A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ANTES DOS EUCALIPTOS


INTERLAGOS 1948 - Rui Pastor.


Nesta bela foto da época da inauguração do Autódromo de Interlagos, nota-se a ausência dos eucaliptos. Alguns carros passeiam pela pista, a tomada é da curva em que hoje em dia é feita a entrada para os boxes, um pouco depois dos antigos no “Café”. Vejam mais à frente um acesso a pista na altura onde muito tempo depois foi feito o portão três. Uma lamina margeia a pista, provavelmente de madeira, muito diferente de nossos guard rails atuais. Será que na época já se imaginava quantos campeões sairiam de lá, e que nessa configuração ela se tornaria uma das mais famosas e desafiadoras pistas do mundo?


Obrigado Rui, um abraço.




quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

GAÚCHOS




Recebi de meu amigo Fernando Fagundes essas maravilhosas fotografias que representam para mim toda força do automobilismo Gaucho. O automobilismo praticado no Rio Grande do Sul é um espetáculo à parte, forte muito disputado e desde as MIL MILHAS BRASILEIRAS de 1956 vencidas por Catharino/Breno vem nos mostrando muitos campeões por todas as categorias corridas neste nosso Brasil. Tenho há muito tempo vontade de escrever principalmente sobre a rivalidade entre os corredores Gaúchos das várias cidades, eles empunha suas bandeiras com uma vigor e raça impressionantes. Vejam escrito como uma bandeira em um dos carros “Passo Fundo” terra de grandes pilotos, entre eles Orlando Menegaz vencedor de duas MIL MILHAS BRASILEIRAS. Prometo pedir a nossa Gaucha Graziela Rocha e seu pai Nelson Rocha para um dia nos contar toda força dessa regionalidade. Por enquanto espero contar com a ajuda de meus amigos Gaúchos e do Fabiano para identificar cada um dos pilotos que participaram dessas corridas.































Tive a honra e o privilégio de receber estas fotos de meu amigo Fernando Fagundes. Elas representam três corridas no Rio Grande do Sul na década de 60. Em Passo Fundo, Pelotas e no circuito da Cavalhada em Porto Alegre. Oportunamente trarei a história e os resultados delas.



 Fernando a você meu amigo muito obrigado e um abraço carinhoso.
  http://www.hiperfanauto.blogspot.com/

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

FORMULA SUPER 1.600

Neste vídeo meu amigo Expedito Marazzi mostra a criação da categoria Formula Super 1.600, entrevista o Ferraz que batalhou, criou e promoveu a categoria. E o Expedito, ao contrario do que existe hoje em nosso jornalismo, sempre promoveu por onde passava jornais, revistas e TVs todas as categorias de nosso automobilismo, sem qualquer interesse maior, apenas pela sua paixão pelo esporte. Conversávamos horas sem fim, em passeios de moto, em algum Box perdido nos autódromos afora, na oficina, muitos de seus problemas como dono de escola de pilotagem, piloto e diretor de clube de automobilismo ele me confidenciou, talvez por tudo isso ele nos incentivasse tanto. Saudades Velho.



"No vídeo está mostrando exatamente o começo da categoria super 1600, nele o Marazzi me pediu esta entrevista para explicar como seria a categoria. O meu carro como dá pra ver no filme, está com o motor FIAT, pois era a categoria que tinha acabado em 1984. Fui para a primeira corrida com o motor Fiat e por sinal tomei um banho dos carros com o motor AP. Essas primeiras corridas transmitidas pela TV gazeta com o Cleber Machado, foi um teste, pois a categoria tinha estreado muito tarde do ano, por causa do então presidente da Federação Paulista chamado (Corsine). Então está ai um filme do antigo traçado de Interlagos, e do nosso saudoso Expedito Marazzi que vai ficar para sempre nas nossas memórias... um abração a todos que vivem ou viveram do automobilismo." José Ferraz.

DESENHANDO


Meu carro como corri na TEP-D3 em 1982.

Na fatidica configuração das MM de 1984, foram no máximo 15 voltas.

Ontem para variar fiquei sem a Internet por algumas horas, e com a ajuda do Tito consegui fazer alguns carros no site BugSelecta é bem fácil. Não tenho a mesma habilidade do Tito, do Fabio ou do Fred mas acho que ficou bom. Dá para fazer VW, Kombi, Porsche, Variant e outros carros divirtam-se.