A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Divisão Três o regulamento CBA


 Emerson recebe a bandeirada, o Barão comemora enquanto Wilsinho é segurado pelo policial.
 Bird e Pace uma grande dupla no Corcel Bino de Luiz Antonio Greco.
Considero este o começo da Divisão Três.
Ainda no começo o carro de meu amigo Carlos "Caco" Mesa Fernandes com os pneus radiais Cinturatto...os slick não existiam!
 Dez anos depois os VW D3 já eram pequenos foguetes, os motores 1.600cc de ponta já passavam dos 150 HP, os pneus eram slick, freios à disco nas quatro rodas, amortecedores Koni...acima Jr Lara e seu "Pocket Rocket" um carro feito com todo capricho por meu amigo, abaixo Arturo Fernades, bi campeão brasileiro da categoria e Jr Lara com um carro anterior. 


Já escrevi sobre o Anexo "J" da FIA que regulamenta todas as categorias de competição regidos pela entidade, e os regulamentos específicos que regem cada categoria, todos baseados no Anexo.
 Meses atrás encontramos na casa do Duran o regulamento da CBA, baseado no anexo ""J" da entidade maior, que regia a Divisão 3 no ano de 1981, notem que as categorias "A" acima de 2.500cc onde corriam os Opalas e Mavevicks e a "B" onde corriam carros até 2.500cc já não existiam, restando a categoria até 1.600cc onde corriam Fuscas, Passats, Chevetes e Fiats, notem a relação de cilindrada dos carros com motores turbo comprimidos que era de 1,40 para 1, assim os Fiats turbocomprimidos corriam com 1.150cc mais o turbo, essa relação anos antes era igual à da Formula Um, que com o avanço dos turbos se mostrou inviável pois a diferença de potencia dos motores aspirados para os turbocomprimidos se tornou muito grande  então a relação mudou para que os mesmos tivessem 50% da cilindrada dos aspirados ou seja 3.000cc x 1.500cc mesmo assim no primeiro campeonato mundial de Formula Um os motores BMW da Brabham de Piquet tinham muito mais potencia que os Ford-Cosworth DFV.









 

Voltando ao nosso regulamento em 1982 quando corremos a TEP - Turismo Especial Paulista - era ele que nos regia com pequenas diferenças, entre elas o uso de amortecedores nacionais, em meu caso usava os Barchi reguláveis que apesar de bons não tinham a mesma eficiência dos Koni e outras grandes marcas que usávamos nas corridas do Brasileiro.    

Rui Amaral Jr

6 comentários:

  1. Esqueci de comentar sobre esse 'post', faço com atraso.

    A Div. 3 era um show incrível, com um festival de Fuscas, sendo que os mais competitivos batiam os Opalas e Mavericks (com motores de mais que o dobro em cilindradas).

    Houve Brasílias, Chevettes, corridas fantásticas.

    Vendo a Old Stock tão cheia de carros, imagino o que seria uma volta da Divisão 3, com um regulamento 'zero eletrônica': competitiva, equilibrada, gostosa de assistir e com um orçamento factível.

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    1. Oi Walter, um VW competitivo da D3 custava mais que um Porsche, os motores fortes eram revistos a cada corrida curta, cada um custava um Passat e alguns malucos como o Jr e eu levávamos mais de dois para cada corrida, aqui mesmo ele comenta sobre três que mandou para o espaço no Tarumã e eu quatro que detonei numa Copa em 1972... seria lindo eles voltarem! Um abraço.

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  2. Caramba... então isso explica porque temos corridas de Porsche, Maseratti, mas não.tem Fusca.

    Não imaginava esses valores de investimento.

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    1. Sim, estes carros já vem prontos, também são caros mas...
      Veja Walter, o Jr, Arturão, Mogames, eu, virávamos em Interlagos na casa dos 2m30s isto eram 7/9 carros os outros não tinham este nível de soofisticação e eram 15/20s mais lentos, para vc ter uma ideia um preparador de ponta cobra em torno de R$15 mil apenas para fechar o motor de forma correta, agora imagine o resto!!!

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  3. Um dos problemas de trazer a D3 de volta seria a dificuldade de achar bons Fuscas com chassis e carroceria íntegro; não que eles não existam mas o Fusca hoje em dia tem status de clássico e os preços dispararam.

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    1. Sim Rubens, fora que hoje os blocos são uma porcaria, segundo meu amigo Della Barba racham todos no mancal do terceiro cilindro e veja que não são motores que giram o que os nossos giravam, o Jr lara teve alguns que chegavam aos 8.500 rpm eu à 7.800 rpm!

      Um abraço.

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Rui Amaral Jr