A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 24 de maio de 2011

500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS 2011 - II


Entre Mario e Rick, A.J. larga na primeira fila aos 56 anos. 

As 500 Milhas fizeram parte do calendário da Formula Um de 1950 até 1960 e desde o começo foram muitos os europeus que buscaram a gloria e toda divulgação  que uma vitória nela trariam.
O primeiro carro e piloto europeu a vencer foi Gilles Goux pilotando um Peugeot em 1913 e até 1919 todas vitórias foram de carros e pilotos europeus sendo que a francesa Peugeot venceu três vezes e 1913/16/19.

Dario Resta vencedor de 1916 e o Peugeot.

Em 1950 o vencedor Johnnie Parsons pilotando um  Kurtis Kraft-Offenhauuser quase chega à media de 200 km/h vencendo com a media de 199,526 km/h, no ano seguinte pilotando o mesmo carro Lee Wallard superou os 200 vencendo à media de 203,169 km/h. Em 1935 surgiria o motor que venceria muitas vezes até 1975 o Offenhauser. No ano de 1948 a Offenhauser lançou o motor de quatro cilindros e duplo comando no cabeçote  com compressor que venceria mais dezenove edição da corrida.
A.J. Foyt que venceu pela primeira vez em 1961 pilotando um Watson-Offenhauser voltou a largar na primeira fila em 1991 aos 56 anos ao lado do pole Rick Mears o vencedor e Mario Andretti, um trio de peso! 

Jimmy e a Lotus 38 em 1964, no ano seguinte seria diferente.

A ultima vitória de um carro com motor dianteiro foi em 1964 quando Foyt venceu com um Watson-Offenhauser à media de 237,16 km/h o ano seguinte seria de Clark que dominou o começo dessa corrida largando na pole com um Lotus 38 Ford #6 e quebrou na quarenta e sete. 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS 2011

Cem anos atrás Ray Horroun pilotando um Marmon cruzava a linha de chegada e vencia a primeira edição das 500 Milhas de Indianápolis depois de seis horas e quarenta e cinco minutos de corrida à media de 120,04 km/h.
Veremos agora o centésimo ano da corrida e sua 94ª edição. Muitos anos e muito prestigio depois. Lá venceram nomes  que ficarão para sempre em nossas memórias, qual de nós não reverencia A.J. Foyt, Al Unser e Rick Mears vencedores por quatro vezes, Jim Clark -1965- Grahan Hill -1966- Mario Andretti, Parnelli Jones, Bobby Anser, Mark Donahue,  Danny Sulivan, Johnny Ruterford e os nossos Emerson Fittipaldi - duas vitórias - Helio de Castroneves - três vitórias - e Gil de Ferran.
Cinco edições foram canceladas pois os EUA estavam em guerra, 1917/18 e 1942/45.

Largada de uma das primeiras edições.
 A.J.Foyt quatro vitórias 1961/64/67 e 1977.
Al Unser vencedor em 1970/71/78 e 1987.
 Rick Mears 1979/84/88/91.
O publico das 500 Milhas sempre foi o maior do automobilismo mundial. Acima um acidente na década de 60, abaixo na de 70.

Peças

Abaixo algumas das peças para competição que a JG - Jaqueire Garrafa Competições - estão comercializando e também fabricando sob encomenda.
Pedro Garrafa: pedrogarrafa70@hotmail.com   tel: (13) 8111-3888 
Fábio Jaqueire: fjaqueire@gmail.com   tel: (13) 7807-1910  






























PREÇOS

Banco em Fibra reforçado - 400,00
blocante importado(usado mas em condições)- 800,00
coletores de escape -  +ou - 500,00 dependendo do modelo
ponteira saida dupla 4¨- 100,00
ponteiras reta de 2,5¨- 40,00
junção p/escape com molas - 90,00
coletor p/carros turbinados - 800,00 tambem de acordo com o modelo
capa de farol em fibra - 70,00 cada
painel do gol p/ instr.auxiliares - 120,00
retrovisor modelo LOLA - 250,00 cada
retrovisor formula - 150,00 cada
copinho do snorkel p/jeep - 60,00 cada
spoiler p/ fusca - 75,00
defletor diant. em aluminio p/ fusca -100,00
entrada de ar universal em fibra - 80,00
jg.rodas em ferro original divisão 3 (varias talas)  - 1.000,00 raridades originais
jg.rodas especiais em liga leve (alargadas)  - 1.000,00
jg.rodas em liga leve p/ divisão 3 ou prototipos (tala larga) 1.500,00


Divisão 3

Luiz Henrique Pankowski, Alvaro Guimarães e Elcio Pelegrini.
Ricardo Bock.

Arturão numa bela corrigida na curva do Sargento.
Jr Lara Campos em Jacarepaguá.
Amadeo Campos.
Ricardo Bock.
Pedro Garrafa.
Rui, Marco De Sordi e Tide Dalécio, lembro do paralamas do Tide voando em minha direção na freada da curva 3.