A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 19 de julho de 2013

CanAm



1966 começava a série de corridas no Canadá e EUA a Canadian American Challenge Cup, disputada por carros do Grupo 7 da FIA composto de carros esporte bi postos e cilindrada livre. Era realizado nos meses de Setembro, Outubro e Novembro e com grande premiação grandes pilotos e carros que corriam na Europa começaram a participar, alguns desses modelos de pequena cilindrada dificilmente conseguiam acompanhar as Lolas e McLarens todos com motores big bloc americanos .

Em seu primeiro ano foram seis corridas;

Mont-Tremblant vencida por John Surtees
Bridgehampton vencida por Dan Gurney
Mosport vencida por Mark Donohue
Laguna Seca vencida por Phil Hill
Riverside vencida por John Surtees
Las Vegas vencida por John Surtees

John Surtees - Lola T70 MK2 Chevrolet 
Dan Gurney - Lola T70 MK2 Ford Weslake
Mark Donohue - Lola T70 MK2 Chevrolet 
Phil Hill - Chaparral 2E Chevrolet

Sendo Big John campeão da primeira temporada pilotando uma Lola T70 MK2. 

 Laguna Seca
 #96 Lothar Motschenbacher - McLaren Elva Mark II Chevrolet
#10 Chuck Parsons - McLaren Elva Mark II Chevrolet, #98 Parnelli Jones - Lola T70 MK2
Mario Andretti - Lola T70 MK2 Ford
Pedro Rodriguez - Ferrari Dino 206 S da NART 
 George Fejer - Chinook MK1Chevrolet 
 Jerry Hansen - Wolverine LD65 Chevrolet 
  Marius Amyot - McKee MK6 Ford  
Lotus 23B Climax


Para mim sua fase de ouro foi deste primeiro ano até 1974 quando sofreu uma paralisação por dois anos e voltou em 1977 com novo regulamento. Logo mostro mais desses anos de ouro.

4 comentários:

  1. Rui... eu revirava todos os cantos atras de informações sobre estas corridas. Eram escassas mas a cada informação nova.. a cada foto nova, eu vibrava... como foram lindos estes tempos.. estes carros !!! pilotos de verdade de todas as categorias vinham tentar a sorte por lá. Todas as marcas grandes se fizeram presente... obrigado pela recordação, amigo.

    ResponderExcluir
  2. Eu também João. Obrigado a vc meu amigo, um abraçalhão!

    ResponderExcluir
  3. É cara. Muito legal essa categoria.Ela foi o pote de ouro para a equipe Mclaren. Eles nem davam muita bola pra F1. O negócio era CanAm....Muita grana, como sempre.Americano sabe fazer o trabalho. Vide a Nascar. Nervosa....Legal Rui parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Bellísima categoría fue la CanAm; tengo muchos modelos en 1/43 de este importante torneo, pero ninguno de ese 1966. Increíble la cantidad de modelos diferentes que poblaban sus grillas de largada.
    Abrazos!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr