A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 16 de maio de 2011

GP da Itália - Monza 1967

Big John e o Honda RA300


Monza era a nona etapa de um campeonato que teria onze, a Lotus havia estreado  em Zandvoot - terceira etapa - na Holanda o seu 49 com o fantástico motor Ford Cosworth DFV, e vencido com Jimmy Clark, as Brabham BT24 com os motores Repco já não eram as mais velozes porem muito confiáveis. A Ferrari vinha apenas com um carro para Chris Amon, havia perdido Lorenzo Bandini em Mônaco e Mike Parkes se recuperava de um acidente na Bélgica. A Honda apenas com Big John com seu RA300.
No campeonato Hulme liderava com 43 pontos seguido  por seu patrão Black Jack com 34, em terceiro Amon com 20, depois Clark com 19  e Surtees com 7. Clark vencera em Zandvort e Silverstone e marcara apenas mais um ponto na Belgica, enquanto Hulme e Jack Brabham faziam um campeonato com constância marcando pontos em quase todas corridas.

Os Inscritos:

#2 Chris Amon Ferrari 312/67
#4 Bruce McLaren McLaren M5A
#6 Jo Siffert Cooper Car Co T81
#8 Dan Gurney Anglo American Racers T1G
#10 Ludovico Scarfiotti Anglo American Racers T1G
#12 Guy Ligier Ligier BT20
#14 John Surtees Honda RA300
#16 Jack Brabham Brabham BT24
#18 Denny Hulme Brabham BT24
#20 Jim Clark Lotus 49
#22 Graham Hill Lotus 49
#24 Giancarlo Baghetti Lotus 49
#26 Jo Bonnier Anglo-Suisse Racing Team T81
#30 Jochen Rindt Cooper Car Co T86
#32 Jacky Ickx Cooper Car Co T81B
#34 Jackie Stewart Arthur Owen P115
#36 Mike Spence Arthur Owen P83
#38 Chris Irwin Arthur Owen P83


Notem que todos carros correram com números pares.

Jimmy se derrete pela bela loira, belíssima diria eu, Gerard Crombac, seu amigo e jornalista -grande amigo e grande jornalista- de cabeça baixa deve estar pensando "se cuida menino!". 

Na classificação o que se viu foi Clark insuperável, cravando a pole com sua Lótus 49 Cosworth;

Clark                       1m28,5s  média 233,89 km/h
Jack Brabham        1.28,8s
Bruce MacLaren    1.29,31
Chris Amon             1.29,35
Dan Gurney            1.29,38
Denis Hulme           1.29,46
Jackie Stewart        1.29,60
Grahan Hill             1.29,70
John Surtees            1.30,30
Ludovico Scarfiotti    1.30,80



Chris Amon e a Ferrari 312/67. 

Monza o templo italiano da velocidade é uma pista super rápida e na época existia apenas a Variante Ascari para diminuir um pouco sua estonteante velocidade, lá vários carros conseguem andar no vácuo deixado pelos carros dianteiros e a corrida embola mesmo pilotos que largaram com uma grande diferença de tempo.
Na largada Brabham pula na dianteira seguido por Bruce MacLaren e Dan Gurney, Cris Amon cola em Clark agora quarto colocado. 
A primeira volta termina com Gurney na ponta seguido de Brabham, Hill, Clark, MacLaren, Stewart, Hulme e Amon.
Na terceira volta Clark ultrapassa Gurney e assume a ponta com o americano em seu vácuo. Na quinta volta o motor Weslake de Gurney explode e o que se vê é Clark na ponta uma luta brava entre Hill, Brabham e Hulme.


Duelo de Campeões, Hill ultrapassa Black Jack.

Ainda nesta volta alguém avisa  que Clark tem um pneu traseiro murchando - uns dizem que foi Hulme outros Hill _ bem na Parabólica pouco antes dos boxes, ele entra no Box para troca-lo  e volta na mesma volta dos lideres, Hill, Hulme e Brabham. Os três na briga pela liderança viram 1m30s por volta enquanto Clark aproveitando o vácuo de todos pilotos que vai ultrapassando e seu carro mais rápido vira o tempo todo abaixo dos 1m30, estabelecendo a melhor volta da corrida com um tempo igual a sua pole 1.28,5s.
Na volta 59 de 68 Hill vem liderando com folga quando na entrada da Parabólica seu motor explode e deixa Brabham na liderança, a esta altura Hulme já havia quebrado na volta 31, já com Clark em seu vácuo e trazendo Surtees junto. Na volta seguinte Clark já é líder e começa abrir uma pequena vantagem para Brabham que trás em sua cola Surtees.
Na volta 65 Surtees assume o segundo lugar mas Clark já abre mais de um segundo. Quando chega a ultima volta Clark já abre quase dois segundos dos dois quando na Grande Curva seu combustível acaba simplesmente, Brabham numa manobra tenta passar Surtees na freada da Parabólica mas o inglês deixa-o do lado sujo da pista, onde Hill deixara vazar óleo de seu motor, faz a parabólica na frente e recebe a bandeirada apenas a 20/100 de Black Jack.
Clark dançando com o carro para fazer com que o pescador absorva o restinho de combustível do tanque ainda chega em terceiro, deixando mais uma vez de vencer uma corrida ganha como tantas em sua carreira. Parece que até discutiu com seu parceiro e patrão Colin Chapman
Era a estreia do Honda RA300  e Big John um ídolo na Italia por seus cinco títulos mundiais pilotando as italianas MV-Agusta e o titulo mundial de Formula Um vencido dois anos antes pela Ferrari, foi ovacionado pelos tiffosi que comemoraram sua vitória como se ele ainda pilotasse para Casa de Maranello.


A chegada Surtees 20/100 à frente de Brabham.

Resultado

1º   John Surtees           1h43m45s   a media de 226,119 km/h 
2º   Jack Brabham        1h43,45s 20/100
3º   Jim Clark                1h44,08
4º   Jochen Rindt
5º   Mike Spence
6º   Jacky Ickx
7º   Cris Amon   

Apenas sete carros completaram a corrida.


Por Henrique Mércio e Rui Amaral Jr

CORVETTE 1975



Corvette 1975

Powered by 350, V8 de 300 cv,  transmissão automática. 
Equipado com ar condicionado de fábrica, 
freios a disco de energia, direção assistida,
rodas telescópicas
vidros elétricos
piloto automático
rádio original funcionando,
70.000 milhas originais de fábrica,
possui ainda rádio amador
Rodas Rally com pneus bons.
Documentação em dia.

Está no RSR$120.000,00 
 
Graziela Rocha
(54) 9998 4042
grazi1602@hotmail.com

sábado, 14 de maio de 2011

Divisão 3 - O começo.

Nos créditos da foto no jornal está escrito que Wilsinho discute com um guarda, mas o que vejo é Emerson recebendo a bandeirada da vitória e seu pai Wilson o Barão pulando de braços abertos.

A vitória dos irmãos Fittipaldi nas 12 Horas de Porto Alegre disputadas no circuito Cavalhada-Vila Nova foi provavelmente a primeira de um carro nacional enquadrado no Anexo J da FIA na Terceira Divisão, e que mais tarde seria chamada de Divisão 3. Grandes nomes os seguiram como Bird/Moco em segundo com o Corcel da Equipe Bino de Luiz Antonio Greco, Jaime Silva/Hugo Galina de JK, José Madri/José Antonio Madri com Simca e Catharino e Vitório Andreatta em sétimo também com um Corcel.   


Jornal do Brasil 25 de Dezembro de 1968.

Bird Clemente/José Carlos Pace o Moco no Corcel da Equipe Binno de Luiz Antonio Greco.


Recebi muito tempo atrás este recorte do JB e não me lembro se do Leandro Sanco ou Rui Pastor, de qualquer forma agradeço a meus amigos pela lembrança.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bambino e Manduca


Passat #8 Francisco Freire, Brasília #77 Adolfo Cilento e VW #75 Armando Andreoni.

  Conheço as duas feras a mais de quarenta anos, o Manduca morava no Pacaembú mesmo bairro que eu e tirávamos rachas homéricos em nossa juventude, o Bambino conheci tempos depois.
O Bambino -Adolfo Cilento Neto- já subiu, faz uma falta danada e o Manduca -Armando Andreoni - com a graça de Deus está firme e forte certamente nos braços de sua amada Iolanda com que se casou no final do ano passado.
Ontem revendo alguns recortes de jornais onde os dois aparecem em uma corrida de Divisão 3 do Campeonato Paulista, corrida em Jacarepagua no Rio de Janeiro pois nosso Interlagos estava em reformas, fiquei aqui lembrando de mil loucuras feitas com os dois amigões. 
Depois conversando com o Tito e comentando sobre o carro do Manduca recebi dele a foto do Francisco Freire em que eles aparecem ao lado dele em Jacarépagua. As fotos do Bambino com a Brasília recebi tempos atrás do Caíque Pereira.
Aguardo ainda algumas fotos que o Manduca ficou de me enviar mostrando os vários carros em que correu e mais para frente ainda conto muitoooooo desses dois amigões. Do Adolfo já contei sobre a nossa carretera, as Mil Milhas em que ele correu com o Ricardo Bock e tem muito mais do Manduca aos poucos vamos contando mais.
Falando de amigos esta corrida de Jacarepagua foi a primeira vitória do Jr Lara Campos na D3, Jr na época era cunhado do Manduca, e foi motivo de um belo texto escrito por meu amigo Caranguejo. 

Adolfo, grid a noite em Interlagos e em Jacarépagua. Fotos de Caíque Pereira.


Grid no Rio atrás Arturo Fernandes.



A rodada do Ricardo a curva da Vitória, já rendeu um texto que nós colocaremos o livro sobre a Divisão 3 que estamos preparando, a alicatada de meu amigo é o mínimo hilária!    


No link o belo texto do Caranguejo sobre a vitória do Jr.

Ricardo Bock em Jacarépagua.

Grid das Mil Milhas Brasileiras de 1983, Adolfo ao volante conversando com Zé Rossi, coçando a cabeça Claudinho Carignato, primo do Manduca, ao seu lado Zé Fercolin, Dudu conversando com Ricardo Bock .

Rui , certa noite de sexta- feira , fomos o Adolfo e eu amaciar o motor da Brasilia na marginal Pinheiros , que na época tinha duas mãos.Depois de duas voltas entre as pontes do morumbi e socorro ele passou o volante para mim e pediu para continuar por mais umas dez voltas que ele iria embora para descansar.Acontece que o carro tinha um spoiler muito baixo e no final das voltas eu entrei num posto Shell e entortei o spoiler.No dia seguinte , encontrei com ele na oficina do Manduca e ele ficou muito puto comigo.Na primeira volta que ele deu,acabou com o spoiler na freada da curva tres e me redimiu do ocorrido. Era muito encostado no chão e eu não tive culpa. Claudio Carignato


Felicidade poder mostrar um pouco dos amigos e um pouquinho do que vivemos.