A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Manivela do Fusca pós II Guerra Mundial


Dando continuidade às observações do antigomobilista curitibano Waldir Kunze sobre peças do Volkswagen (Fusca) construído na Alemanha após a II Guerra Mundial, abordaremos hoje os itens: manivela, forração e macaco.

Tendo como base a foto que estamos publicando, diz o senhor Kunze: "Vê-se em primeiro plano uma "senhora" manivela que aparenta ter de 20 a 22 mm de diâmetro, utilizada no Fusca até 1950.

Observe-se que o cabo desta manivela tinha acabamento/bucha, a fim de evitar ferimentos na palma da mão de quem a usasse. Em segundo plano vê-se uma forração.

As peças mais compridas são de duas partes e forravam o porta-malas do veículo. Note-se o recorte referente à curva do para-lama. Por outro lado, em cima de um pedaço de papel aparece o macaco, o qual, como dissemos anteriormente, tinha a ponta de formato redondo para ser perfeitamente encaixada no buraco do suporte na estrutura do carro, que era redondo também.

Parcialmente, aparece ainda na foto uma roda de 16 polegadas que, como já salientamos, tinha suas partes rebitadas e equipava o Fusca até 1952. Outro ítem que a foto apresenta é uma caixa de papelão para acondicionar peças, na qual está escrita a palavra Coors, o que indica que a sua origem é um país nórdico e não a Alemanha.

Por Ari Moro

Agradeço ao jornalista e amigo, Ari Moro de Curitiba-PR, a cedência deste que foi publicado primeiramente no Jornal do Automóvel de Curitiba e Paraná Online.

http://www.parana-online.com.br/canal/automoveis/news/488592/?noticia=MANIVELA+DO+FUSCA+POS+II+GUERRA+MUNDIAL

04/11/2010 às 00:00:00 - Atualizado em 04/11/2010 às 05:05:41

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr