A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 7 de novembro de 2010

Formula Um 2010

A soberba e incompetência da Telefônica e da Cia que fornece a força em minha região me deixaram dois dias sem Internet e telefone, agora reestabelecidos espero poder continuar normalmente.
Ontem recebo um telefonema de meu amigo Ferraz, “já viu as fotos?” só pude ver agora pela manhã. É um amigo nosso, que correu na D3 e agora está, como o Ferraz, trabalhando na Formula Um em Interlagos. Quem será?
Não pude ir mas desejo aos dois e muitos outros que lá estão ajudando o belo espetáculo um belo dia. Um abração. 



ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS DE PILOTOS GAÚCHOS, CONVIDADOS (PILOTOS) E CIRCUITOS GAÚCHOS, LAMENTAVELMENTE AS MORTES FORAM MUITAS - capítulo I

1˚) GP Cidade de Porto Alegre, 15 de novembro de 1935, no Circuito do Cristal (1˚ de ruas da capital gaúcha) acontecia também a exposição do Centenário da Revolução Farroupilha.

O resultado foi homologado junto a F.I.A:

1˚ lugar: Norberto Jung com Ford V/8, #16

2˚ lugar: Olyntho Pereira com Ford V/8, # 12

3˚ lugar: Oscar Bins com Ford V/8, # 4

4˚ lugar: Joaquim Fonseca com Ford Modelo A, #8

O piloto uruguaio Ramon Sierra, capotou seu Ford V/8, # 2 nos treinos, felizmente ele e seu co-piloto não se machucaram.

2˚) G.P Folha da Tarde (vespertino gaúcho), em 14 de fevereiro de 1937, no Circuito do Cristal

Resultado da prova:

1˚ lugar: Nascimento Junior com Ford V/8, #6

2˚ lugar: Olyntho Pereira com Dodge, #2

3˚ lugar: Quirino Landi com Bugatti, #10

Oscar Bins, ótimo piloto gaúcho, capotou seu Ford V/8, #8, fraturando a clavícula

3˚ ) Prova Rádio Gaúcha/Folha da Tarde, em 17 abril de 1938, no Circuito do Cristal

Resultado:

1˚ lugar: Júlio Carvalho com Ford V/8, #4

2˚ lugar: Clemente Rovere com Ford V/8, #14 de Santa Catarina

3˚ lugar: Norberto Jung com Ford V/8, #10

4˚ lugar: Oscar Bins com Ford V/8, #16

5˚ lugar: Diogo Ellwanger com Ford V/8, #22

Diogo inicia nesta prova, aos 22 anos de idade carreira esplendorosa, foi tetra campeão gaúcho, sempre na Força Livre.

Morreu num acidente durante os treinos, o repórter da Folha da Tarde, Plauto Azambuja Soares e feriu-se gravemente, o repórter do Correio do Povo, Saady R. Saady quando davam uma volta no circuito, no carro Ford V/8 do piloto Carlos de Martini, que emprestara o carro para a dupla sentir a sensação.

Ainda na 1ª volta, aconteceu outro acidente, gravíssimo, o piloto Antônio Costa Fonseca, chocou-se com um poste, ferindo-se gravemente, seu mecânico, Oswaldo Mancini morreu.

4˚) Copa Rio Grande do Sul, 26 de setembro de 1948, promoção do jornal Diário de Notícias/Banco Agrícola Mercantil

Prova esta disputada por 824 km, que teve como resultado:

1˚ lugar: Alcídio Schröeder com Ford 1939, #14, de Passo Fundo-RS

2˚ lugar: Ernesto Ranzolin com Ford 1947, #14, de Lages-SC

3˚ lugar: Oscar Antônio Silva com Mercury 1940, # 40

4˚ lugar: José C. F. Bastos com Ford

5˚ lugar: Nicolau Corvina com Mercury

Nesta prova aconteceu gravíssimo acidente quando quatro espectadores morreram e quarenta ficaram feridos, quando um dos últimos pilotos largou, sobrou na curva fechada, quase no fim da Avenida Farrapos, o protagonista, Antônio Fonini de Guaporé-RS, dirigia carretera Ford V/8.

A prova não foi suspensa.

*Ernesto Ranzolin, radicado em Lages-SC era gaúcho de Antônio Prado, na serra gaúcha.

5˚) Prova Washington Luiz, em 08 e 09 de outubro de 1949, na capital e interior de São Paulo

Resultado da prova:

1˚ lugar: Catharino Andreatta com Ford V/8

2˚ lugar: Oscar Bay com Ford V/8, de Caxias do Sul

3˚ lugar: Luiz Ambrósio com Ford V/8

4˚ lugar: Godofredo Viana Filho

Acidentes: Aristides Bertuol, caiu num rio com sua Sedanete Chevrolet 1948, ele e o acompanhante não se feriram;

Argemiro A. Pretto foi atropelado por um trem em sua carretera Chevrolet;

Ambos acidentes aconteceram por falta de sinalização.

O acidente fatal envolveu Chico Landi que ficou sem freio em sua Nash 1948, atropelando um espectador ao jogar carretera numa parede.

Agradeço ao amigo Nelson Marques da Rocha, de Passo Fundo-RS, a parceria neste.

Continua na próxima semana!


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CREDENCIAL

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Manivela do Fusca pós II Guerra Mundial


Dando continuidade às observações do antigomobilista curitibano Waldir Kunze sobre peças do Volkswagen (Fusca) construído na Alemanha após a II Guerra Mundial, abordaremos hoje os itens: manivela, forração e macaco.

Tendo como base a foto que estamos publicando, diz o senhor Kunze: "Vê-se em primeiro plano uma "senhora" manivela que aparenta ter de 20 a 22 mm de diâmetro, utilizada no Fusca até 1950.

Observe-se que o cabo desta manivela tinha acabamento/bucha, a fim de evitar ferimentos na palma da mão de quem a usasse. Em segundo plano vê-se uma forração.

As peças mais compridas são de duas partes e forravam o porta-malas do veículo. Note-se o recorte referente à curva do para-lama. Por outro lado, em cima de um pedaço de papel aparece o macaco, o qual, como dissemos anteriormente, tinha a ponta de formato redondo para ser perfeitamente encaixada no buraco do suporte na estrutura do carro, que era redondo também.

Parcialmente, aparece ainda na foto uma roda de 16 polegadas que, como já salientamos, tinha suas partes rebitadas e equipava o Fusca até 1952. Outro ítem que a foto apresenta é uma caixa de papelão para acondicionar peças, na qual está escrita a palavra Coors, o que indica que a sua origem é um país nórdico e não a Alemanha.

Por Ari Moro

Agradeço ao jornalista e amigo, Ari Moro de Curitiba-PR, a cedência deste que foi publicado primeiramente no Jornal do Automóvel de Curitiba e Paraná Online.

http://www.parana-online.com.br/canal/automoveis/news/488592/?noticia=MANIVELA+DO+FUSCA+POS+II+GUERRA+MUNDIAL

04/11/2010 às 00:00:00 - Atualizado em 04/11/2010 às 05:05:41