A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 6 de junho de 2009

Ayrton Senna

Autografo de Ayrton Senna dado a Orlando Belmonte Júnior .
Uns dias atrás recebi de um amigo estas relíquias suas , um autografo do Ayrton e algumas fotos tiradas por ele . Conversando com ele combinamos de coloca-las no blog a semana que vem . Só que hoje ao sentar aqui e começar a ver os blogs dos amigos me deparei com uma preciosidade , a ultima vitória do grande Fangio , foi no GP de Nurburgring no ano de 1957 . Está postada no blog do amigo Luiz Salomão e o link está ao lado . Fiquei arrepiado ao ouvir o locutor Argentino narrando a corrida do grande campeão Argentino , e me veio a mente um certo brasileiro , este mesmo das fotos e autografo.
Fangio viveu suas glórias até idade avançada , e foi por toda sua vida idolatrado por seu povo , e o Ayrton nos deixou naquela curva de Imola a Tamburelo e sua presença é para nós inesquecível .
Muitas pessoas me dizem ter perdido o interesse por corridas desde a ida do Ayrton , outro dia conversando ou lendo uma postagem de meu amigo Carlos de Paula , ele que conversa com pessoas de todo mundo me disse que este sentimento não era só de nós Brasileiros , mais gente de todo mundo fala para ele que após a morte do Ayrton também perdeu o interesse pelas corridas .
Ayrton é inesquecível para nós Brasileiros , para Italianos , Japoneses , Franceses , Alemães enfim todos que o viram tocando um carro de corridas .
Agradeço a oportunidade de mostrar as fotos e o autografo .

Ayrton na época do Kart .
Ayrton sempre cercado pelas fãs .


sexta-feira, 5 de junho de 2009

MIL MILHAS BRASILEIRAS - 1967


Largada Le Mans , Mark I , Fitti Porsche , Carretera 18 ,Mark I , Alfa GTA , KG Porsche e Alfa Giulia .

Foi uma corrida atípica, vieram os portugueses, a nata dos pilotos brasileiros estava inscrita, sendo que alguns deles poucos anos depois estariam brilhando na F.Um , era a ultima corrida antes da reforma do autódromo, que como disse Victório Azzalim, vencedor com Justino de Maio da edição anterior, tinha muitos buracos, os box sairiam do "Café" e iriam para o lugar atual .

O Mark I vencedor da dupla Luiz Pereira Bueno /Luiz Fernando Terra Smith , andando de lado .
O Mark I de Bird/Marivaldo Fernandes 2º colocado .
O Fitti-Porsche de Emerson e Wilsinho Fittipaldi .
O Porsche 911/S dos portugueses Nogueira Pinto/Andrade Villar 3º colocado .

Seria o fim da época das carreteras? 
Camilo/Celidonio estavam largando na entre os primeiros, na sua frente a modernidade, um Mark I e o Fitti-Porsche. Muitas Alfas, duas Lotus Europa, um Ford Cortina, alguns Simcas, inclusive um com meu amigo Fredy O`Hara e outras carreteras inclusive a pilotada pelo trio Nelson Marcilio/Zé Peixinho/Donato Malzoni .
As carreteras andaram bem de inicio, mas a modernidade vinha rápido, não conseguiram manter o ritmo dos carros mais modernos, o Fitti-Porsche nos treinos havia nas mãos de Emerson fulminado em 6s o recorde anterior da pista que era de Ciro Cayres, cravando o tempo de 3.31 8/10. Os Mark I fizeram a corrida inteira com um único jogo de pneus .
Donato Malzoni me contou que sua carretera era rápida, só que seus amortecedores não duravam nem uma volta, quebrando sempre já na entrada da curva "Três", ele foi cronometrado no Retão a 236 km/h. Na corrida uma ponta de eixo quebrou no "Retão", e lá mesmo foi trocada por sua equipe . Apesar disso eles chegaram num bom 7º lugar .
No final ganhou a modernidade, a garra de Greco, a tocada de quatro grandes pilotos Luizinho/Terra Smith, Bird/Marivaldo, sendo que o Porsche 911/S nem com os vinte minutos que o carro 22 de Bird/Marivaldo ficou nos box conseguiram alcança-lo, terminando na mesma volta, só que sete voltas atrás do vencedor .

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O 1º lugar

Victório fala da delicia de passar em frente ao box e ver a placa de 1º lugar .

segunda-feira, 1 de junho de 2009

JUSTINO DE MAIO E VITÓRIO AZALIM VENCERAM A VII MIL MILHAS BRASILEIRAS

Assim a edição da GAZETA ESPORTIVA de 29 de Novembro de 1965 noticiou a vitória .






Os troféus da vitória nas MIL MILHAS
O que conto a seguir é um relato do que ouvi do Vitório , é a historia das MIL Milhas de 1965 contada por quem a venceu , pode haver alguma incorreção , isto se deve a mim , um contador de histórias , histórias verdadeiras contadas por quem as viveu , outros registros deixo a cargo dos historiadores .
" Comprei a carretera , queria a 34 mas o Damiani chegou antes e eu fiquei mesmo com a 50 , levei para oficina , era um carro alto e difícil de pilotar , cortei sua carroceria e abaixei , começava tomar forma , ai chega o Justino e me convida a correr as MM , levamos o carro para sua oficina e começamos a prepara-lo , trocamos o motor por um dele , um Chevrolet V8 com girabrequim de Corvette , uma usina de força , até os contagiros quebrava , estávamos prontos .
A CORRIDA : Quem largou foi o Justino e começamos bem havíamos combinado um ritmo de corrida virando 4m10s , depois de uma hora e meia de corrida ele parou e peguei o carro , era um canhão , vínhamos rápido , por volta das três e meia da manhã tomei a ponta , tomei a ponta em uma ultapassagem sobre o Vitório Andreata na segunda perna da "Ferradura " tendo ele batido na traseira de meu carro , a hora que vi na placa do box não acreditei , estávamos liderando as MIL MILHAS , continuamos , sempre entre os primeiros , hora era o Caetano , hora outro carro , e nós sempre entre os lideres . O carro do Caetano quebrou a cremalheira , seu box era ao lado do nosso , foi um rebuliço quando vimos , enfim o Caetano saiu de novo , só em 4ª marcha . No final eu pilotava , faltavam umas quatro ou cinco voltas para bandeirada e minha carroceria estava se soltando , tinha muitos buracos na pista , meu medo era o tanque de gasolina se soltar , vinha guiando com cuidado , estávamos três ou quatro voltas à frente do 2º colocado . quando vi estava recebendo a bandeirada , ninguém imagina o que é receber a bandeirada de vitória , vi minha equipe pular , vibrar , e eu Victório estava recebendo a bandeirada da vitória ."


Victório/Justino à frente de Ayres Bueno Vidal e Jaime Pistilli/Leonardo Campana
Aqui a 50 vem bem rápido no miolo passando um Gordini
Já de dia a 50 caminha para a vitória .
Victório Azzalin e seu DKW começo de carreira .
Revista da época retrata a dureza das MIL MILHAS .
Ayres Bueno Vidal parado no meio do circuito .
Dedico a memória de Justino de Maio .
Fotos do arquivo de Victório Azzalin