 de setembro de 2011

MB 125 - O princípio de tudo

MB125: BENZ PATENT- MOTORWAGEN 1886

Por Jason Vogel
Fotos:Marlos Ney Vidal

Com a mão direita, o mecânico Ely da Silva dá um forte puxão para girar o enorme volante do motor. Uma tentativa, duas e, na terceira, o que se ouve é o som de um passado remoto despertando 125 anos depois. É uma batida ritmada e metálica, lembrando uma máquina de costura: "tchaf-tchaf-tchaf-tchaf...". Quase dá para contar suas rotações. Eixos e engrenagens giram expostos aos olhos dos presentes, que se sentem num livro de Júlio Verne. Mesmo estacionado, o carro treme como se fosse um ser vivo.
Daqui também trememos, com a chance de assumir os controles de um Benz Patent-Motorwagen, primeiro modelo de automóvel da História. Criado na Alemanha, por Karl Benz, o "veículo com motor a gás" foi patenteado em 29 de janeiro de 1886 e deu sua primeira volta pelas ruas de Mannheim seis meses depois.
Passados exatos 125 anos, vivemos uma educativa experiência de dirigir a máquina pioneira. Foi no estacionamento do Boulevard Shopping, em Belo Horizonte, onde está sendo realizada, até 21 de agosto, a exposição Clássicos sobre Rodas.
O carro que dirigimos pertence ao colecionador Leo Gouvêa e é praticamente zero-quilômetro. Explica-se: por duas vezes (primeiro em 1980 e depois em 2002), a Benz fabricou pequenas séries do Patent-Motorwagen seguindo estritamente os projetos iniciais do carro de 1886.
Não são réplicas, mas clones perfeitos, com números de série e feitos pelo mesmo fabricante do original. Os carros foram distribuídos a concessionárias Mercedes e alguns chegaram a colecionadores, pelo preço aproximado de US$ 60 mil.
De perto, o primeiro dos automóveis é muito elegante com suas três rodas raiadas. Pesa apenas 265 kg e é muito mais leve do que as monstruosas carruagens que eram adaptadas com motores a vapor no século XIX.
O motor de quatro tempos tem apenas um enorme cilindro, na horizontal. O volante do motor é gigantesco e também vai deitado. Não há cárter: a lubrificação é feita por meio de pequenos recipientes de óleo, que pingam (quatro gotas por minuto) sobre o virabrequim e o mecanismo das válvulas. Também não existe radiador: a água para refrigeração fica dentro de um grande cilindro de cobre, se evaporando aos poucos.
Na época não havia postos de gasolina e Karl Benz comprava na farmácia algum combustível que, misturado a ar, gerasse boa explosão — podia ser éter ou benzina. Não havia acelerador: por uma espécie de válvula montada perto do banco, o motorista acertava a mistura e uma faixa constante de rotação.

Importante notar que esse velho Benz já trazia, de forma elementar, todos os princípios dos motores de quatro tempos usados nos carros de hoje.

De cima do motor sai uma correia de couro que gira um eixo no meio do chassi. Desse eixo saem duas correntes (como as de moto) para as rodas.
Não há marchas, nem pedais de freio ou acelerador. Apenas uma alavanca do lado esquerdo do motorista: empurrada para a frente, ela estica a correia de couro e faz o motor tracionar o eixo — e o Patent-Motorwagen ganha velocidade. Puxada para trás, ela deixa o carro em ponto morto e freia. Ré não há, mas o Benz pode ser empurrado facilmente
Vamos andar! "Tchaf-tchaf-tchaf..." e o Benz ganha velocidade com esforço. Tomado o embalo, vai muito bem — sua velocidade de cruzeiro é pouco maior que a de um maratonista... Só não exija do motor de 0,9 cv encarar uma subida. Por menos íngreme que seja a ladeira, o carro terá que ser empurrado.

Uma barra ligada a uma engrenagem vira a única roda da frente. A direção é levíssima, já que os pneus são fininhos e de borracha maciça. Molas macias no eixo traseiro e sob o banco ajudam no conforto. A uns 14 km/h, a brisa já refresca o motorista.

A maior surpresa é que dirigir o Benz de 1886 é muito mais simples do que conduzir um carro moderno. Foram 20 minutos de retas e "curvas radicais". Ao fim, um grande sorriso nos lábios e a dúvida: será que, no futuro, os veículos serão tão simples e inteligentes?

KARL BENZ

FICHA TÉCNICA - BENZ PATENT-MOTORWAGEN modelo 1886

Vamos andar! "Tchaf-tchaf-tchaf..." e o Benz ganha velocidade com esforço. Tomado o embalo, vai muito bem — sua velocidade de cruzeiro é pouco maior que a de um maratonista... Só não exija do motor de 0,9 cv encarar uma subida. Por menos íngreme que seja a ladeira, o carro terá que ser empurrado.

Uma barra ligada a uma engrenagem vira a única roda da frente. A direção é levíssima, já que os pneus são fininhos e de borracha maciça. Molas macias no eixo traseiro e sob o banco ajudam no conforto. A uns 14 km/h, a brisa já refresca o motorista.

A maior surpresa é que dirigir o Benz de 1886 é muito mais simples do que conduzir um carro moderno. Foram 20 minutos de retas e "curvas radicais". Ao fim, um grande sorriso nos lábios e a dúvida: será que, no futuro, os veículos serão tão simples e inteligentes?
ORIGEM: Alemanha

MOTOR: quatro tempos, um cilindro horizontal, refrigerado a água, 954 cm³, potência máxima de 0,9 cv (a 400 rpm)

TRANSMISSÃO: primária por correia e secundária por corrente. Tração traseira. Uma marcha à frente (sem ré)

SUSPENSÃO: dianteira, não existente. Traseira por molas elípticas

FREIOS: por correia de couro ligada ao eixo de transmissão

PNEUS: de borracha maciça

DIMENSÕES: comprimento: 2,70 m; largura: 1,40 m; altura: 1,45 m; entre-eixos: 1,45 m

PESO: 265 quilogramas

VELOCIDADE MÁXIMA: 16 km/h
BERTHA BENZ

Mulher ao volante

Bertha Benz e a primeira viagem de automóvel

Desde que o francês Nicolas-Joseph Cugnot fez um desajeitado trator militar movido a vapor, em 1769, muita gente tentou criar um automóvel prático.

Quem conseguiu foi o engenheiro alemão Karl Friedrich Benz (1844-1929). Desde 1871, ele trabalhava com fundições na cidade de Mannheim, no sudoeste da Alemanha.

Com a ajuda da bela esposa Bertha Benz (1849-1944), montou uma empresa para a construção de motores de combustão interna: primeiro de dois tempos e, finalmente, de quatro tempos. Os negócios, contudo, iam mal.

Entusiasta das bicicletas e dos motores, Benz acabou inventando o automóvel... Sua mente genial bolou um chassi tubular, um sistema de tração e pronto — nasceu o Patent-Motorwagen.
O curioso é que, a menos de 100 km de distância e sem o conhecimento de Benz, outro alemão também avançava na criação do automóvel. Era Gottlieb Daimler. Só em 1926 é que as empresas se uniriam, formando a Daimler-Benz.

O primeiro exemplar do Benz Patent-Motorwagen, de 1886, hoje está no Deutsches Museum, em Munique. Depois, vieram aperfeiçoamentos, até que as vendas ao público enfim começassem, em 1888.

Na primeira viagem de automóvel, iniciada em 5 de agosto de 1888, era Bertha Benz quem estava ao volante... Pela manhã, sem falar nada ao marido, ela pegou dois de seus filhos adolescentes e dirigiu até a casa da mãe.

Foi um passeio de 106 quilômetros dirigindo o terceiro exemplar do Patent-Motorwagen produzido. Nesse caminho, farmacêuticos forneciam benzina para alimentar o motor e sapateiros ajudavam a arrumar os freios (de couro). Richard e Eugen, os dois pimpolhos Benz, ajudavam mamãe a empurrar o carro ladeiras acima.

A viagem deu grande publicidade à firma do casal Benz e, a partir daí, vieram grandes aperfeiçoamentos nos freios e na caixa de câmbio.
O DESENHO DA PATENTEABAIXO E ACIMA OS PRIM EIROS ANÚNCIOS DE AUTOMÓVEL DA HISTÓRIA


sábado, 10 de setembro de 2011

Tomate vídeos

Quero agradecer meu amigo Mauricio por suas belas montagens, logo ele estará com seu blog andando para mostrar todas . 


Em sua página no YouTube as outras pois apenas consegui incorporar esta.