A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Helmut Marko - II

Ontem mostrei o acidente que vitimou Helmut Marko no GP da França de 1972 em Clermont-Ferrand , hoje recebi um comentário de meu amigo Ricardo Bifulco dizendo de um vídeo que mostrava o piloto contando sobre sua carreira. Não consegui encontrar no YouTube, mas achei um vídeo da corrida. Mostra parte dela filmada de um ponto na pista e dá para ver no começo a BRM de Marko, só que não esclarece muita coisa sobre o carro que teria jogado a pedra. Na hora Marko ocupava a quinta colocação.
Obrigado Ricardo.


Abaixo o resultado da corrida e na quarta coluna a posição de cada piloto no grid.  Marko larga em sexto à frente de Emerson, Cevert e Peterson. No vídeo parte da bela briga entre Cevert e Peterson. Tirem suas conclusões.





terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Helmut Marko

Helmut Marko e a BRM em Clermont-Ferrand.


1972 o GP da França que no ano anterior foi disputado na moderna pista de Paul Ricard, volta ao circuito de Clermont-Ferrand. Circuito complicado para segurança dos pilotos, pista de alta velocidade seu percurso era de 8.500 metros e composto de 51 curvas serpenteando pelas montanhas de Auvergne, com subidas e descidas, curvas de alta e baixa velocidade. Na época as pistas não tinham o que hoje chamamos de zebras, a guia em ângulo que circunda a parte externa e interna das curvas, ainda mais difícil de aparecer em circuitos longos como Nurburgring e Clermont-Ferrant.  Era comum os pilotos usarem algum espaço a mais no ponto de tangencia das curvas para ganhar tempo e as vezes também para jogar poeira e detritos, e assim tirar a concentração dos pilotos que os seguiam.  

Emerson Fittipaldi aproveitando cada pedaço de pista seguido por Jakie Stewart.


Nos anos 70/71/72 a equipe BRM inscrevia quase sempre cinco carros a cada etapa da F I, alguns dos pilotos eram contratados e outros alugavam seus carros para uma ou mais corridas. Em 1972 correram pela equipe Jean Pierre Beltoise, Peter Gethin, Brian Redman, Howden Ganley, Helmut Marko, Jackie Oliver, Alex Soler-Roig e Bill Back.
Helmut Marko pilotava para a equipe desde o ano anterior, um belo ano para ele já que venceu as 24 Horas de Le Mans em dupla com Gijs Van Lennep, pilotando um Porsche 917 K #22 da Martini Int. Racing Tean.

Porsche 917 K em Le Mans 1971 na vitória de Marko/Gijs Van Lennep.

Aí em Clermont-Ferran veio a tragédia para ele.
Numa disputa por posição na nona volta, quando ocupava a quinta colocação, uma pedra provavelmente jogada pelo pneu do carro de Ronnie ou Emerson, atinge a viseira do capacete de Marko e o perfura, atingindo seu  olho. Ele ainda consegue encostar seu carro antes de desmaiar. Chegava aos 29 anos o fim de sua carreira como piloto.  


        

Henrique Mércio e Rui Amaral Jr

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A FORMULA UM DO COMEÇO DA DÉCADA DE 1970

1973 em Interlagos, já Campeão do Mundo

Derrepente a Formula Um tinha um brasileiro, até nós que acompanhávamos o automobilismo de perto ficamos surpresos com a ascensão meteórica de Emerson, para mim a euforia foi grande, alem de estar na F I estava na equipe Lotus de meu ídolo Jim Clark. Abaixo apenas algumas fotos do começo daquela década.


Carlos Pace e a bela Brabham BT44
Wilson Fittipaldi Jr e a Brabham BT42, contornando a Ferradura em Interlagos.
El Lolle em Buenos Aires.
1970, Ridt de Lotus 49C lidera Ickx de Ferrari e Beltoise de Matra.
Pedro Rodrigues e a bela BRM em Paul Ricard.
Helmut Marko de BRM em Clermont Ferrand 1972, atrás um Surtees #27 de Tim Schenken e no fundo a Tyrrel de Cevert.

 Montjuic 1971, Pedro Rodrigues de BRM lidera a Ferrari de Andretti e a MacLaren de Hulme.
Largada em Zolder na Bélgica 1970. 
Um italiano batalhador Vittório Brambilla de March lidera Lauda de Ferrari e Pace de Brabham,1973.
Largada em Dijon, Emerson, Hulme e Stewart e Hulme.
1973 Jean Pierre Jarrier e a UOP-Shadow já contornando a curva do Sol em Interlagos enquanto a turma toda está ainda no meio da Reta Oposta.
Pancada de Lauda em Montjuich, 1975.
Ele sempre fazia isso, Amon lidera com sua Matra, a persegui-lo Hulme de MacLaren e Stewart de Tyrrel.
Um Formula Um feito numa estrebaria transformada em oficina na Inglaterra. O Hesketh mostrou James Hunt ao mundo, aqui no ano de 1975 em Zandvoot na única vitória da equipe e a primeira de Hunt. Este carro foi projetado por Harvey Postlewaite. 
Ton Pryce pilota o Tokem em Nivelles.
1972 e a grande vitória de Jean Pierre Beltoise de BRM nas ruas de Monaco.
Ronnie Perterson de Lotus 72D e Emerson Fittipaldi de MacLaren MP5 em Monza, 1974.
Quando o rapidíssimo Peterson foi para Lotus no ano anterior dizia-se que seria muito mais rápido que o brasileiro, mas o que se viu foi Emerson sendo Campeão do Mundo de 1974 pilotando uma MacLaren.
Começo de carreira com March para Lauda.

Ao começar procurar fotos em meu arquivo ou digitalizar uma certa ansiedade toma conta de mim.
Sobre cada foto gostaria de escrever muito, do que li, ouvi ou acompanhei. Mas além de não ter essa capacidade sei que iria chatear. Assim para vocês que me acompanham mostro algumas fotos com pequenos textos. Sei que a grande maioria conhece tanto ou mais que eu. 
  

  
    



domingo, 16 de janeiro de 2011

FOTOS

 Hoje não ia postar nada, mas ao abrir meus e-mails vejo duas fotos que o Fabiano Guimarães me enviou de nosso amigo Sueco - Carlos Aparecido Gonçalves - nas Mil Milhas Brasileiras de 1988 quando correu com José Fercolin. E algumas do Ferraz, entre elas essa da largada de uma corrida da Formula Super 1.600. Ontem à noite conversando com o Ferraz essa foto já rendeu perto de uma hora de discussão,  então resolvi mostra-la. Enquanto ele não aparece, depois vai dar mais algumas horas de "briga"!


Carlos Aparecido Gonçalves-Sueco/José Fercolin Mil Milhas 1988.


Ferraz no grid da Formula Super 1.600, a garota ao lado é uma modelo de um de seus patrocinadores. Consta que nessa corrida o Ferraz esqueceu de engatar a marcha na largada e depois ainda passou reto pela Três, não entrando no Miolo para chegar logo aos boxes. Simplesmente não conseguiu completar a prova. A conferir!