A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DESAFIO.


 É assim mesmo, é só nos encontrarmos para colocar os papos em dia e aparece um desafio. Só que alguns de nós pensando sempre em andar na frente já estão treinando, no Kart e Autorama. Vamos ver no que dá. Na minha frente vai ser difícil andar nas duas competições, nas MM de Autorama vou em parceria com o Fabio Poppi - João Lindau dando uma forcinha lá de cima- tocar o 99. Me parece que o Luiz e o Fernando depois de preparar um carro fora do regulamento estão tentando correr com um super carro, vamos ver! Vou pedir vistria tecnica em ambas categorias! 


Jr e seu neto André.


O Jr treinando duro, seu neto André ouvi dizer que já está tentando pilotar uma Kombi, é dificil tira-lo de dentro do carro, fica aos quatro anos fingindo pilotar. 

Já o Ferraz treina duríssímo semanas a fio, no Kart e no Autorama. O video e foto abaixo recebi de um site de fofocas e famosos bem como uma foto do Orlando treinando de Kart domingo passado em Aldeia da Serra, como a foto que recebi é da revista caras, me negaram a divulgação alegando que o Orlando é piloto oficial da conceituada revista.

   
Ferraz treina escondido e ainda ri de nós!




A PROVA RECEBIDA DE UM PAPARAZZI.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

FERRARI 275






David Piper em Oulton Park 1966.
Peter Revson e George Drumond em Sneterton 1966.
David Piper em Goodwood 1966.
David Piper em Crystal Palace atrás um Chevron GT.


Ferrari 250 LM, desde que ganhei uma de autorama da Revel me apaixonei, vermelha simplesmente linda. Devia ser o ano de 1964 e começava a gostar e muito de automobilismo e lia e relia as matérias com meus ídolos e carros preferidos, as fotos P&B são de revistas Motorsport que guardo desde aquela época. 
Lançada no Paris Motor Show no ano de 1963 sua denominação oficial era Ferrari 250 LM Pininfarina Stradale Speciale e logo ganhou o mundo e inúmeras corridas.


CHASSI: Tubular com seções em alumínio.

                 Suspensões dianteira e traseira com braços triangulares e barra estabilizadora.

                 Freios a disco Dunlop, traseiros on board.

                 Cambio de cinco marchas.

Dimenções: Comprimento 4.270 mm.

                     Largura 1.700mm.

                     Altura 1.1500mm.

                     Peso 850 kg.

Motor: V12 a 60°-3.286cc-77mm X 58.8mm

             Taxa de compressão 9.7:1

             Duas válvulas por cilindro.

             Alimentação seis carburadores Weber 38 DNC.

             320 hp a 7.500 rpm 97 hp por litro.

 
Velocidade máxima: 295 km/h - 0 a 100km/h 6.1s.

Em 1965 apesar de todo poderio da Ford com seus GT 40 MK II que fizeram com Phil Hill a pole e melhor volta da corrida e das Ferrari 330 P2 oficiais, foi uma 250 LM da NART – Nort American Racing Team- a vencedora das 24 Horas de Le Mans, pilotadas com maestria por Jochen Rindt e Masten Gregory, chegando outra 250 LM de Dumay / Gosselin em segundo lugar, e uma 275 GTB de Mairesse/Beurlys em terceiro.


                                                                                  
                   
                                                                                                                                                                                   

NT: As fotos preto e branco são de uma coleção da revista MOTOSPORT DE 1966.
        As coloridas são de Woulter Melissen.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Jackie Stewart - A primeira vitória na Formula Um


Jackie Stewart e BRM

Silverstone Maio de 1965, no Daily Express International Trofy estava reunida a nata da Formula I para uma corrida extra-campeonato no mesmo autódromo em que seria corrido o GP da Inglaterra daquele ano. Como era costume na época varias outras categorias correram naquele dia, Esporte-Prototipos, Formula 3, Turismo. E como também era costume pilotos de Formula I correram também em outras categorias.


Começo da corrida John Surtees com Ferrari a frente de Jackie de BRM. Surtees vem em nitido sobrêsterço andando muito forte à frente do Escocês.

A Formula I corria o seu ultimo ano com os motores de 1.500cc. John Surtees havia sido Campeão do Mundo no ano anterior com Ferrari,na Owen Racing Organisation Grahan Hill e Jackie Stewart suas BRM, Jack Brabhan corria com sua Brabhan com motores Conventry-Climax, a equipe Lotus vinha com Mike Spence com a Lotus 33 Climax e Pedro Rodrigues com uma 25, sem o seu grande astro Jim Clark. Bruce MacLaren ainda não tinha feito seu carro para Formula I e correria de Cooper-Conventry-Climax. Ao final deste ano o grande Jim Clark e a Lotus 33 Conventry-Climax eram os campeões do mundo.


O GRID DE LARGADA
  


Na corrida Hill assumiu a ponta com Brabhan em segundo, Surtees em terceiro brigando com Stewart, liderou até a décima segunda volta, com Brabhan assumindo a ponta após a perda de rendimento de seu carro. Brabhan liderou até a trigésima oitava volta quando cedeu a liderança a Stewart que não se intimidando com o campeão do mundo Surtees, já vinha em segundo. Recebendo a quadriculada em primeiro após cinqüenta e duas voltas.
Foi a primeira vitória daquele que venceria vinte sete corridas oficiais na Formula I e seria três vezes campeão do mundo em 1969, 1971 e 1973.



Jack Brabhan - Brabhan Conventry Climax
  
10 Paul Hawkins, Lotus 33 Conventry Climax e 2 Lorenzo Bandini Ferrari 158/63 V12.


Pedro Rodrigues, Lotus 25 Conventry Climax.
 
Richard Attwood, Lotus 25 Conventry Climax


Bob Anderson, Lotus 25 Conventry Climax



                           CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º-Nº4 Jackie Stewart, GB Owen Racing Organisation BRM P261 V8 2617 1:21'47.0"


2º-Nº1 John Surtees, GB SpA Ferrari SEFAC Ferrari 158/63 V8 0006 1:21'50.0"


3º-Nº 5 Mike Spence, GB Team Lotus Lotus 33 - Climax VWMV V8 33-R9 1:22'43.4"


4º-Nº 6 Pedro Rodriguez, MX Team Lotus Lotus 25 - Climax FWMV V8 25-R6 1:23'20.6"


5º-Nº 11 Jo Bonnier, S R.R.C. Walker Racing Team Brabham BT7 - Climax FWMV V8 F1-2-63 51


6º-Nº 9 Bruce McLaren, NZ Cooper Car Co Cooper T77 - Climax FWMV V8 F1-2-65 51


7º- Nº 2 Lorenzo Bandini, I SpA Ferrari SEFAC Ferrari 158/63 V12 0007 51


8º-Nº 18 Richard Attwood, GB Reg Parnell (Racing) Lotus 25 - BRM V8 25-R3 51


9º-  Nº17 Mike Hailwood, GB Reg Parnell (Racing) Lotus 25 - BRM V8 25-R7 51


10º- Nº14 Paul Hawkins, AUS DW Racing Enterprises Lotus 33 - Climax FWMV V8 33-R8 51

VOLTA MAIS RÁPIDA: John Surtees 1.33.00s


                                                      ESPORTE-PROTÓTIPOS



Nos Esporte-Protótipos a grande briga se deu entre Bruce MacLaren e seu MacLaren-Elva-Olds de 4.500cc automático e John Surtees com uma Lola T70 motor Chevrolet de 7.000cc. A vitoria ficou para Bruce depois de Surtees enfrentar problemas em seu carro e terminar em sétimo lugar. O primeiro até dois litros foi Dennis Hulme.





terça-feira, 19 de janeiro de 2010

TEMPORADA ARGENTINA DE FORMULA 3 - 1966 - II



















Revista AutoEsporte - Março de 1966. FC Editora.

 Agradeço a meu amigo Orlando Belmonte Jr a digitalização e envio da reportagem, sei que deu muito trabalho. Resolvi mostrar a matéria completa pois se trata da entrada do automobilismo Brasileiro nas grandes competições internacionais, com o grande Luiz Antonio Greco e Wilsinho levando um carro feito por Toni Bianco a enfrentar o automobilismo de ponta mundial.
 Agradeço tambem a meus amigos Romeu e Fernando os depoimentos na postagem anterior e vou anexa-los abaixo. São importantes na medida que os dois são profundos conhecedores de nosso automobilismo e o Fernando na época era estagiario na FORD.


F250GTO disse...

Lembrando que esse nosso Fomula 3, que foi pilotado pelo Wilson na Argentina, tambem tinha o nome de Willys Gavea.


Orlando Belmonte Jr. disse...
Rui , é isso mesmo ,essa materia é da Revista AUTO ESPORTE numero 17de Março de 1966, tenho essa revista inteira ..


Hiperfanauto disse...
Este Formula 3 foi lançado com o nome de Willys Gavea no ano de 1965 estreando com vitoria nos 500 Km de Interlagos. Segundo os cronistas especializados da época, foi o primeiro carro de corrida totalmente projetado e construído no Brasil com o patrocínio da Willys e as mãos do T.Bianco (para mim continua sendo o Formula Jr.da Tubularte, de 1961 com motor PORSCHE 1500 do Landi e Gimenez). Este carro tinha tudo para deslanchar na Europa nas mãos do W. Fittipaldi, mas também segundo "fontes" (eu ainda não era estagiário lá ) o esquema foi melado por um tal de Jean Redelé da Renault Francesa que era quem fornecia a mecanica.


F250GTO disse...
O Redèlé foi tambem um dos responsaveis pelo acordo Renault/Willys para o lançamento do Alpine A 108 por aqui, que foi batizado de Willys Interlagos, pelo grande Mauro Salles.

Romeu