A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Simplesmente Gilles...








3 comentários:

  1. Depois do Gp do Canadá, com vários 'posts' sobre Villeneuve pela blogosfera, vi alguns que o igualavam a pilotos ruins, batedores como DeCesaris.
    Acho, no melhor caso, injusto.
    Gilles fez quatro temporadas completas, muito pouco.
    Em 1981 -- ano desse belo 'post' do Histórias -- seu carro era uma piada, o que só valoriza essa vitória em Jarama: Gilles era bom, bom demais!
    Em 1980, Schecketer, campeão do mundo, não se qualificou para alguns GPs com carro igual ao de Gilles, ruim demais.
    Em 1979, Gilles entregou o campeonato a Schecketer, um oportunista mediano de quem ninguém lembra. O próprio Schecketer dá, hoje em dia, entrevistas em que revela não entender porque Gilles deixou que ele fosse o campeão, assim, de bandeja.
    Em 1978, a Ferrari era boa, Reutemann venceu quatro provas e ficou em terceiro no campeonato. Gilles, segundo piloto, não foi bem.
    1982 teria sido o ano do título: a Ferrari era imbatível e foi a campeã da temporada. Rosberg, campeão dos pilotos, só teve uma vitória, o que mostra a superioridade da Ferrari.
    Mas a Ferrari, além de desonesta e manipuladora (vide Imola/1982), também foi, em 1982, assassina: matou Villeneuve (maio/1982), destruiu Pironi (agosto/1982) e foi campeã do mundo.
    Curti esse 'post' porque faz justiça a um piloto velocíssimo, mas, mais que tudo, doentemente obstinado. Eu gosto de obstinação.
    Villeneuve viveu a máxima do Bruce McLaren até morrer.

    ResponderExcluir
  2. Sim Walter, sou fã incondicional dele, piloto rapidíssimo, batalhador!
    Mais p/ frente vou escrever sobre Monza 1982 e o Caranguejo escreveu o ótimo "Príncipe x Acrobata" http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/2010/06/principe-x-acrobata-por-henrique-mercio.html

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Comparar Villeneuve com De Cesaris é no mínimo, uma leviandade. De Cesaris jamais ganhou um GP, enquanto Gilles foi vice-campeão mundial e venceu seis Grandes Prêmios. Sempre pensei que seu objetivo era vencer corridas e não campeonatos. Quanto a 1979, bom, Enzo teve uma conversa com o canadense e pediu-lhe que ajudasse Scheckter a ser campeão que em 80, a Ferrari trabalharia para ele (Gilles). Pedante, Il Drake esqueceu de "combinar" com as outras equipes e deu no que deu.
    Caranguejo

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr