A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SÓ UM POUQUINHO DO QUE FOI!

Dimas pilotando, ao seu lado Luiz e Águia. Atrás Dalva e do outro lado o Ferraz pendurado e perturbando, na caçamba Caco, Conrado o Bruninho aprontando e eu sentado, coitado do Hipo, não entendeu nada!

Na Quinta o Fabio-Poppi- me liga e diz “o Dimas nos espera no Sábado”, na Sexta liga o Duran, hora e meia de fofocas depois combinamos que eu iria com ele, que ia me buscar no Metro Faria Lima às 8.30. Coloquei o despertador para as 5.30h, pois ia de trem até a Est. Luz e de lá o Metro. Pois bem acordei 6.50h assustado e sem tomar banho me mandei correndo!
Ao contrario do que diz o Duran e Fabinho me atrasei apenas 15/20m e lá fomos nós para sede da DIMEP perto do CEASA. O Duran, mestre em caminhos se perdeu umas cinco vezes, nesta hora o amigo do Fabio, Conrado, usava o GPS para orientar, eu não dava palpite. A fofoca já corria solta dentro do carro!
Pois bem ao chegarmos à DIMEP a coisa pegou! Lá estavam Arturão, seu neto João, seu filho, o Zé Romano, Carlos Manzetti, Bruninho, Ferraz, Dalva, Caco e patroa. A fofoca já corria solta e foram muitos abraços apertados e saudosos. 
Depois de alguma confusão para sair, enfim pegamos a Rod Castello Branco, eu com o Duran, Fabio e Conrado, no carro do Bruninho o Zé Romano, Ferraz com Caco e as patroas, Arturão com o filho e neto e Manzetti na bela Suzuki Hayabusa,
No meio do caminho vemos os carros deles parados, era “apenas” o Ferraz discutindo com o Bruninho sabre uma ultrapassagem de 30 anos atrás!!!

Vejam bem, eu estava apenas de passagem, não tenho ideia de quem são!  

Paramos em um posto para um café. Sinceramente parecíamos meninos no recreio do colégio, algazarra total, o Arturo, Zé Romano e eu não deixávamos o Ferraz em paz, e ele brigão como sempre, fulo da vida!!!
Chegamos enfim  à bela fazenda do Dimas e ele nos esperava, como o verdadeiro príncipe que é, nos recebeu com um sorriso de satisfação. Alguns de nós não se viam à muitos e muitos anos.

Logo na chegada cumprimentei o Fausto e o Luiz, veio o Guilherme todo feliz me contar que o carro estava lá para umas voltas pela pista, seria estréia!
Encontro o Contreras e seu flho e lá longe vejo uma figura conhecida, era o Ítalo Adami , da Autozoom, a coisa aí já estava ficando emocionante! 
Churrasco, muito papo, muita gozação, parecíamos crianças, quantas histórias!
O Arturão me perturbando a cada minuto dizia “vou ser o primeiro a pilotar” e eu dizia que seria eu, foi me perturbando até a pista.
Já na pista a emoção foi grande ao ver o carro,uma replica do #90 do Teleco que o Guilherme Decaninni construiu com enorme carinho.
Lá falei ao Arturo que o Dimas deveria ser o primeiro a andar, depois de todo o carinho com que nos havia recebido. E completando disse “ e você na minha frente Campeão!”, nunca iria andar num carro de corridas antes dele, Campeão de fato e direito da Divisão 3 e um grande batalhador!
Fui o terceiro a andar, a dificuldade do Arturo e minha em entrar no carro era obvia, já que o Guilherme é bem menor que nós e ainda por cima estamos acima do peso!
Cada um que entrava no carro era uma emoção, e ao descer abraços e olhos brilhantes!
Não escrevo mais nada...foi ótimo!
Perdão; apenas um causinho que o Arturão lembrou. Hípica de Sto Amaro, o Zé Romano andando com sua mãe e atrás o Arturo e o Jr Lara, quando sem perceber os dois malas atrás a mãe dele fala “filhinho, se eu te comprar um cavalinho, você esquece as corridas?” quando o Arturão contou, a confusão foi muita! Pecado logo os dois foram ouvir!KKK
Depois foi a vez do Ferraz, quando contamos de suas brigas na pista com um famoso piloto que o nome agora me foge, mas o apelido é Machuxo!!!
Foi assim...foi muito bom...todos felizes...deixo aqui um forte e carinhoso abraço a cada um! 

Ao Teleco - Luiz Antonio Siqueira Veiga - e alguns amigos que fizeram falta!

Fotos; Fabio Poppi


Rui Amaral Jr


 Orlando, Águia, Ferraz, Duran e Aturão. É Arturão voce tem razão, o Ferraz é o culpado!rsrsr
 Zé Romano, Dimas, Orlando, Águia, Ferraz com o Fabio zuando, Duran e Bruninho.
 A cara de sério do Zé Romano!

 Vendo o projeto do Dimas, de camiseta branca o filho do Arturo e seu neto João.
 Bruninho e eu na mesa, atrás Luiz e Manzetti conversa com Fausto e Caco.
 Bem que falei para não deixar o Ferraz pilotar!







 Guilherme Decaninni, eu e Antonio Contreras


NA PISTA






































 Manzetti olha da torre!








         

domingo, 30 de setembro de 2012

DTM Valencia 2012

Augusto Farfus, faz pole, melhor volta e vence! 




Farfus








Presença ilustre em Valencia, alguém poderia dizer quem é?


GRID

1º  Augusto Farfus   1:26.446 
2º  Edoardo Mortara  1:26.756 
3º  Filipe Albuquerque  1:26.894 
4º  Adrien Tambay  1:26.981 
5º  Mike Rockenfeller  1:26.789 
6º  Andy Priaulx  1:26.824

RESULTADO

1º  Augusto Farfus/BMW M3 DTM
2º  Adrien Tamba/Audi A5 DTM
3º  Mattias Ekström/Audi A5 DTM
4º  Filipe Albuquerque/Audi A5 DTM
5º  Mike Rockenfeller/Audi A5 DTM
6º  Bruno Spengler/BMW M3 DTM

CAMPEONATO

Gary Paffett HWA
Bruno Spengler BMW Team Schnitzer
Jamie Green HWA
Mike Rockenfeller Phoenix Racing
Mattias Ekström ABT Sportsline
Edoardo Mortara Equipe Rosberg
Martin Tomczyk BMW Team RMG
Augusto Farfus BMW Team RBM
Adrien Tambay Audi Sport Team Abt
10º Filipe Albuquerque Equipe Rosberg





Valeu Dimas!

Amanhã mais fotos de nosso encontro na fazenda do Dimas de Mello Pimenta. Obrigadão Dimas, foi ótimo estarmos novamente todos juntos, um abração a cada um.Foi emocionante!

AS FERAS!
Dimas se preparando para algumas voltas com o #90, abaixo com Duran, de camiseta branca Manzetti, atrás Zé Romano segura João neto do Arturão e ao seu lado Fausto. 

 Da esquerda para direita, Italo Adami - AUTOZOOM - Guilherme Decaninni, José Antonio Bruno, Arturo Fernandes, Luiz Da Silva Jr, Antonio Contreras, Luiz Eduardo Duran, eu e Dimas de Mello Pimenta, Carlos Manzeti, José Manuel Ferraz, Orlando Belmonte e Luiz Evandro Águia.
 Sentados, Duran, Arturão, eu, Bruninho, de costas Zé Romano, lá atrás, Manzetti, Caco...
 Guilherme Decaninni, eu e Antonio Contreras 
Tentando pilotar a réplica do #90 da AUTOZOOM de Guilherme Decaninni, a emoção correu solta, antes pilotaram Dimas e Arturão e depois Bruninho, Duran, Orlando


O bando à caminho!!! Bruninho, Ferraz, Zé Romano, eu, Arturão, Duran e Caco, na foto de Fabio Poppi.
Com a réplica feita por Guilherme Decaninni, do #90 de meu amigo Teleco, o encontro com Ítalo Adami - AUTOZOOM - atrás Zé Romano. Não encontrava Ítalo à muito,  a emoção esteve presente à cada momento!





quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MONTJUICH 1975

 

Ken Tyrrel conserta guard rail

 Mario Andretti empurra Niki Lauda
 Clay e Niki fora da corrida na largada


Muita coisa acontecendo nesse GP, com a vitória inesperada de Jochen Mass e o acidente com Rolf Stommelen, que tradicionalmente não ocupava o primeiro pelotão. Na tua foto dá para vê-lo bem no cantinho (22). Brambilla (sempre ele) largou na base do "vitória ou muro"e bateu em Andretti. O croata-ítalo-americano tocou na traseira do pole Lauda, que acertou Regazzoni, numa lambança que deve ter deixado Enzo furioso; poucos metros e as duas macchinas tinham conseguido se eliminar mutuamente. Apesar de alguma avaria, Andretti passou a liderar com o Parnelli VPJ4.seguido de Watson, Stommelen, Brambilla e Pace. Wattie, que na época era piloto da Surtees começou a ter problemas com excesso de vibração e buscou os boxes, fazendo com que Stommelen e os demais subissem uma posição. Brambilla atrasa-se e quando Andretti tem problemas com a suspensão traseira e abandona, Stommelen passa para a frente,perseguido por Moco e Ronnie Peterson. Mais atrás, Mass e Ickx "discutiam" a quarta posição.Na 24ª volta Ronnie abandona e duas voltas depois, o caos. O líder Stommelen perde o aerofólio traseiro e seu carro decola. Bate no guard rail e atinge os espectadores. Cinco espectadores morrem e Rolf fica ferido. Moco, que vinha logo atrás, pegou a rebarba do acidente e abandona. Os organizadores custam a reagir e não interrompem de imediato a corrida. Nesse meio tempo, Mass consegue ultrapassar Ickx e vence o GP. Jarier faz o mesmo com Reutemann, mas em local sinalizado por bandeira amarela e tem que devolver a posição ao argentino. E onde estava Emerson Fittipaldi? Em sua casa na Suiça. Nos treinos, Emmo já desconfiara das precárias condições da pista de Montjuich, com guard-rails mal fixados e outras irregularidades e decidira simplesmente não correr, por falta de segurança.Se o brasileiro não correu, Lella Lombardi sim. E ela vinha na sexta posição, logo atrás de seu companheiro de equipe Vittorio Brambilla, quando a prova foi encerrada, tornando-se a primeira mulher a marcar pontos em um GP de F1, ainda que tenha sido 0,5.

Caranguejo



Wilson Fittipaldi, Emerson, Lauda, Hunt. O Rato campeão dentro e fora das pistas.  
 Jochen Mass
Lella
Carlos Reutmann
O carro de Stommelen

RESULTADO
Na
 Na coluna da direita os tempos e posições de grid






QUATRO RODAS
Na QR Digital, edição Maio de 1975, ótimo depoimento de Emerson


QUANDO, ONDE?


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ferrari 312 T4 - 1979


Com a 312 T4 a Ferrari voltou às vitórias em 1979, dominando os dois campeonatos, de pilotos e construtores. A luta pelo Campeonato de  Pilotos é entre Villeneuve e do Sul-Africano Jody Scheckter, que ganharam três corridas cada, sendo Schecter campeão graças a uma maior regularidade. Nas duas primeiras corridas do ano, Argentina e Brasil, foram feitas com as 312 T3, estreando a T4 na África do Sul, com Villeneuve em primeiro e Jody em segundo, repetindo a dobradinha na próxima corrida em Long Beach. A primeira vitória de Scheckter veio em Zolder. Outra dobradinha veio na vitória de Scheckter, desta vez em Monza, onde além de vencer é coroado campeão do mundo.


Gilles vence em Kyalami acima e Long Beach abaixo

Jody vence sua primeira corrida pela Ferrari em Mônaco

O carro é uma evolução da série T, e venceu três títulos de pilotos, Lauda 1975/77 e Jody 1979, e quatro de construtores, 1975/76/77 e 1979 para Casa de Maranello. Seu motor Boxer, com uma grande dimensão transversal não é adequado para a evolução da aerodinâmica e para superar os problemas os técnicos da Ferrari tiveram que alargar ainda mais os lados, para criar os condutores internos que, apropriadamente divididos, conduzem o ar para o radiador e para a alimentação. A suspensão foi redesenhada a fim de criar a menor resistência possível para o ar e os freios traseiros estão in board para reduzir o peso não suspenso, a aderência e aumentar a tração.


Jody vence em Zolder
Vitoria em Monza e o titulo para Jody
Jody em Watkins Glen

Motor:
Traseiro, longitudinal, 12V 180°
Diâmetro e Curso 80 x 49,6 mm
Cilindrada unitária 249,31 cm3
Cilindrada total 2991,80 cm3
Compressão 11,5 : 1
Potencia máxima 379 kW (515 CV) a 12.300 giri/min
Potencia especifica 172 CV/l
Distribuição, duplo comando no cabeçote, 4 válvulas  por cilindro
Alimentação injeção indireta Lucas
Lubrificação carter seco
Ficção multidisco

Chassi monobloco, em liga leve e painéis de alumínio
Suspensão dianteira, independente, quadrilátero transversal, molas helicoidais com amortecedores telescópios in board e barra estabilizadora.
Suspensão traseira, independente, quadrilátero transversal, molas helicoidais, amortecedores telescópicos, in board e barra estabilizadora.
Freios a disco
Cambio 5 marchas + Ré
Direção pinhão e cremalheira
Reservatório de combustível capacidade  190 l
Pneus dianteiros  23/59 x 13
Pneus traseiros  38/68 x 13






A Gilles, Campeão sem titulo...

Rui Amaral Jr