A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 21 de julho de 2015

Porsche 550


Transcrevo à vocês o e-mail que recebi de Andrew Hosking historiador especialista no Porsche 550, à cerca de seis meses estamos conversando, foi quando ele viu no Historias algumas das matérias que escrevi sobre o carro e a participação de meu irmão Paulo nos   500 KM de Interlagos no ano de 1961.
Pouco pude esclarecer à ele sobre o destino que meu irmão, falecido o ano que passou, deu ao carro, eu tinha oito anos na época e lembro do 550 RS na garagem de casa por longo tempo e meu irmão não lembrava para quem vendeu. Contei  à ele que meu irmão comprou o carro de José Gimenez Lopez parceiro de “seu” Chico Landi em muitas empreitadas e que o carro é o mesmo usado por eles, Christian Heins e outros grandes pilotos.
Expliquei que por volta do ano de 1967 os irmãos Fittipaldi usaram seu chassi para fazerem o Fitti-Porsche e que nele usaram o motor 2.000cc do Porsche 904 vindo dos KG-Porsche da equipe Dacon, creio que   também usaram o cambio deste carro já que outro dia lendo uma antiga Quatro Rodas descobri que o Fitti-VW bi-motor dos irmão também usava um cambio Porsche provavelmente o do 550.
Por fim gostaria de comentar que meus contactos com o Andrew foram dificultados pelo fato de que apesar de conseguir ler um pouco no idioma inglês não escrevo e vínhamos tentando nos comunicar em italiano, desde este e-mail venho contando com a ajuda de meu amigo Benjamim “Biju” Rangel à quem agradeço a amizade e carinho.

Rui Amaral Jr 
















 Annie Busquet
link para o texto do Caranguejo
link para vários posts no Historias
    

6 comentários:

  1. A todos muito bom dia !
    Eu não tenho nada a acrescentar , aqui sou aprendiz .
    Mas posso agradecer a dedicação dos srs. em nos presentear com estes posts que muito nos enriquecem nessa cultura apaixonante que é o automobilismo.
    Amigo Rui , preciso muito falar contigo , se for possível abrir um canal para lhe falar.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe não me apresentei.
    Roberto Nascimento
    Face robertotn2010@hotmail.com
    Se entrar no meu face , logo saberá o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto Roberto, já envie um e-mail com meu telefone, um abraço!

      Excluir
  3. Olá Rui, olá amigos,
    Interessante a história do Porsche 550 Spyder, que o Mr.Andrew Hosking identifica como o protótipo 550-05 que havia sido exposto no Paris Auto Show de 1953. Mas o 05 difere do 07 no que se refere ao capô traseiro(hinged rear clam shell) dobrável para ter melhor acesso ao motor (o 05 não tinha). O relato diz que o motor original desse carro era um 1500, e que o carro teria sido comprado pelo empresário brasileiro de loterias Richard Fasanello, que participou de corridas no Brasil e Argentina em 1957, pilotado por Christian Bino Heins. Carro depois vendido para Fritz D'Orey, etc...Lembramos que um Fusca preparado por Jorge Lettry teve ótima apresentação contra as carreteras da época em uma MM Brasileiras, utilizando mecânica Porsche 1500. Seria o mesmo motor da 550-05 ou teria vindo de um 356? Quem seria o homem da loteria? Interessante que o autor da matéria dá como parcialmente conclusivas as afirmações, que se encerram na transformação do 550-05 em Fitti-Porsche. Será que foi isso mesmo? A carroceria do 550 teria sido sucateada?
    luizborgmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja Borgmann, depois que o carro saiu de minha casa no ano de 61 provavelmente veio aparecer anos depois nas mãos dos irmãos Fittipaldi e transformado no Fitti-Porsche como cito acima, acredito que o motor do VW do Christian e Eugeninho que quase venceu as MM tivesse como mandava o regulamento das Carreteras o bloco VW, mas bem trabalhado com algumas peças do 356.

      Um abraço

      Excluir
  4. 550-05 is now for sale at : johnstarkeycars.com/race-cars-sale/

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr