A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ATITUDE CORAJOSA

Lauda, Ferrari 312 T e a sua frente Carlos Pace Brabhan BT45 em Nurburgring momentos antes do acidente que quase tira a vida do Austríaco.  


1976 Niki Lauda estava no topo, havia vencido o mundial de pilotos e construtores no ano anterior para a Ferrari, o que não acontecia à equipe desde 1964, do começo tendo que comprar um lugar para pilotar um Formula Um era agora um dos mais altos salários da categoria.
Vinha liderando o campeonato tinha vencido os Gps do Brasil em Interlagos e da Argentina em Buenos Aires, da Inglaterra em Brands Hacth, quando  a 1º de Agosto no GP da Alemanha em Nurburgring após uma saída da pista e batida seu carro ficou envolto em chamas e ele demorou demais para ser tirado. Resultado ficou alguns dias em coma entre a vida e a morte. Antes dessa corrida tinha 64 pontos no campeonato contra 38 do James Hunt que com a vitória em Nurburgring, após o reinicio da corrida com a vitória passou então a somar 47.
Incrivelmente Lauda se recuperou a tempo de disputar o GP da Itália em Monza, corrido em 12 de Setembro apenas 41 dias após o acidente que quase lhe tira a vida, apesar do rosto deformado e ainda ter problemas devido as queimaduras. 
Resumindo o campeonato e Formula Um chega ao Japão com Lauda tendo 68 pontos e James Hunt 65.

A largada.

Aquele foi o primeiro GP do Japão e a expectativa em torno dele era enorme, afinal o campeonato se decidiria ali. 
Andretti de Lotus 77 foi o pole a seu lado Hunt e na segunda fila com o terceiro tempo largaria Lauda, apenas mantendo a posição o austríaco seria o Campeão. 
Na hora da corrida chovia e a neblina era forte alguns pilotos entre eles Hunt achavam que ela devia ser adiada mas a organização mesmo com algum tempo de atraso resolveu dar a largada assim mesmo.

Lauda

A largada é dada às 3 horas e Hunt dispara na ponta enquanto Lauda entra nos boxes e diz “É um crime corre desse jeito, e eu não vou fazer isso”  e abandona dando o titulo de mão beijada a Hunt.
Vendo tudo que está acontecendo em nosso automobilismo penso quantos pilotos teriam a coragem de tomar essa atitude. Muitos dirão”ele era Campeão do Mundo”. Nada disso ele foi é corajoso, muitos de nós naquela situação inventariam uma quebra, uma saída de pista em um lugar qualquer, para depois se desculparem do erro. Ele não, desceu do carro e falou a verdade coisa que falta a muitos pilotos hoje em dia em várias situações.
Quanto aos dirigentes, “ora dirigente é dirigente” poucos deles já puseram suas preciosas bundas em um carro numa situação dessas para poderem avaliar com isenção como é difícil  pilotar nessa situação.  

Hunt






6 comentários:

  1. Dois pequenos detalhes: no grid, diferença de 5 segundos entre o 1° e o ultimo da fila; tinha um Kojima que largou em 8° e chegou em 11°. Uma formula 1 de outros tempos...

    ResponderExcluir
  2. Em tempo Rui, Lauda havia vencido em Interlagos, Kyalami, Zolder, Mônaco e Brands Hatch. O GP da Argentina não foi disputado em 1976. Na primeira foto, atrás de Moco e Lauda, vem Brett Lunger de Surtees e Harald Ertl de Hesketh, dois dos quatro pilotos a quem o austríaco deve sua vida.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  3. Fabiani C Gargioni #267 de abril de 2011 14:27

    Grande Rui,belas e inesquecíveis imagens que estarão para sempre em nossa mente!!!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que esta tenha sido a melhor posição de largada do Moco com este "caminhã" que a Brabham fez para receber o motor Alfa Romeo. Lembro que no G.P. Brasil era o carro mais pesado e mais alto.

    ResponderExcluir
  5. Deve ter sido a melhor posição de largada do Moco com este Brabham Alfa Romeo que nunca andou realmente bem. No G.P. Brasil eu ajudava o Bruno Brunetti nas vistorias e este carro era o mais pesado.

    ResponderExcluir
  6. Moco conseguiu uma 3ª posição em Monza; uma 5º em Paul Ricard e 6ª posição em Fuji. O carro progrediu durante o ano e Pace faria um ano melhor em 77, mas o destino não quis assim.
    Caranguejo

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr