A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A primeira vitória de Fangio na Formula Um


GP de Mônaco - Monte Carlo 1950 

Curva da Tabacaria na primeira volta, uma onda invadiu a pista e sua consequenci foi o abandono de nove carros.

Já contei aqui sobre a primeira corrida da nova categoria, a Formula Um, vencida por Nino Farina em Silverstone, escrevi também sobre a Alfa Romeo 150/50 usado nos dois primeiros anos da categoria e finalmente o Caranguejo e eu já escrevemos inúmeros posts sobre essa época e seus grandes campeões.
Hoje mostro a vocês a primeira vitória de Juan Manuel Fangio el Chueco na Formula Um no segundo GP da temporada em Mônaco.
A equipe Alfa Romeo em 1950 era poderosa nela corriam grandes campeões de antes da guerra e grandes promessas do automobilismo. Nela corriam Nino Farina, Luigi Fagioli e a grande promessa do futuro El Chueco ou Juan Manuel Fangio  apesar de já ser quarentão.

Fangio a caminho de sua primeira vitória passa pelos carros que ficaram na Tabacaria o #32 de Nino Farina. 

Em Mônaco após largar em terceiro em Silverstone el Chueco fez a pole seguido por seu companheiro Nino Farina em terceiro e entre eles a Ferrari 125 de Luigi “Gigi”Villoresi. 
Fangio com a propriedade que lhe era peculiar largou na ponta e foi seguido por Nino e Giggi e logo quando chegam à curva da Tabacaria uma onda vinda do porto invadiu a pista e Nino no segundo lugar roda e provoca o caos tendo oito carros ficado de fora da corrida logo de cara. Vejamos  #32 Nino Farina, #36 Luigi Fagioli, #16 Louis Rosier, #52 Toulo de Graffenried, #24 Cuth Harrison, #10 Robert Manzon, #44 Franco Rol, #12 Maurice Trintignant, #8 Harry Schell. 
A corrida continuou com Fangio na ponta e mesmo após a primeira volta a pista molhada na Tabacaria fez novas vitimas.
Após 3h13m18s e 70/100 Fangio cruza a linha de chegada em primeiro, fazendo ainda a melhor volta da corrida com 1m51s e chegando quase um minuto à frente do segundo colocado Alberto “Ciccio” Ascari com a Ferrari 125 #40, Louis Chiron, Raymond Sommer, Príncipe Bira Bhandubandh, Bob Gerard e Johnny Claes sendo esses os únicos carros a terminarem após vinte e um haverem largado.
Naquele ano Nino Farina foi o campeão, mas essa foi a primeira vitória do Grande Chueco que ao final de 1957 o levaria ao quinto titulo mundial. 


Rui Amaral Jr


Há sobre essa corrida, além do fato de ser a primeira da série de 24 triunfos do Chueco na F1, alguns fatos bem interessantes. Marcou a estréia da Ferrari na categoria; Stirling Moss venceu a prova preliminar de F3 e o "Quíntuple" deu uma demonstração de que não só era só o melhor piloto daquela geração e tinha "faro" para escolher seus carros: após a largada, o pelotão principal foi colhido por uma onda (!!) na Curva da Tabacaria. Como era o líder, Fangio foi o único que escapou ileso. Na segunda volta, mesmo sem ser alertado pelos fiscais de pista, o Chueco intuiu que havia perigo adiante, pois notou que nas arquibancadas, os torcedores não olhavam para ele e sim para a frente. Diminuindo a velocidade, conseguiu passar pelos destroços e venceu com larga margem sobre Alberto Ascari (uma volta). Ganhou, mas não compareceu à cerimônia de premiação. Motivo, foi ao hospital ver como estavam os compatriotas Froilan Gonzalez e Alfredo Pian. Pepe Gonzalez havia enfrentado um incêndio em seu carro e Pian fraturou a perna numa batida no treino de sábado. Campeão dentro e fora da pista também.
Caranguejo 








3 comentários:

  1. Há sobre essa corrida, além do fato de ser a primeira da série de 24 triunfos do Chueco na F1, alguns fatos bem interessantes. Marcou a estréia da Ferrari na categoria; Stirling Moss venceu a prova preliminar de F3 e o "Quíntuple" deu uma demonstração de que não só era só o melhor piloto daquela geração e tinha "faro" para escolher seus carros: após a largada, o pelotão principal foi colhido por uma onda (!!) na Curva da Tabacaria. Como era o líder, Fangio foi o único que escapou ileso. Na segunda volta, mesmo sem ser alertado pelos fiscais de pista, o Chueco intuiu que havia perigo adiante, pois notou que nas arquibancadas, os torcedores não olhavam para ele e sim para a frente. Diminuindo a velocidade, conseguiu passar pelos destroços e venceu com larga margem sobre Alberto Ascari (uma volta). Ganhou, mas não compareceu à cerimônia de premiação. Motivo, foi ao hospital ver como estavam os compatriotas Froilan Gonzalez e Alfredo Pian. Pepe Gonzalez havia enfrentado um incêndio em seu carro e Pian fraturou a perna numa batida no treino de sábado. Campeão dentro e fora da pista também.
    Caranguejo

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  2. Que historia maravilhosa cheia de fatos e registros fantásticos (inclusive o da onda me acendeu a imaginação pois sou surfista a vida toda). Esta divulgação é cultura de automobilismo de competição em altíssimo nível e qualidade. Fervorosas congratulações !

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Rui Amaral Jr