A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 30 de julho de 2023

Tragédia em Zandvoort - por Ronaldo Nazar

 

Roger Willianson

Dia 29 de julho de 1973.

O GP da Holanda estava de volta após ausência de 1972. Zandvoort havia passado por reformas para melhoria da segurança. O que era para ser uma festa, já que o escocês Jackie Stewart igualara o recorde de vitórias do compatriota Jim Clark em Mônaco, transformou-se num espetáculo MACABRO transmitido pelas TVs do planeta. As coisas já não estavam bem desde os treinos, quando Emerson Fittipaldi, em um trecho veloz, saiu da pista por quebra da suspensão e milagrosamente escapou com vida, sofrendo apenas torção no tornozelo esquerdo. O campeão mundial não participou da corrida. 

                   O estado que ficou a Lotus 72 E de Emerson Fittipaldi após o acidente nos treinos.



No domingo a prova começou com o sueco Ronnie Peterson liderando seguido de Jackie Stewart e José Carlos Pace. 

Primeira volta. Peterson na ponta é seguido por Jackie Stewart, José Carlos Pace, François Cevert, Denny Hulme, James Hunt, Carlos Reutemann e os demais...


Na 8ª volta o jovem e promissor piloto inglês Roger Williamson viria a falecer  estupidamente, após  sua March perder o controle devido a um furo do pneu traseiro esquerdo. O carro bateu dos dois lados da pista e tombou de cabeça para baixo arrastando na pista e devido às fagulhas pegando fogo com o piloto preso sem conseguir sair. De nada adiantou os esforços do companheiro de equipe de Williamson, David Purley, que vinha atrás e parou imediatamente, para prestar socorro. O que se viu foi a luta inglória de Purley junto a comissários desprovidos de equipamentos EPI e as equipes de socorro chegando 5 minutos depois. As chamas já consumiram o March e Roger Williamson perdeu a vida queimado e sufocado. 

Roger Williamson e David Purley antes de acidente fatal.

O exato momento em que a March de Williamson sai da pista.

Carro em chamas. Williamson preso. Fogo alastrando. David Purley tenta em vão virar o carro auxiliado por fiscais totalmente desprovidos de EPI...

Wilson Fittipaldi passa pelo que restou da March de Roger Williamson.


Uma verdadeira aula de incompetência dos organizadores desse GP, que na edição de 1970, outro piloto inglês, também jovem e promissor, Piers Courage perdera a vida quase no mesmo local. A corrida continuou já que não havia safety car, com o escocês Jackie Stewart vencendo e sendo o novo recordista de vitórias da F1. A cerimônia do pódio foi grotesca com Stewart nitidamente abatido, só cumprindo o protocolo. Um triste fim de espetáculo. 

Jackie Stewart recebe a bandeirada e vence pela 26ª vez , quebrando o recorde de Jim Clark. Triste vitória.
Cerimônia do pódio. Um Jackie Stewart desconsolado, apenas cumpre o protocolo. Não havia clima para comemorar.


Assim era o automobilismo   há  50 anos.  

Ronaldo Nazar





Um comentário:

  1. Essa morte cobre os holandeses de vergonha.

    A atitude dos bandeirinhas, bombeiros e organizadores foi criminosa: não apenas deixaram de salvar o Williamson (eles estavam ali para isso), como ainda impediram ao Purley de fazer alguma coisa.

    Os pilotos poderiam ter parado, mas eles eram de outra cepa, os tempos eram outros, como mostra esta foto de Denny Hulme, em manga de camisa, tentando apagar o fogo do carro de Peter Revson (peço licença ao Rui para compartilhar): https://spdiario.com.br/media/uploads/legacy/8/5/63e8ffc4697c192ed33609528d930d6731115bc5.jpg .

    Tem uma entrevista do diretor da corrida, Ben Huisman, impressionante, pois ele reconhece que eles foram completamente descomprometidos e desorganizados (https://www.f1forgottendrivers.com/interview-with-ben-huisman/).

    Lá no céu, Roger Williamson deve estar em boa companhia, de tantos pilotos bons que morreram cedo.

    Obrigado ao Rui e ao Nazar por recontar esta história. que ensina o que NÃO pode ser feito.

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Rui Amaral Jr