A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

‘XI Rally Internacional’ Classic Car Club RS 25/27 Agosto de 2011


Elisa, Patrícia e o Triunph Stag.

A única dupla feminina foi formada por Elisa Asinelli do Nascimento (piloto) e Patrícia Furtado (navegadora) a bordo de um Triumph Stag 1973 nº 29. Esta formação aconteceu graças ao convite feito em maio na ocasião do X Rally da Serra por Mauro Weck, proprietário do Triumph, membro da diretoria do Classic Car Club RS à Elisa. Até então sempre fui navegadora no meu VW 1959 nos CBR-FBVA durante todo o ano de 2010 e ocupar o posto de piloto soava como desafio e realização de um sonho antigo. Gosto de dirigir, pilotar então... Aceitei com muito gosto, mas existia uma condição: dupla feminina. Como as melhores navegadoras destes rallies de automóveis históricos já estão comprometidas com suas duplas, fui atrás das melhores em outras categorias. Na primeira tentativa houve desistência a menos de 40 dias do rallye. Eu temia pelo pior, ou seja, abortar a operação Triumph Stag dupla feminina. Felizmente a navegadora mineira Patrícia Furtado atendeu ao meu chamado. Patrícia forma dupla com Angela Mendonça nos rallies da CBR-FBVA e são temidas pelos ótimos resultados.
Chegamos como ‘estreantes’ no conjunto piloto+navegadora+automóvel, pois os três não estavam familiarizados, mas a empatia foi imediata, todos os três deram-se muito bem. Conseguimos fazer um excelente rally sem avarias no automóvel, não nos perdemos durante a Zona Controlada, chegamos até o final, pontuamos e nos divertimos muito! Nossos resultados: 17º na cat. G e 30º na Geral. Meus agradecimentos a Mauro Weck e Rodrigo Cirne Lima que idealizaram e acreditaram na dupla. O Tripumph nº 29? Um dos automóveis mais espetaculares que tive a oportunidade de dirigir, um legítimo Puro Sangue Inglês, forte, estável, potente (V8), confiável, confortável e sem dúvidas de uma estética perfeita.


















































NT: Em breve o texto completo no site da ANTYQUA.


O Mago


A carretera Gordini de Luizinho e Pace.

Salve Rui! Tudo bem?

Muito obrigado pelas fotos!

Estou te encaminhando algumas fotos dos dois Gordinis Carretera que construí em autorama na escala 1:32, para reproduzir a dobradinha dos 1600Km de Interlagos de 1965. 
Como você sabe, o “47” venceu, pilotado pelo Luizinho Pereira Bueno e José Carlos Pace, e o “46” chegou em segundo, pilotado pelo Bird Clemente e o Wilsinho Fittipaldi. Se olhar atentamente, vai notar algumas diferenças nos carros, devido ao espaço de tempo na construção de cada um e as técnicas diferentes que foram utilizadas. Bem,  Vamos lá:
A carretera 47 foi feita a partir de uma cópia em resina de um Gordini de rua editado pela marca britânica Airfix na década de 60 e as únicas referências que eu tinha na ocasião, eram:  uma foto no livro do Ano da enciclopédia Barsa 1965 e uma foto no livro do Autódromo de Interlagos, escrito pelo Paulo Scali. 





A carretera 48 foi construía alguns anos depois, com outros recursos e utilizando desta vez, um kit original da Airfix da época, com chassis, motor, transmissão e guia da década de 60.  Como agora  eu já tinha várias fotos da carretera, ficou muito mais fácil a reprodução.
Como você pode observar, ainda não coloquei os faróis auxiliares, mas logo logo termino. Espero levar o carro para o Bird e Wilsinho autografarem. 
Voltando ao “47”, cabe aqui uma breve história que eu não posso deixar de contar, e antecipadamente, peço desculpas caso escreva demais, ok meu amigo? 
Como a carreteira ficou  pronta na ocasião do  Evento “Clássicos de Competição” em Interlagos, decidi levá-la para mostrar ao Luizinho e se possível, ter o autógrafo dele.
Olha, o que aconteceu lá no Box eu jamais esquecerei:
Estávamos eu, meu irmão  e o Poppi juntos pra lá e pra cá (como sempre J ) e então, vimos o Luizinho.
Gentilmente cumprimentamos ele e, antes que pudessem nos interromper, eu fui logo dizendo:
 “-Luizinho, lembra-se que conversamos há algum tempo e eu prometi que ia reproduzir um dos carros que você pilotou?”   
 Luizinho gentilmente disse que sim e fomos caminhando para dentro de um dos boxes. Paramos e eu tirei o carro da sacola que estava carregando , mostrei para ele(daquele jeito que uma criança mostra um desenho para o professor na escola esperando aprovação) e arrisquei:
“-Ficou parecido..??”

O Luizinho parou e olhou fixadamente o carro por alguns segundos.

Então, coloquei na mão dele o Gordininho. ( imagino o que deve ter passado na cabeça dele).
O grande Peroba balançou, juro que balançou. Eu vi um dos meus heróis de infância visivelmente emocionado.  Perguntei se ele me daria a honra de autografar a base do carro e ele prontamente concordou.
Cuidadosamente Luizinho abaixou-se para apoiar a mão, ensaiou a assinatura e mandou ver. Luizinho deu uma conferida no próprio autógrafo(para ver se ficou do seu agrado, suponho) e pronto, lá estava o carro com a base autografada. Pra variar, quase que eu dou vexame(são os 50% de sangue italiano ). 
Meu irmão filmou isto tudo,  mas mesmo que ele não tivesse filmado, não esqueço e nunca esquecerei este dia. 
Conversamos por alguns minutos e o Luizinho ora falava conosco, ora olhava o carro e numa destas olhadas, ele virou-se e falou com extrema  delicadeza, algo do tipo:
“-Ah, uma coisa, o CIPAN era azul, não era vermelho.”  Sem hesitar, agradeci , prometi corrigir as decalques e substituí-las assim que possível. Confesso que ainda não troquei, embora já tenha impresso novamente na cor correta, mas como estou relembrando este episódio, vou fazer sem falta.  
Algum tempo depois, comecei a construir o Porsche 908 do Peroba e fiz também  o Renault R8 que ele e o Bird pilotaram, mas aí, logo em seguida, ficamos sabendo de seu problema de saúde e o resto, todos sabem. 
Infelizmente não consegui mostrar o R8 para ele, mas pelo menos, prestei minha sincera homenagem com o Gordini  e espero de coração, que de alguma forma, este meu gesto possa ajudar a preservar a memória deste grande piloto  e toda a sua obra.

Rui, muito obrigado pelo espaço e por me fazer lembrar este episódio de minha vida.

Um grande abraço,

Ricardo Bifulco (Zé Ricardo)

----------------------------------------------------------

Resolvo colocar na integra o e-mail de meu amigo Ricardo, como dois outros dois amigos que tem o mesmo nome ele é simplesmente um gênio que constrói maravilhosas réplicas para autorama de grandes carros de nossas pistas.
A réplica da carretera #18 do Camilão que fez é simplesmente de tirar o fôlego. Loogo ele mostra para nós.
Obrigado a vôce Ricardo e um abração...

Rui
    

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sidnei "Grandão" Frigo/Artivinco Racing vencem a etapa Lucas Oil ZMax Dragway em Charlotte-USA

Vamos acompanhar a cobertura completa da trajetória de Sidnei "Grandão" Frigo e Artivinco Racing na terra do Tio Sam pelas lentes e relatos de Murilo Braz da Rzone.com.br







Chegamos nos EUA!!!
(Quinta Feira - 25-08-2011 - 08:30 Hrs)
Já chegamos nos EUA e as boas impressões da minha viagem já começaram. O aeroporto de Charlotte no estado da Carolina do Norte em parceria com departamento de Imigração dos EUA, estão fazendo um atendimento especial para visitantes vindos do Brasil que ali desembarcarem. Com atendimento super special e funcionárias que falam Português, você já chega, se sentindo em casa, very nice...




Agora estou aguardando meu transporte que irá me levar direto para a pista ZMax Dragway que fica em Concord. Nesta pista irá acontecer nos dias 26, 27 e 28 de Agosto, mais uma prova do campeonato regional da Lucas Oil. A equipe Brasileira Artivinco Racing do piloto Sidnei Frigo irá participar dela e nós do RZone estaremos trazendo para vocês fotos e informações diárias de tudo que está rolando por aqui, fique ligado!!!


(Quinta Feira -25-08-2011 - 16:30 Hrs)



Tudo pronto, o Dragster já acabou de ser montado, foi ligado e está pronto para ir para pista treinar. O Dragster A-Fuel de Sidney Frigo usa motor V8 aspirado com bloco AJP sólido. Esses motores aqui nos EUA, usam como combustível 94% de Nitrometano e 6% de Metanol. Os A-Fuels tem potência na casa dos 3.400 cavalos, e o sistema de relação de transmissão é feito pela embreagem do carro, que conforme a rotação aumenta ou diminui a relação... Nos dias 26, 27 e 28 de Agosto, acontecerá mais uma prova do campeonato regional da Lucas Oil. A equipe Brasileira Artivinco Racing do piloto Sidnei Frigo irá participar dela, e nós do RZone estaremos trazendo para vocês fotos e informações diárias de tudo que está rolando por aqui, fique ligado!!! Treinos Livres de Quinta Feira a tarde...



(Quinta Feira -25-08-2011 - 19:00 Hrs) Sidnei Frigo acabou de fazer seu treino livre, seu A-Fuel virou 5.500s e 227.80 milhas por hora nos 402 metros. Neste exato momento 19:25, o carro está sendo desmontado para se trocar, óleo, conjunto de disco da transmissão para a próxima puxada... Lembrando que nos dias 26, 27 e 28 de Agosto, acontecerá mais uma prova do campeonato regional da Lucas Oil. A equipe Brasileira Artivinco Racing do piloto Sidnei Frigo irá participar dela, e nós do RZone estaremos trazendo para vocês fotos e informações diárias de tudo que está rolando por aqui, fique ligado!!!



Hugo Nani (mecânico chefe da Artivinco Racing)
Treinos de Sexta Feira...
Sexta Feira -26-08-2011 - 13:20 Hrs)




Hoje a partir das 13:30 irá começar o 2° dia de treinos livres. Devido a mudanças no cronograma da NHRA, a categoria A-Fuel não poderá treinar hoje. Amanhã o piloto Sidnei Frigo entra na pista para as classificações que irão determinar as chaves para as finais de Domingo.



O RZone estará trazendo para vocês fotos e informações diárias de tudo que está rolando por aqui, fique ligado!!!


Classificatórias de Sábado



(Sábado -27-08-2011 - 12:12 Hrs)




Hoje o piloto Sidnei Frigo entra na pista para duas puxadas classificatórias e uma eliminatória que irá determinar quem vai participar das chaves para as finais de mata-mata no Domingo.

Classificatórias e Eliminatórias de Sábado
(Sábado -27-08-2011 - 12:12 Hrs)




Hoje o piloto Sidnei Frigo entra na pista para duas puxadas classificatórias e uma eliminatória que irá determinar quem vai participar das chaves para as finais de mata-mata no Domingo. (Sábado – 27-08-2011 – 14:22 Hrs)



O piloto Sidnei “Grandão” Frigo acaba de fazer sua 1ª Classificatória. O tempo foi 5.546s e velocidade de 248.71milhas por hora. Sidnei está na 2ª posição. As 15:00 Hrs tem a segunda puxada Classificatória que define quem permanece na competição e vai para a ultima puxada do dia que é a eliminatória que define quem irá andar no Domingo.

(Sábado – 27-08-2011 – 17:00 Hrs)




Sidnei Frigo acabou de fazer sua 2ª puxada classificatória, o carro destracionou e Sidnei Frigo teve que abortar sua puxada. A boa notícia é que ele está na terceira posição o que garante sua participação nas eliminatórias de hoje a noite. Fausto, leia-se Intercotrading-USA e "Grandão"
(Sábado – 27-08-2011 – 21:00Hrs)



O piloto Sidnei Frigo conseguiu passar das eliminatórias de hoje e está nas semi-finais de amanhã que na primeira chave vão ser disputadas com Rich McPhilips.



Grandão fez uma bela puxada agora a noite e virou 5.422s e velocidade de 241.76 milhas por hora, se tornando o piloto mais rápido da categoria neste final de semana até agora.




Semi finais de Domingo
(Domingo -28-08-2011 - 14:20 Hrs)



O piloto Sidnei Frigo acabou de puxar nas semi-finais e venceu o piloto Americano Rich McPhilips virando o tempo de 5.425s e velocidade de 259.21 milhas por hora. Agora Sidnei Frigo vai disputar a final com a piloto Americana Karen Stalba.



A Vitória é do Brasil no Lucas Oil ZMax Dragway



Guardem bem a data de hoje 29-08-2011, pois pela primeira vez um piloto Brasileiro é vencedor de uma prova de Drag Race nos Estados Unidos. Durante toda essa semana venho acompanhando o trabalho da equipe Artivinco Racing e sou testemunha ocular do empenho e dedicação, tanto do piloto Sidnei “Grandão” Frigo, como de toda equipe Artivinco Racing, na busca desse resultado, e o recompensa final não poderia ser melhor, fechamos essa nossa primeira etapa com chave de ouro, e o melhor, ela veio nas cores verde e amarelo!!!



Equipe Artivinco Racing



Equipe Artivinco Racing Grandão e Daniela - casal mais veloz do BrasilSidnei "Grandão" Frigo
Fique ligado que no RZone você vai saber de tudo o que está rolando aqui nos EUA.



"Grandão" e Murilo Braz, leia-se Rzone.com.br



Agradeço ao amigo Murilo Braz a cedência deste material.
E podemos acompanhar pelo http://www.rzone.com.br/ todo o desenrolar da vitória de "Grandão".




Ao "Grandão"/Artivinco Racing e Daniela Frigo -administradora da 1ª pista de arrancada do estado de São Paulo, em Itatiba, a SPID http://www.spidbrasil.com.br/ , desejamos todo o sucesso e conquistas!!