A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Formula 3 - 1974

 

Jan Balder - March 748 Holbay - SPI, Rodão e Formula 1
Alex com GRD lidera com Hemton #1 em terceiro.

   Tenho vontade de escrever dos anos dourados da F.3, como aliás estou escrevendo aos poucos, então voltemos à 1974, e os atores da categoria, ou seja, pilotos, chassis, motores, equipes e outros.

 

Chassis:

Os principais carros/chassi dos campeonatos europeus de 1974-1986 foram; Chevron, GRD, Lola, March, Modus, Ralt, Reynard, Brabham, Lotus, Tecno. Anson, Argo.  

 

Motores;

Aspirados de 2.000 cc com entrada de ar de 24 mm. Máximo de quatro cilindros, sendo que os Toyota, Ford, Alfa Romeo, Renault, Triumph, Volkswagen, Lancia e BMW, todos derivados de carros de produção, com uma minimo de 5.000 unidades comercializadas. Aqui uma observação; As 5.000 unidades que cito são de carros de produção ao publico mas com caracteristicas e opcionais especias, lembro quando aqui no Brasil a Ford lançou o Corcel GT, e suas “caracteristicas especiais” eram umas faixas pretas, rodas diferentes e mais nada, sendo que a Bino preparava um exelente motor, lá fora as opções eram muitas nos motores, relações de cambio, diferencial e outras que transformavam meros carros de passeio em foguetinhos.   

Os preparadores destes motores; Novamotor, Holbay, Billgren, Schrick, Vegantune, Schnitzer, Spiess, Dudot.


Henton lidera com Julio Caio em quarto.

Alex com Zé Pedro em sua cola. 
Julio Caio e os irmãos Moraes.

Pedro Passadore em Monaco.

  Bem, vinha escrevendo até aqui e então entra o efeito Caranguejo, que ao telefone fala assim: “o Teleco não conseguiu o patrocinio, mas a quipe March correu com outros amigos seus, inclusive seu amigo Jan”.  Neste momento a memoria fica experta e começo à lembrar de muitas conversas, coisas que li e tudo mais. Depois de mais de quinze dias resolvi ligar para o Jan, e depois uma hora de papo com ele, e outra hora e meia com o Caranguejo.

Então vamos lá: Com algumas informações do Jan, outro dia juntos vamos escrever sobre, e lembranças e pesquizas minhas e do Caranguejo.

A March, construtora de carros para várias categorias, tinha uma equipe de corridas para quase todas categorias de formula em que seus carros participavam.

Em 1974 para F.3 fechou o acordo para sua equipe com José Pedro Chateaubriant Bandeira de Mello, que levou os patrocinios da SPI – Sociedade Paulista de Investimentos – de Jayme Levy, do Rodão e da Formula Um – equipamentos esportivos, anteriormente dos irmãos Fittipaldi – o primeiro piloto sera o britanico Brian Henton e Zé Pedro seu companheiro. Este acordo previa que Jan Balder faria três corridas na temporada com o carro de Henton.  

Além de Zé Pedro a F.3 inglesa teve mais alguns brasileiros, meus amigos Julio Caio de Azevedo Marques e Luiz Antonio “Teleco” Siqueira Veiga com um March 733 do ano anterior. Julio correu algumas provas pelo Tean Brasil dos irmãos Moraes, Marcos e Luiz, não consegui conversar com ele, um dia contamos mais, fez três corridas pela equipe, duas com o recém criado MODUS, e a outra com March 743.

Alex Dias Ribeiro com GRD 743 e March 743 Toyota/Novamotor. Leonel Friedrich com March 743, Marivaldo Fernandes March 733 - Ford twin cam Neil Brown.

Assim como a mudança de regulamento dos motores da F.Um no ano de 1968, as equipes da F.3 em 1974 enfrentaram vários problemas no fornecimento de motores, sendo que vários carros usavam o 1.600cc do regulamento anterior e outros preparadores aumentavam a cilindrada deles para 1.7/1.8cc. Quem primeiro encontrou o caminho das pedras foi a Toyota com seu motor de duplo comando de válvulas com quatro por cilindro, preparado pela Novamotor.

Foram vinte e sete corridas dos principais campeonatos, o Lombard North Central Formula Three Championship, Forward Trust Formula Three Championship. Brian Henton da March/SPI nadou de braçada, venceu quinze delas, sendo escudado em várias por Zé Pedro.

O Lombard North Central Formula Three Championship, Henton venceu sete vezes, tendo Alex Dias Ribeiro seu vice com duas vitorias, seguido de Tony Rouff com três vitorias e Zé Pedro Com uma.

O Forward Trust Formula Three Championship, Henton venceu oito vezes, tendo Rouff como vice com uma vitória. As outras vitorias deste campeonato foram divididas entre Danny Sulivan na única do Modus/Ford-Holbay-Vengatune, Alex Dias Ribeiro, José Espirito Santo e Mike Tyrrel.


Henton 


Até que a participação dos brasileiros foi boa, com destaque para Alex Dias Ribeiro e Zé Pedro Chateaubriant. Julio em equipe fraca fez apenas três corridas, Teleco com o carro do ano anterior e sem esquema pouco pode fazer. Jean que faria três corridas fez apenas duas e com seu March, que obviamente levava o #1 mas não era o carro de Henton, já que usava o motor de 1.600cc, também pouco fez. Na que seria a primeira corrida do Jan, em Silverstone, sua licença não chegou a tempo e Pedro Vitor de Lamare iria substitui-lo, aconteceu que os irmãos Pederzani levaram o novo motor Toyota preparado por eles, e tudo desandou não conseguindo Pedro largar.

Só Alex seguiu carreira lá fora, Julio, Zé Pedro, Teleco e Jan encontraram no Brasil a nova coqueluche de nosso automobilismo, a F. Super Vê. Que segundo meus amigos era mais custosa que a F.3 inglesa, creio que devido ao menor número de corridas, mas com maior facilidade de conseguir patrocínio já que a divulgação da categoria era por conta da VW.

No mesmo ano Pedro Vitor de Lamare, com o patrocínio da SPI correu com March 74S-BMW os campeonatos inglês, algumas provas da Interserie e campeonato Europeu de viaturas Sport, seu parceiro em algumas provas foi Antonio Castro Prado.

March 74S de Pedro Vitor.

 

Agradeço depoimentos e fotos aos amigos Jan Balder, Roberto Martinez, ao parceiro Carlos Henrique “Caranguejo”Mércio.

 

Abraços.

 

Rui Amaral Jr



terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Cultura do Automóvel - Dezembro 2024

 


sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Conta Chico...

 

Abaixo o link

https://www.youtube.com/live/Ey7e2ZkbBjw


No feriado do meio da semana recebo um Zap do Chico, "veja Rui, está um pouco longo!"
Ontem à noite em casa começo a assistir, era o novo programa do Ronaldão e Eduardo entrevistando-o.
Fulo da vida, pois o seu Ronaldão não me avisou, me deletei na hora e meia dos papos deles. Ronaldão um profundo conhecedor do automobilismo e Chico, dois amigos queridos, Muito do que o Chico contou conhecia dos incontáveis papos que temos ao longo de acredito que cinquenta anos de amizade, às vezes naquela doceria da praça Panamericana tomamos café por horas jogando conversa fora, e ... Fofocando muito! 
No meio da entrevista Ronaldão pergunta, capcioso, sobre o Marcos, filho do Chico que é projetista da Mercedes Benz na Formula Um, e Chico responde que Marcos nada conta a ele até por força do contrato que tem com a equipe, e garanto à vocês que é verdade verdadeira. Então ... como sou um contador de histórias lá vai uma! 
Há cerca de oito anos Chico,Ricardo Bock e eu estávamos no centro do belo projeto que o arquiteto José Eduardo Lefèfre apresentou para o tombamento de nosso autódromo, que de Interlagos passou a chamar-se José Carlos Pace, um de nós e grande amigo do Chico. Numa das audiências que tivemos na Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo, ao final Ricardo e eu descemos para fumar, minutos depois chega o Chico e a "sotto voce" olhando para que ninguém ouvisse nos confidenciou que Marcos havia fechado contrato com a Mercedes, depois de uma bela carreira na Ginetta e na Forçe India. Pediu que nada comentássemos com quem quer que fosse, pois só seria divulgado meses após o final do contrato dele com a Force India. Ricardo, que era sócio do Chico e do Marcos no projeto do Porsche 550 e eu jamais iriamos comentar, vocês até podem pensar que seria um furo aqui no Histórias, porém nosso/meu objetivo aqui não é esse.
Pois bem pá! 
Vai o seu Chico e conta para o querido amigo Antonio Ferreirinha, só quem o conheceu pode contar sobre o grande ser que o saudoso amigo foi, carregou com sua enorme competência muitos pilotos e fez deles campeões, pedindo o mesmo segredo.
Pois bem pá!
Ferreirinha não contou a ninguém, massss dias depois soltou a novidade, certamente muito feliz em ver o menino que conheceu agora numa equipe de ponta da F.Um, na ... Sua página do Facebook!
Sou feliz quando falo/escrevo dos amigos e quero deixar aqui todo meu carinho aos que acima me referi. 
Ao Chico e Luiza, Ricardo e Vera Bock, Marcos, José Eduardo, Ronaldo e Sonia Nazar e à memória de Mestre Ferreirina.


Forte abraço a todos.

Rui Amaral Jr

terça-feira, 5 de novembro de 2024