A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
OBRIGADO
Um ano, exatamente a um ano comecei escrever o "Histórias", hoje com mais de 40.000 visitas vejo que parece que acertei e reuni um grande número de pessôas que me acompanham. Do começo claudicante incentivado pelo Carlos de Paula e Fred Guilhon até hoje quando meu objetivo de contar histórias de nosso automobilismo tomou o rumo que imaginava. Muita gente bôa escreveu aqui e contou uma parte de suas vidas no automobilismo, gostaria de citar todas mas como estou um pouco emocionado vou me abster de algumas lágrimas. À todos que nos visitam todos dias, e hoje é um número consideravel, o muito obrigado de todos nós que escrevemos aqui uma parte de nossas experiências, vem muito mais por ai. E tomo a liberdade de em nome de meus amigos e meu deixar-lhes um forte abraço. Obrigado.
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
RELEMBRANDO V - AMARELO 18
O ano era 1966 eu então com 13 anos , já vinha pertubando minha mãe , "quero ir assistir as Mil Milhas o Camilo vai ganhar" ela não me deixou ir assistir a largada que era a meia noite ,assim que amanheceu pedi para alguém me levar até Interlagos , que na época era no fim do mundo , não lembro quem me levou .Do lado de fora do autódromo , já entrando , o amigo que tinha ido comigo e eu falávamos ao ouvir o ronco dos motores , é o Camilo . Devia ser umas 9h, e para nossa decepção não era ele que liderava. Suprema ousadia, a prova era liderada pelo Pace com KG Porsche seguido se não me engano pela dupla Jan Balder/Emerson Fittipaldi com Malzoni, para nós na época simples figurantes no palco montado para vitória de nosso campeão. Não sabíamos nós de todas as glórias que estes três rapazes nos trariam no futuro, já estávamos vendo uma página da história. De repente a liderança passou ao Emerson/Jan, e lá vinha o Camilo, com aquele ronco ensurdecedor do V oito, e nós torcendo . Acho que eles nem sentiram o gosto da liderança, um problema no motor os fez parar logo depois, e para nossa alegria lá vinha o Amarelo 18 na liderança. Se não me falha a memória, depois foi só entregar o carro ao Celidonio e comemorar a bandeirada de vitória.
Posso estar muito enganado, mais no troféu das Mil Milhas está escrito “Gloria eterna aos vencedores das Mil Milhas” deve ter sido o Barão, Wilson Fittipaldi e Elói Gogliano idealizadores das Mil Milhas quem a escreveu.
Neste dia a gloria, para nossa felicidade, foi da dupla Camilo/Celidonio . Voltamos para casa feliz, tivemos que descer até o Largo do Socorro para pegar um táxi, uma baita caminhada, só falávamos da vitória do Amarelo 18 do grande Camilo Cristófaro*.
Escrito em 18/12/2008
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
12 HORAS DE TARUMÃ - AOS GAUCHOS
1º lugar MXR de C.Castro/J.Moro/L.A.Castro
Divulguei a semana passada uma homenagem que seria feita na edição deste ano das 12 Horas de Tarumã aos pilotos José Asmuz e Francisco Feoli dois grandes pilotos Gaúchos que venceram pelo Brasil afora muitas corridas. Sempre admirei o automobilismo Gaucho desde as carreteras com suas grandes vitórias nas MIL MILHAS BRASILEIRAS de 1956/58/59 com Catharino Andreatta/Breno Fornari e 1957 com o Passofundense Orlando Menegaz/Aristides Bertuol e 1961 de novo Orlando Menegaz agora em dupla com Italo Bertão. Até os mais jovens que mostraram também toda força do automobilismo do Sul, Leonel, Clovis Moraes, Pegoraro e tantos outros. Lá no Sul eles sabem admirar e homenagear seus ídolos do passado e presente. Tarumã que já viu tantas disputas, de Emerson dando um show com sua Lolinha, da Formula 3, Formula 2, agora recebeu uma variedade grande de carros para as 12 HORAS. Nisto consiste o verdadeiro automobilismo, no blog do Sanco ele comenta do pouco publico presente, mas havia publico apesar da forte chuva que caia, e pelo visto foi uma bela corrida. Ora nós Paulistas nem as nossas Mil Milhas Brasileiras temos mais, Interlagos em dias de corridas do campeonato Paulista não tem publico nenhum, vendo outro dia uma fotos no Imagens Da Luz de uma corrida de Spyder via-se claramente as arquibancadas totalmente vazias, essas mesmas arquibancadas que mesmo nas provas regionais trazia um publico que nos incentivava e aplaudia. Agradeço as fotos a Erlon Radl, nelas protótipos da mais avançada tecnologia disputam às 12 HORAS com VW, Fiestas, Fiats, Corsas, Celtas etc., mostrando a nós Brasileiros como se faz uma grande corrida. Aos Gaúchos meu forte abraço e admiração.
4º colocado Dallara de Frei//S.Cardoso/Mello
Gol de Halmensch/C.Almeida/Biansini
3º) 99 - PHoerlle/BCastro/Martins/Hoerlle (I , MXR), a 14 voltas
4º) 2 - Frey/SCardoso/Mello (III , Dallara), a 28 voltas
5º) 5 - C.Andrade/B.Justo/G.Andrade (I , Tubarão), a 37 voltas
6º) 47 - Peres/Sandoval/Messa/Rotta/Giordani (III , MCR), a 54 voltas
7º) 22 - Halmensch./CAlmeida/Biansini (IV , Gol), a 57 voltas
8º) 53 - D.Seolino/A.Beltrão/RobertoJ (IV , Corsa), a 64 voltas
9º) 43 - J.Catita/R.Cardoso/G.Tomazini (III , Spyder), a 68 voltas
10º) 10 - P.Ventura/F.Toledo/J.Cardoso (I , MXR), a 74 voltas
11º) 27 - F.Kratina/P.Kratina/A.Diehl (IV , Corsa), a 75 voltas
12º) 74 - L.Cardoso/F.Trenenpohl/Trenenpohl (IV , Gol), a 81 voltas
13º) 34 - T.Peretti/E.Postal/Polese (IV , Fiesta), a 112 voltas
14º) 16 - L.Costa/V.Zambon/C.Benedetti (III , Spyder), a 118 voltas
15º) 177 - D.Elias/M.Bernardi (IV , Celta), a 126 voltas
16º) 54 - P.Avila/H.Kohl/A.Lima (IV , Corsa), a 131 voltas
17º) 18 - Rodrigues/Kreuz/Kreuz/Kreuz (I , MRX), a 161 voltas
18º) 89 - R.Stumpf/M.Stumpf/Toresan (III , Spyder), a 172 voltas
19º) 50 - V.Costa/G.Tortelli/C.Vieira (III , Aldee), a 211 voltas
20º) 56 - Puhl/Donat/Sergio/Clovis (IV , Chevette), a 215 voltas
21º) 36 - N.Rebechi/T.Rebechi/Martins (IV , Gol), a 220 voltas
22º) 51 - I.Eberle/Telmo Jr/P.Avila (III , Aldee), a 224 voltas
23º) 32 - E.Serdeira Jr/L.Pfeifer/Matuzalem (II , Uno), a 231 voltas
24º) 78 - J.da Silva/D.Carneiro/A.Schons (II , Uno), a 284 voltas
25º) 80 - O.Menezes/G.Costa (III , Spyder), a 324 voltas
26º) 33 - W.Amorim/F.Casanova (I , Spyder), a 351 voltas
27º) 3 - C.Crestani/F.Stedile (I , Tornado), a 364 voltas
28º) 9 - C.Ricci/V.Roso/R.Roso (I , Tango), a 461 voltas
Melhor Volta: C.Castro/J.Moro/LA Castro, 1:03.623 (170,65 km/h)
fonte: CRONOMAP Timing
Agradeço as fotos ao Erlon Radl e toda a história da corrida no site da ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS E PREPARADORES DO RIO GRANDE DO SUL http://www.automobilismogaucho.com.br/ .
Divulguei a semana passada uma homenagem que seria feita na edição deste ano das 12 Horas de Tarumã aos pilotos José Asmuz e Francisco Feoli dois grandes pilotos Gaúchos que venceram pelo Brasil afora muitas corridas. Sempre admirei o automobilismo Gaucho desde as carreteras com suas grandes vitórias nas MIL MILHAS BRASILEIRAS de 1956/58/59 com Catharino Andreatta/Breno Fornari e 1957 com o Passofundense Orlando Menegaz/Aristides Bertuol e 1961 de novo Orlando Menegaz agora em dupla com Italo Bertão. Até os mais jovens que mostraram também toda força do automobilismo do Sul, Leonel, Clovis Moraes, Pegoraro e tantos outros. Lá no Sul eles sabem admirar e homenagear seus ídolos do passado e presente. Tarumã que já viu tantas disputas, de Emerson dando um show com sua Lolinha, da Formula 3, Formula 2, agora recebeu uma variedade grande de carros para as 12 HORAS. Nisto consiste o verdadeiro automobilismo, no blog do Sanco ele comenta do pouco publico presente, mas havia publico apesar da forte chuva que caia, e pelo visto foi uma bela corrida. Ora nós Paulistas nem as nossas Mil Milhas Brasileiras temos mais, Interlagos em dias de corridas do campeonato Paulista não tem publico nenhum, vendo outro dia uma fotos no Imagens Da Luz de uma corrida de Spyder via-se claramente as arquibancadas totalmente vazias, essas mesmas arquibancadas que mesmo nas provas regionais trazia um publico que nos incentivava e aplaudia. Agradeço as fotos a Erlon Radl, nelas protótipos da mais avançada tecnologia disputam às 12 HORAS com VW, Fiestas, Fiats, Corsas, Celtas etc., mostrando a nós Brasileiros como se faz uma grande corrida. Aos Gaúchos meu forte abraço e admiração.
4º colocado Dallara de Frei//S.Cardoso/Mello
Chevette de Pvhl/Donat/Sergio/Clovis
Aldee de V.Costa/Tortelli/C.Vieira
Corsa D.Seolino/A.Beltrão/Roberto , Celta D.Elias/M.Bernardi
Uno E.Serdeipa/L.Pfeifer/Matuzalem
Fiesta T.Peretti/E.Postal/Polese
VW D3 de Arnaldo/Luciano Fossá na prova preliminar de Clássicos
RESULTADO FINAL
1º) 28 - C.Castro/J.Moro/LA Castro (I, MRX), 481 voltas em 12:00:53.067 (média de 120,74 km/h)
2º) 46 - Sant'Anna/Genz/Conill/Kray (I , MCR), a 3 voltas3º) 99 - PHoerlle/BCastro/Martins/Hoerlle (I , MXR), a 14 voltas
4º) 2 - Frey/SCardoso/Mello (III , Dallara), a 28 voltas
5º) 5 - C.Andrade/B.Justo/G.Andrade (I , Tubarão), a 37 voltas
6º) 47 - Peres/Sandoval/Messa/Rotta/Giordani (III , MCR), a 54 voltas
7º) 22 - Halmensch./CAlmeida/Biansini (IV , Gol), a 57 voltas
8º) 53 - D.Seolino/A.Beltrão/RobertoJ (IV , Corsa), a 64 voltas
9º) 43 - J.Catita/R.Cardoso/G.Tomazini (III , Spyder), a 68 voltas
10º) 10 - P.Ventura/F.Toledo/J.Cardoso (I , MXR), a 74 voltas
11º) 27 - F.Kratina/P.Kratina/A.Diehl (IV , Corsa), a 75 voltas
12º) 74 - L.Cardoso/F.Trenenpohl/Trenenpohl (IV , Gol), a 81 voltas
13º) 34 - T.Peretti/E.Postal/Polese (IV , Fiesta), a 112 voltas
14º) 16 - L.Costa/V.Zambon/C.Benedetti (III , Spyder), a 118 voltas
15º) 177 - D.Elias/M.Bernardi (IV , Celta), a 126 voltas
16º) 54 - P.Avila/H.Kohl/A.Lima (IV , Corsa), a 131 voltas
17º) 18 - Rodrigues/Kreuz/Kreuz/Kreuz (I , MRX), a 161 voltas
18º) 89 - R.Stumpf/M.Stumpf/Toresan (III , Spyder), a 172 voltas
19º) 50 - V.Costa/G.Tortelli/C.Vieira (III , Aldee), a 211 voltas
20º) 56 - Puhl/Donat/Sergio/Clovis (IV , Chevette), a 215 voltas
21º) 36 - N.Rebechi/T.Rebechi/Martins (IV , Gol), a 220 voltas
22º) 51 - I.Eberle/Telmo Jr/P.Avila (III , Aldee), a 224 voltas
23º) 32 - E.Serdeira Jr/L.Pfeifer/Matuzalem (II , Uno), a 231 voltas
24º) 78 - J.da Silva/D.Carneiro/A.Schons (II , Uno), a 284 voltas
25º) 80 - O.Menezes/G.Costa (III , Spyder), a 324 voltas
26º) 33 - W.Amorim/F.Casanova (I , Spyder), a 351 voltas
27º) 3 - C.Crestani/F.Stedile (I , Tornado), a 364 voltas
28º) 9 - C.Ricci/V.Roso/R.Roso (I , Tango), a 461 voltas
Melhor Volta: C.Castro/J.Moro/LA Castro, 1:03.623 (170,65 km/h)
fonte: CRONOMAP Timing
Agradeço as fotos ao Erlon Radl e toda a história da corrida no site da ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS E PREPARADORES DO RIO GRANDE DO SUL http://www.automobilismogaucho.com.br/ .
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Rui Amaral Lemos Junior
Tito
A idéia inicial era fazer um "pack" de 20/25 carros para diversão no rFactor ( simulador que ficou bastante conhecido no Brasil após vazar na Net imagens do Felipe Massa no Simulador da Ferrari, virando em Monza, com o rFactor).O objetivo era trazer de volta um pouco do que era a D3.(carros,pilotos,preparadores,patrocinadores, autódromos com os traçados originais -antes da mutilação de um, e execução sumária do outro) .
Comecei recolhendo informações sózinho, mas com a chegada do Caranguejo e do enciclopédico Fabiano, o trabalho tomou uma nova dimensão. Durante as minhas pesquisas iniciais, notei a presença dos dois em todos os blogs que tratam do automobilismo brasileiro. E, quando eles aportaram por aqui, entusiasmadíssimos com meu projeto,trazendo todo o seu conhecimento e paixão pelos pinicos, eu não podia deixar passar a oportunidade.Decidimos juntar todo este conhecimento,e "catalogar" o maior número possível de Fuscas que competiram na D3, Hotcar e Turismo Especial, entre 1972 e 1984. O Caranguejo praticamente assumiu as pesquisas (o Fabiano não precisa pesquisar, ele simplesmente sabe!), e eu fiquei , básicamente, com a parte gráfica: fazer as pinturas, desenhar logomarcas, letras, números, essas coisas.Estou trabalhando em novos modelos digitais ,com os paralamas alargados, alongados, cortados, estas coisas.Esse papo de que o trabalho é meu, é só meia verdade.A idéia foi minha, mas sem a espetacular contribuição desta dupla,provavelmente eu ainda estaria lá pelos meus 20/25 carros...
Ao longo das pesquisas, resolvemos incluir também no projeto as Brasilias e os Gols, assim cobririamos todos os carros com motor vw refrigerado a ar.Tudo isto , um dia, vai parar no rFactor.
Com relação aos modelos em escala, consultei alguns fabricantes, mas nenhum mostrou interesse.
Diz a lenda que os direitos comerciais, de uso de imagem, de marca, este tipo de coisa, da D3,pertence a uma grande emissora , que conspirou para tirar de uma outra de menor porte,e ela não vai negociar as licenças. Por isto não existe, nem nunca existiu miniaturas da Divisão 3(...é uma lenda, lembrem-se disto, meninos e meninas!)
A opção é fazer um a um, e vender como artesanato.(economicamente inviável)
abç
Tito http://titotilp.blogspot.com/
Luiz Eduardo Duran acima em foto da revista MOTOR3, mais ao alto na versão do Tito, como vemos simplesmente perfeita e a 1ª foto Duran em Interlagos .
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Rui Amaral Lemos Junior
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