A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 2 de setembro de 2017

F. Um 4x4

 Hill testa a bela Lotus 63 4x4 nos treinos do GP Holanda em Zandvooth - 1969

Ontem encontrei em casa um livro com estas fotos e algum texto sobre os carros 4x4 da Formula Um do final da década de 1960, o texto pouco esclarecedor não reproduzo, mas vou pesquisar mais e um dia escrevo à vocês.
Pelo que me lembro além da Lotus e McLaren a Matra também fez o seu 4x4 assim como a Tyrrel e outras. Finalmente a FIA baniu a tração 4x4 na Formula Um acabando com a brincadeira. 
Mais tarde a AUDI acertou de vez a tração nas quatro rodas com o fabuloso QUATTRO no link ele testado por meu amigo Expedito Marazzi.

Rui Amaral Jr

por Expedito Marazzi   

O eixo da tração dianteira passava abaixo das pernas do piloto! A caixa de transferência ao lado do disco esquerdo. Coisas de Colin!!!!!

 A bela McLaren M9A que correu o GP da Inglaterra 1969 em  Silverstone com Derek Bell.

A suspensão dianteira com a caixa de transferência.
A suspensão traseira com a caixa de transferência.

O belo Fergusson P99 de 1961, com ele Stirling Moss venceu a Oulton Park Gold Cup corrida extra campeonato em 1961.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

1971



Foi o ano que enfim estreei...junto com amigos que com a graça de Deus até hoje mantemos amizade, há pouco nos deixou o Guaraná com outros muitos outros mantenho contato como o João Carlos Bevilacqua, Edo, Jaacob...enquanto isto no mundo!!!!

Rui Amaral Jr 


quarta-feira, 23 de agosto de 2017

“INTERLAGOS NÃO PODE MORRER” por Edson Paes

Speed 1997 - O Templo pulsava, os grids eram lotados!

Seria um paradoxo, talvez sim talvez não.

Prostrado em seu leito, antes de vida pungente, dinâmica, triunfal eu diria, hoje a espera que se desliguem os aparelhos que o mantem vivo talvez esperando a morte.
Assim como seu primo mais novo de nome estranho foi cruelmente assassinado a beira do mar na cidade maravilhosa. Seu corpo jaz em estado de decomposição irreversivelmente eliminado.
Há salvação com certeza, mas aqueles que desejam sua morte já são maioria.
No leito de morte ele se debate a procura de uma lufada de oxigênio a mais que o possibilite respirar sem estes malditos aparelhos que o mantem internado, enclausurado em uma UTI suja, abandonado aos interesses diversos que não são a sua total cura.
Um outro primo seu agoniza no corredor da morte sem nunca ter cometido qualquer crime se não o regozijo de quem se deliciou ao conhece-lo.
Mas ele resiste, inimigos o vilipendiam anualmente.
É explorado como a um animal de tração, sentenciado a gerar lucros de todas as formas.
Seus inimigos sabem que devem antes de mata-lo, matar sua ilibada e rica historia para que possam justificar também a sua morte.
Estou falando de Interlagos, o nosso Templo onde um dia ousamos a nós mesmos desafiar, onde enfrentamos todos os nossos medos, onde derrotamos nossos fantasmas.
Onde disputamos curvas imaginarias ou não, onde desafiamos as leis da gravidade e da logica, onde em frações de segundo aprendemos a nos completar como seres dinâmicos que somos.
Não aceito que se mate uma parte de mim, uma parte melhor do meu eu.
Sei que meu grito encontra eco e através deste eco estrondoso que reverbera da largada até a chegada, passando pelo esse do Senna, retão, descida do lago, laranjinha, essinho, bico de pato, mergulho, junção e subindo o café esse eco traz nomes que jamais poderão ser sepultados com escombros provindos daquele chão que centenas de pessoas reais, pessoas que de alguma maneira escreveram e escrevem a historia deste Patrimônio Brasileiro.
Eu convoco nossos ídolos e companheiros ascencionados ou não, José Carlos Pace, Ayrton Senna, Luizinho Pereira Bueno, Chico Landi, Marivaldo Fernades, Antonio Carlos Avalonne, Antonio Castro Prado,Adu Celso, Camilo Cristoforo Cezar “Bocão” Pegoraro, Amadeu Rodrigues, Amadeu Fernandes, Chico Lameirão, Bird Clemente, Ingo Hofmann, Paulo Gomes, Arthur Bragantini,Pedro Mufatto, Ricardo Mallio Mansur, Claudio Cavalinni, Orlando Lovechio, Edimir Fernandes, Claudio Dudus, Hamilton Vloso Prado, Benedito Gianetti , Airton Favoretto, Celso Lara Barberis, são milhares de nomes e com certeza não há espaço para mencionar fisicamente a todos, mas com certeza eu peço a energia de todos para que se salve nosso Templo.
Convoco também aqueles que tombaram dentro do Templo:
Milton Zapia em 1947
Djalma Pessolato em 1957
Fernando Mafra Moreira em 1962
Celso Lara Barberis em 1963
Dinho Bonotti em 1963
Américo Gioffi em 1964
José Almemida Santos em 1973
Paulo Rosito Filho em 1981
Zeko Gregurinic em 1985
Valdir del Grego em 1987
Rafael Sperafico em 2007
João Lisboa em 2011
Gustavo Sondermann em 2011
Paulo Kunze em 2011

Que literal e fisicamente deram seu sangue por, e em Interlagos, vamos salvar nossa historia.
Sei que muitos, principalmente os nomes que citei, não dependem de Interlagos para serem lembrados, muitos brilharam inclusive em outros continentes, mas assim como eu, um amante anônimo, tem muita gente que andou em cada metro daquele asfalto e ajudou a escrever sua historia mesmo sem assinaturas.
Não creio que pessoas sem conhecimento do quão importante para cada um é cada palmo, cada curva, cada bolinha de brita, cada pedaço de zebra, cada guard-rail, possa vir a assassina-lo com requintes de crueldade para com toda rica historia de Interlagos.
Mesmo as historias que não foram escritas, elas existem dentro de cada um de nós, do quão fomos e somos felizes em Interlagos, espero profundamente que em algum momento alguém com sensibilidade suficiente faça com que seja preservada a memoria de cada Piloto, mecânico, ajudantes, fotógrafos, Repórteres, Jornalistas, Guincheiros, Pedreiros, Pintores, eletricistas, enfim todos que um dia pisaram em Interlagos!!!


EDSON MILTON RIBEIRO PAES

link

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Fala João...

Foto: Anderson Zambrzycki - Fevereiro 2016

...Excelentíssimo Senhor João  Dória Prefeito do Município de São Paulo.
Mesmo antes de sua posse sei que estava preocupado com os rumos de nossa cidade depois da desastrada administração anterior.
Uma das preocupações suas era o Autódromo José Carlos Pace - Interlagos - tanto que na reunião promovida pelo vereador Mario Covas Neto na Câmara Municipal de São Paulo  na data de 29/11/2016 mesmo antes de sua posse o senhor enviou como seu representante o Sr. Cyro Laurenza que no começo da reunião tentou explicar a um publico profundo conhecedor do assunto as origens de nosso autódromo e mais tarde reconhecendo seu pecadilho e com a educação que lhe é peculiar pediu as devidas desculpas, porém nada adiantou sobre o pensamento do senhor sobre o assunto.
Meses antes, mais precisamente em Fevereiro daquele ano eu havia escrito um texto para este blog mostrando o descaso da SPTuris e da administração do autódromo para com todos nós que fazemos parte deste mundo, mundo este que levou o nome de nosso país à todos cantos do planeta, fazendo campeões em cada recanto do mundo onde é organizada uma corrida de automóveis.   
Sei das limitações que o leonino contrato com a Formula Um assinado por gestões anteriores traz à sua administração, mas o ocorrido na gestão passada volta à ocorrer agora, com a administração do autódromo faltando com o respeito à uma classe toda de esportistas, gente que como o senhor leva para casa o sustento honesto de seu trabalho, que como o senhor provê mulher e filhos com sua lida.
Sei que sua administração está cuidando do caso, mas peço ao senhor ao tomar qualquer decisão ouça os verdadeiros interessados e não aceite mirabolantes projetos que apenas irão afundar cada vez mais nosso templo.


Rui Amaral Jr

PS: Talvez o titulo de meu post àquela época tenha parecido forte demais, mas traduz todo meu sentimento e acredito que de uma categoria de esportistas.


link  
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Anexo neste momento dois comentários pertinentes ao tema, do Renato S.22 e de meu amigo Edson. Abaixo um link importante para o blog de meu amigo Roberto Zullino.


Renato S.22 de agosto de 2017 14:50
Acho que ele está preocupado somente com sua campanha para presidente, simplesmente não fez absolutamente nada por Interlagos, estamos na mesma situação da "jestão" Malddad...

EDSON MILTON RIBEIRO PAES22 de agosto de 2017 15:02
Perfeita matéria em forma de carta. Diria eu que a SP Turis não reúne condições técnicas e nem interesses que coadunem com o esporte a motor. Estendo um comentário ao Nobre Prefeito João Dória, caro Prefeito, antes de um logradouro Publico Interlagos é um Vulcão ativo, um Museu em tempo real, uma praça de esportes do antes durante e depois. Interlagos Prefeito é um espaço pulsante em que nomes importantes desfilaram e desfilam seus talentos de forma magistral.

Matar ou fazer com que Interlagos agonize é o mesmo que ferir Chico Landi, José Carlos Pace, Celso Lara Barberis, Marinho Amaral, e tantos e tantos nomes que abrilhantaram as tardes de domingo. Fora todos os outros que ainda estão por aqui lamentando os destinos de Interlagos. Prefeito João Dória, faça historia e resolva de vez os destinos de Interlagos. Obrigado.