A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 16 de abril de 2011

Sidney "Grandão" Frigo acelera o dragster nos Estados Unidos - março 2011

Parabéns ao amigos Sidney "Grandão" Frigo e a equipe Artivinco Racing por mais esta bela conquista!!!

O pessoal do site Dragsterbrasil está nos Estados Unidos acompanhando o piloto Sidney ''Grandão" Frigo que está acelerando o A/Fuel para disputar as provas da NHRA, eles estão passando por diversos estados americanos confira abaixo na reportagem feita por Fabio Felix Pascoal do site Dragsterbrasil


1º de março , 13:00, Palm Beach, EUA Sidney "Grandão" Frigo está nos EUA treinando para a estreia em uma prova oficinal da NHRA. Em sua primeira puxada do dia, Grandão registrou o tempo de 5s464 a 434 km/h! O A/Fuel número 88, que leva para os Estados Unidos a bandeira brasileira e a logomarca da SPID, ainda está com a mistura bem rica, e este tempo deverá cair mais durante o dia!
2 de março, Palm Beach, EUA
A equipe Artivinco Racing passou o dia revisando o motor V8 big block do A/Fuel de Sidnei Frigo. Vale ressaltar que grande parte do trabalho é feito pelos mecânicos brasileiros, chefiados pelo preparador Hugo Nani. 2 mecânicos americanos completam a equipe e passam os conhecimentos necessários para o bom funcionamento do A/Fuel. É interessante observar que o dragster, que queima nitrometano, é ligado com metanol, e só após atingir a temperatura ideal de funcionamento, ocorre a troca do combustível. Este é um procedimento delicado, que não admite erros! Enquanto o dragster era revisado, tivemos a oportunidade de acompanhar os treinos de alguns carros da Titan Motorsport! Com o motor revisado, a estrutura da Artivinco Racing foi desmontada e acomodada no caminhão que seguiria rumo ao estado da Georgia, onde será realizada a prova da divisão 2 da Lucas Oil Drag Racing, na pista South Georgia Motorsport Park. A viagem para a Georgia aconteceu no periodo da noite.


3 de março, Georgia, EUA

Sidney "Grandão" Frigo e a equipe Artivinco Racing já estão na pista pista South Georgia Motorsport Park, onde será realizada a prova da divisão 2 da Lucas Oil Drag Racing. Será a primeira vez que um brasileiro participará de uma prova da NHRA. A equipe passou o dia armando sua estrutura para a prova, e nós do DragsterBrasil.com aproveitamos para fazer algumas imagens dos treinos.
4 de março, Georgia, EUA
Sidney "Grandão" Frigo passou por um teste final para poder acelerar na prova da NHRA. Com os olhos vendados e todo o aparato utilizado em uma largada (macacão, tempo cronometrado, capacete, luvas, hans, etc), teve que desligar o A-Fuel, tirar o cinto de segurança e sair do carro em tempo cronometrado. Grandão passou pelo teste com facilidade, e agora aguarda ansioso para acelerar nos 402 metros!


5 de março, Georgia, EUA


Finalmente a tão esperada estréia de Sidney Frigo em uma prova oficial da NHRA aconteceu! Grandão mostrou que os brasileiros vão para cima e se classificou em quinto lugar para as puxadas de domingo!


6 de março, Georgia, EUA

Sidney "Grandão" Frigo representou o Brasil na prova da divisão 2 da Lucas Oil Drag Racing, NHRA, Eua. Os americanos pararam para ver a puxada entre o piloto brasileiro e o experiente Duane Shields, bi-campeão da NHRA. Na largada, o A-Fuel de Grandão saiu destracionando e mesmo assim o piloto não tirou o pé do acelerador, pois no formato mata-mata, segue para a próxima fase quem passa na frente! Quem levou a melhor foi Duane, com 5s395. Mas Grandão mostrou grande competitividade, ao passar perto do piloto americano no final dos 402 metros, com 5s458! Este com certeza foi o pega do fim de semana! Após a puxada, a equipe Artivinco Racing e o piloto Sidnei Frigo receberam os cumprimentos de diversos americanos que obervaram na equipe brasileira muita dedicação, organização e principalmente competitividade! Desta puxada decisiva, saiu um dos competidores que disputará a puxada final que definirá o campeão da etapa. A Final não pôde acontecer devido ao horário já avançado, e será disputada junto a próxima etapa. A próxima participação de "Grandão" na terra do Tio Sam acontecerá entre 10 e 13 de março, em Gainesville, na Florida.

9 e 10 de março, Gainesville, Florida, EUA

No dia 9 de março, a equipe Artivinco Racing chegou a Gainesville, na Florida (EUA).

A pista Gainesville Racing receberá, entre os dias 11 e 13 de março, uma etapa da NHRA Full Trottlhe Series, divisão que reúne os maiores pilotos e equipes de Arrancada dos Estados Unidos!

A estrutura do evento impressiona, com diversas máquinas para tratamento da pista.

Além disso, podemos encontrar diversas lojas comercializando seus produtos e serviços.

O Dragster A-Fuel de Sidney "Grandão" Frigo passou por uma rigorosa vistoria e, além disso, ítens de segurança foram verificados. Detalhes como costura das luvas e muitos outros não passaram desapercebidos!

Já no dia 10 a equipe Artivinco Racing fez os útimos ajustes no A-Fuel, pois nesta sexta-feira, a partir das 12:30 (horário de Brasilia) serão iniciadas as puxadas classificatórias!



OBS: Os textos e as fotos acima foram retirados do site Dragsterbrasil e é de toda autoria do mesmo, o blog Snake Customs está só repassando a notícia! Sidney "Grandão" Frigo acelera o dragster nos Estados Unidos


http://www.youtube.com/watch?v=MU0M7d9ms14

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CARCARÁ - II

 16 DE JUNHO DE 2009 Quando mal começava a escrever este blog meu amigo Crispim me enviou este depoimento. Tenho um grande apreço e respeito por meu amigo e fiquei muito honrado com essa sua participação e com várias outras.
Tenho ficado uns dias afastado mas logo volto com força total.
A meus amigos que sempre me acompanham e em especial ao Pedro Garrafa, Carlos Jaqueire e ao Danilo Kravchychyn.

O CARCARÁ , na sua frente a história .

O CARCARÁ foi uma criação do Departamento de Competição da VEMAG comandado por Jorge Letri , junto com Rino Malzoni e Anisio Campos , feito para estabelecer o record Brasileiro de velocidade para veículos até 1.000cc . Sua história é contada em muitas publicações e blogs e sites , aqui quero contar uma parte desta história que me foi contada pelo Crispim uns trinta anos atrás . Ontem liguei para o Crispim e perguntei se ele lembrava de ter me contado , e ele com aquela simpatia de sempre começou a contar de novo , ai eu disse põe num e-mail e me manda . Hoje ao abrir meu e-mail vejo ele contando o que segue .
 
"Caro Rui, bom dia. Com respeito ao motor do Carcará, quero informar que chegou no Rio para procedermos a aferição da marca, equipado com um motor de mais de 100 CV, e durante os primeiros testes em que notamos o problema de estabilidade direcional, sofreu um engripamento em um dos pistões e deve ter perdido em torno de 10% da potência, este fato era muito comum nos Motores DKW porque para obtermos melhor potência, trabalhávamos com mistura bastante pobre, em torno de 16 : 1 quando o certo seria de 15 ou 14 : 1, isto em função da perda de parte do poder de queima da gasolina 100 / 130 octanas em que adicionávamos óleo Castrol R, que prejudicava menos que os óleos 2 Tempo normais. Isto provocava um aumento de temperatura na câmara de combustão que fazia com que o pistão delatasse ao ponto de prender nas paredes dos cilindros aumentando o atrito e ,as vezes, prendendo os anéis de seguimento e prejudicando a compressão do Motor.
Tínhamos motor de + ou – 98 CV e poderíamos ter trocado mas o problema de estabilidade era mais importante e tínhamos pouco tempo para efetuar o teste, resolvemos então não substituir o motor, certo.
Rui creio que era isto que você queria saber.Qualquer dúvida entre em contacto.

Grande abraço, Crispim "



Talvez se tivesse escrito no começo que o Crispim foi uma parte importante deste projeto ele contestasse , mais importante para nós é hoje este seu depoimento , uma página viva da história .

Norman Casari ao volante , Jorge Letri olha o motor e Rino Malzoni observa .

Aí ele vinha de pé embaixo para estabelecer o Record Brasileiro de Velocidade .

Raio X do carro , revista Quatro Rodas de meu acervo pessoal .

Nesta foto vemos , Sr Casari , Norman Casari ,Italo Antonangeli,Antonio Paulo Araujo, Bob Charp , Miguel Crispim Ladeira , Jorge Letri e Rino Malzoni .

Convite para comemoração dos do Record 27 anos depoi , organizado por meu amigo Eduardo Pessoa de Mello em 23 de Março de 1993.
 Capa do convite .
Réplica do CARCARÁ , um magnifico trabalho de Toni Bianco feito para Paulo Trevisan . No Forum na FEI organizado por meu  amigo Ricardo para homenagear Bird Clemente.


quinta-feira, 7 de abril de 2011

ATITUDE CORAJOSA - II



ACIDENTE E RESGATE DE NIKI LAUDA EM NURBURGRING 1976




Niki Lauda - Nurburgring 1976




GP do Japao de Formula 1 - 1976



quarta-feira, 6 de abril de 2011

ATITUDE CORAJOSA

Lauda, Ferrari 312 T e a sua frente Carlos Pace Brabhan BT45 em Nurburgring momentos antes do acidente que quase tira a vida do Austríaco.  


1976 Niki Lauda estava no topo, havia vencido o mundial de pilotos e construtores no ano anterior para a Ferrari, o que não acontecia à equipe desde 1964, do começo tendo que comprar um lugar para pilotar um Formula Um era agora um dos mais altos salários da categoria.
Vinha liderando o campeonato tinha vencido os Gps do Brasil em Interlagos e da Argentina em Buenos Aires, da Inglaterra em Brands Hacth, quando  a 1º de Agosto no GP da Alemanha em Nurburgring após uma saída da pista e batida seu carro ficou envolto em chamas e ele demorou demais para ser tirado. Resultado ficou alguns dias em coma entre a vida e a morte. Antes dessa corrida tinha 64 pontos no campeonato contra 38 do James Hunt que com a vitória em Nurburgring, após o reinicio da corrida com a vitória passou então a somar 47.
Incrivelmente Lauda se recuperou a tempo de disputar o GP da Itália em Monza, corrido em 12 de Setembro apenas 41 dias após o acidente que quase lhe tira a vida, apesar do rosto deformado e ainda ter problemas devido as queimaduras. 
Resumindo o campeonato e Formula Um chega ao Japão com Lauda tendo 68 pontos e James Hunt 65.

A largada.

Aquele foi o primeiro GP do Japão e a expectativa em torno dele era enorme, afinal o campeonato se decidiria ali. 
Andretti de Lotus 77 foi o pole a seu lado Hunt e na segunda fila com o terceiro tempo largaria Lauda, apenas mantendo a posição o austríaco seria o Campeão. 
Na hora da corrida chovia e a neblina era forte alguns pilotos entre eles Hunt achavam que ela devia ser adiada mas a organização mesmo com algum tempo de atraso resolveu dar a largada assim mesmo.

Lauda

A largada é dada às 3 horas e Hunt dispara na ponta enquanto Lauda entra nos boxes e diz “É um crime corre desse jeito, e eu não vou fazer isso”  e abandona dando o titulo de mão beijada a Hunt.
Vendo tudo que está acontecendo em nosso automobilismo penso quantos pilotos teriam a coragem de tomar essa atitude. Muitos dirão”ele era Campeão do Mundo”. Nada disso ele foi é corajoso, muitos de nós naquela situação inventariam uma quebra, uma saída de pista em um lugar qualquer, para depois se desculparem do erro. Ele não, desceu do carro e falou a verdade coisa que falta a muitos pilotos hoje em dia em várias situações.
Quanto aos dirigentes, “ora dirigente é dirigente” poucos deles já puseram suas preciosas bundas em um carro numa situação dessas para poderem avaliar com isenção como é difícil  pilotar nessa situação.  

Hunt