A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

GP Los Barbudos - Cuba 1960

 


O sorriso do vencedor!


 1959, a conturbada crise política da ilha impede a realização do GP.

1960, os novos donos do poder, ainda flertando com o ocidente, resolvem realizar novamente a corrida. O local do circuito muda de Havana, por causa do sério acidente de 1958, e vai para os arredores de um campo de aeronaves militares.

Com o pomposo nome de "Gran Premio Liberdad", coisa que o povo da ilha não conquistou até hoje, sessenta anos depois. Os novos donos do poder conseguem atrair muitas equipes, certamente com a promessa de grandes prêmios de largada e chegada, acredito  que ainda com a grana dos cassinos e turismo.

Fangio, agora aposentado, não aparece...

Black Jack e a Cooper Monaco Climax T49 - Na corrida seu carro era branco e #18.

Mas o novo Campeão do Mundo da Formula Um aparece. Black Jack Brabham, a caminho de seu segundo titulo corre com uma Cooper Monaco T49 Climax de 2 litros.


Na lista de inscritos mais de cinqüenta carros. Maserati, Ferrari, Porsche, Corvette, Austin Healey, Cooper, Lotus...

Interessante, na lista dos inscritos entre os carros da equipe de fábrica da Porsche, aparece o nome Bino Heins com 356 Carrera, no Racing Sports Cars, aparece como Christian Heins e seu número seria o 38. No livro “BINO-A TRAJETÓRIA DE UM VENCEDOR” do amigo Paulo Scali, não há nenhuma referencia a esta corrida.

Duas novas equipes entravam no cenário mundial, e estavam lá presentes. A CAMORADI –Casner Motor Racing Division- de Lucky Casner e a NART –Nort American Racing Tean- da lenda Luigi Chinetti.

Moss
A CAMORADI com seis carros. A Birdcage para Stirling Moss e parece que outra para Dan Gurney, que também estava inscrito com uma Maserati 200S. Dois Porsche 718K para Carrol Shelby e Masten Gregory. Duas Corvette, para Eddie Sachs e Jim Rathmann.

Pedro Rodriguez
A NART com uma Ferrari 250 TR 59 para Pedro Rodriguez. Dois carros ainda estavam inscritos, um Ferrari 4.1 para Phil Hill e outra Dino 196 S para Ricardo Rodriguez, que correu com Porsche. Sobre Phil Hill não encontrei nenhuma referencia, parece que não largou.

Mario "Nicha" Cabral com Porsche 550 RS
Largada- Jo Bonnier #35, Ricardo Rodriguez #39, Huschke von Hanstein #36 todos com Porsche 718K e Perdo Rodriguez #10. Acredito que o carro branco ainda na posição de largada seja o Cooper de Black Jack.

Sobre a corrida, agora com 250 Km, encontrei poucas referencias, a maioria que nada esclarecem e nenhum vídeo.

O certo é que Stirling Moss com a icônica Maserati Mod 61 Birdcage, liderou desde a largada, sendo pressionado unicamente pela Ferrari 250 TR de Pedro Rodriguez, e chegaram nessa ordem.

Masten Gregory, com Porsche 718 RSK, CAMORADI,  chegou em terceiro na mesma volta do vencedor, dezesseis segundos atrás de Rodriguez. Venceu na categoria até 2 litros.

Na categoria GT o vencedor foi Jim Jeffords, com uma Corvette da CAMORADI, quatro voltas atrás do vencedor.

É...a CAMORADI fez barba, cabelo e bigode!

RACING SPORTS CARS

LINK

Ainda houve uma corrida me parece que de Formula Junior, vencida por Lorenzo Bandini de Osca.

 

Rui Amaral Jr  

 

PS: Ao telefone com o Caranguejo – Carlos Henrique Mércio -  comento que estou escrevendo sobre a corrida e gostaria de colocar um titulo que levaria a nova condição política da ilha.

Depois de alguns minutos ele exclama “ GP Los Barbudos”! Pois era assim que eles mesmos se denominavam, e envia a foto que mostro abaixo.

Taí Caranguejo, obrigado.




6 comentários:

  1. Essa é boa: Gp los Barbudos!!

    Ter um Gp de Cuba, tanto na fase capitalista, quanto na comunista, mostra que a F1 não dava atenção para o tema.

    Que o diga o Gp do Aprtheid, ou da África do Sul, durante décadas.

    Talvez a F1 tivesse maior afinidade com a fase comunista, pois eles sempre se deram bem com as ditaduras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com quem pagava, ou paga com certeza Walter.

      Excluir
    2. Ia esquecendo, o Chico ficou de ligar para a irmã do Bino, mas acredito que ele não foi a Cuba.

      Excluir
  2. Bem falado: boa relação com quem oaga.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite

    Peço desculpa mas, precisava de ajuda, se possível.

    Será que me consegue dizer ou arranjar uma imagem do LOGOTIPO que está em todos os carros que correram nessa prova e que está "mal" visível entre os números da porta do carro de Bonnier (entre o 3 e o 5).

    OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Joaquim, tenta entrar no site Racing Sports Cars, boa sorte, qq coisa avisa.

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr