A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Conta Mano...

Lá na frente Camilão e a Ferrari 250 GT transformada pela Drogo, Emilio Zambello e a Alfa logo atrás Bird Clemente vem de lado com a Berlinetta #21, e a #35 de Carlos Erimá.

Rui, eu estava aí... GP IV Centenário, Rio de Janeiro, Barra da Tijuca. Os boxes ficavam em frente de minha atual residência.


A Simca Tempestade com Ubaldo Cesar Lolli num rodopio, Luiz Pereira Bueno escapa...
Camilão e a Ferrari sendo perseguido pelas Simca Abarth de Jaime Silva e Ciro Cayres.
Bird, Emilio e Piero...


Eu tinha 14 anos. Eu e meu irmão mais velho vínhamos de carona com um vizinho e ficávamos preferencialmente na praça do "O" que ficava no final da reta dos Boxes. Inesquecível ter assistido aos diversos carros com características diferentes fazendo as 3 curvas da praça para pegar o retão da praia. As berlinetas vinham "de lado" já a uns 20 metros antes do ápice das curvas, todas de 90°, as duas primeiras com uma inclinação de uns 15° e a de junção com a praia plana.
Assistir Bird, Luizinho, Lameirão, Marinho, Ciro Caires, entre dezenas de outros ficou gravado a fogo em nossa memória.
Simcas, Gordinis, Berlinetas, Alfas, Vemags, Malzonis, Fuscas, Alpines, Ferrari, Simcas Abarth, JKs, Karmann Ghias, tínhamos equipes, tínhamos indústrias apoiando o esporte, inesquecível.
Um dia que um cara embriagado pegou uma Alfa da equipe que tinha parado no box e roubou o carro para "dar uma volta" e nesta volta atropelou e matou um guarda que continha o público foi um dos dois momentos tristes. O outro foi quando uma Simca Abarth perdeu uma roda traseira no final da reta da praia e ela atingiu um espectador no peito. Não vi os acidentes embora tenha visto a Alfa no box com o para-lamas amassado.
Rapazes e moças, não perdi uma corrida neste circuito. Confesso que amava os dias de corrida.

Carlos Mano

______________________________________________________________


Da foto acima de Piero Gancia empurrando a Alfa Zagato no GP VI Centenário na Barra da Tijuca, comecei à papear com o Carlos e acima o depoimento que pedi...valeu Carlos.
Obrigado Chambel pela assessoria técnica!!!

Um abração à todos


Rui Amaral Jr



2 comentários:

  1. A história é genial e as fotos são ainda mais.

    Com esses carros, nesse circuito de rua (literalmente), definitivamente era o automobilismo como campo de provas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Walter, no primeiro post que fiz sobre a corrida Don Nardini explica a confusão com a Ferrari do Camilão, que era uma 250 GT e foi transformada pela italiana Drogo, e nunca foi homologada pois Enzo não admitia que uma Ferrari particular fosse mais rápida que suas GTO! Aqui também deu confusão entre "seo" Chico e o sobrinho Camilo. Guardo estas fotos da Auto Esporte num caderno desde aquela época!

      Um abraço.

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr