A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Gianclaudio Giuseppe Regazzoni ou simplesmente Clay...


  Há muito tempo quero escrever sobre Clay...apenas uma pequena homenagem de quem admirou muito a carreira deste tremendo bota!
Acompanhei sua carreira e desde que chegou à Formula Um e mesmo correndo por uma equipe sem grandes chances já mostrava ao que vinha. Em 1969 foi contratado pela Ferrari para F.Um onde faria dupla com Jacky Ickx e na Esporte Protótipos. Logo em sua quinta corrida pela equipe vence na icônica Monza depois de largar em terceiro atrás de seu companheiro Ickx e de Pedro Rodriguez.
Não vou falar de seu acidente muito menos de sua morte, apenas vou ilustrar com algumas fotos a carreira deste grande piloto.

Rui Amaral Jr

  Estreando pela Ferrari com a 312B em Zanvoort - 1970
Vencendo em Monza com a 312B - 1970

1972 ponteando as feras em Daytona com a 312PB
1972 com a 312 PB em Brands Hacth
À frente de Ickx
1973 contratado pela BRM com a P160D faz pole e melhor volta em Buenos Aires.
1973 Monte Carlo com a P160E à frente de Stewart e Emerson
1975 com a 312B3 à frente de Emerson em Interlagos
No Karroussel
Conversando com Niki nos EUA em foto de minha amiga Yara
Testando uma 312PB com algumas alterações...
Em Interlagos de F Dois com o March 722 em foto de meu amigo Rogério Da Luz
1976 Interlagos, ponteando Niki, Emerson, Brambilla
1975 Monza, à frente de Niki
Vencendo em Nurburgring com a 312B3 em 1974, ano em que perdeu o campeonato para Emerson Fittipaldi por três pontos.
1979 Silverstone levando a Willians FW07 à primeira vitória da equipe na F.Um, e sua última na categoria.



  

9 comentários:

  1. - 👏👏👏👏👏👏 Grande Clay pela bela carreira !!!
    - E 👏👏👏👏👏👏 Rui pela grande lembrança e matéria super bacana !!!

    ResponderExcluir
  2. Postagem Sensacional, assim como a pilotagem do Rega, agressiva e espetacular. As datas de algumas fotos estão erradas, na foto em que ele é seguido pelo Emerson em Interlagos é de 75 (a McLaren do Rato já está com o número 1), a outra é de novo em Interlagos, ele com o número 2 a frente de Lauda e Hunt (com a McLaren número 11) é de 76.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Roberto, pelo prestigio e as correções, já vou faze-las, um abraço!

      Excluir
  3. O cara é do tempo do capacete aberto. Essa foto da Ferrari na Parabólica em Monza é linda.
    Clay era vencedor, abusado e divertido.
    Tem a 'sina' dos campeões da F2: jamais ser campeão da F1 e encerrar a carreira tragicamente (como Peterson, Deppailer, Cevert e outros). Mas quando andou de F2 no Brasil não tinha carro à altura (na foto ali em cima se vêm o Peterson da Rondel Racing e o bico do Porsche da equipe Hollywood).
    A foto do Rega à frente de Ferraris, Lola e Alfas, em Sebring, é linda.
    Já a BRM era linda, mas como quebrava...
    Mas a hisória mais linda e justa é a vitória dele, em Silverstone, 1979. A equipe era alan jones até debaixo d'água, mas foi Clay Regazzoni o primeiro vencedor com um carro Williams.
    Vai Rega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter ia escrever mais, dizendo que pilotos como ele sao a essência do automobilismo, mas veja pelos comentários, como o seu, que não foi preciso. Clay foi grande!

      Excluir
  4. Essa foto, publicada pelo "A Mil por hora" ilustra um momento bonito e consagrador da carreira do Regazzoni: http://rodrigomattar.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2018/09/1970-italy-rega-ferrari-2.jpg .
    Valeu, Rui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda foto com Amon logo atrás, foi sexto ou sétimo uma volta atrás.

      Excluir
  5. Clay foi uma figura marcante dos anos 70.
    Não sendo um vencedor nato, as só 5 vitorias em F1 assim o demonstram, era um daqueles que todos queriam ver e tocar, carsimático.
    O seu pouco profissionalismo levaram a que Enzo o despedi-se no final de 72. Noitadas, mulheres e boa vida a isso contribuiram. Para 73 recusou o convite de BEcclestone e assinou pela BRM onde consegue logo a PP no primeiro GP do ano.
    Para 74 era o indiscutivel primeiro piloto da Ferrari, o seu palmarés justificava isso, mas ao longo do ano Lauda mostrou-se superior. Mesmo assim foi ele que quase foi campeão. Se isso tivesse acontecido teria se juntado a Mike Hawthorn a ser campeão só com uma vitória (mais tarde Rosberg).
    Como curiosidade, Regazzoni estreou-se na F1 com 31 anos, a mesma idade com que Nico Rosberg a abandonou... outros tempos!!!

    Paulo Alexandre Marques

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr