quarta-feira, 19 de abril de 2023
Sargento
segunda-feira, 17 de abril de 2023
Cornetas...
sexta-feira, 14 de abril de 2023
Saudades
Hoje estava separando
algumas “cornetas” de nossos VW D3 então aparece esta foto e as lembranças, as
boas lembranças tomam conta de meus pensamentos.
Corri talvez sete ou
oito corridas com ele em 1982 e depois as Mil Milhas Brasileiras de 1984, são
poucas as fotos de meu arquivo e nenhuma outra referência, nas poucas fotos
duas ou três de pódios e uma página de resultados, que não encontrei, onde faço
a melhor volta da corrida com o tempo para Interlagos, o original, de 3`23”
alto, se não me engano recorde da categoria.
Reparo em tudo...No para-lamas
dianteiro aqueles dois tubos cruzados que seguravam a abertura e soltavam à
cada corrida e eram constantemente soldados, nunca lembramos de colocar uma
mola para absorver a vibração, ou se lembramos deixamos de fazer pois coisas mais
importantes tomavam nosso tempo, ao lado o nome de meu querido Chapa – Flávio
Cuono – que com tanta competência fazia meus motores, e me aturava e ainda
atura!
O nome no teto com o
tipo sanguíneo muito perto e que uma de minhas sogras perguntava “Amaral O+?????”,
abaixo o buraco no acrílico que mal dava para resfriar o interior em dias de
muito calor, no lado esquerdo um igual. A porta que sem as estruturas das
originais era tão finas e leves, que apesar da maçaneta tinham por dentro uma
tranca para não saírem voando.
As lindas rodas Scorro
que nunca pintei o centro de prateado para mostrar sua beleza, calçadas nos
pneus Maggion.
Lá dentro me vejo com o
cinto de segurança Willians mas como vocês podem ver o pescoço livre pois
pasmem os senhores corria com um banco de kart, algo impensável nos dias
atuais. O rígido Sto. Antonio ancorado em seis pontos e com vários reforços,
abaixo do volante, nas portas, ligando os pontos traseiros. Meu capacete Bell
Star sempre com a viseira aberta para não embaciar os óculos quando andava em
carros fechados, na certa estou olhando o contagiros Jones ou os relógios de
temperatura e pressão de óleo. “Embaciar” era assim que falava meu amigo
Expedito Marazzi.
Vejo o volante
Fittipaldi que tanto gostava e as luvas vermelhas Simpson que ainda hoje estão
com meu amigo Ricardo.
Aquela entrada de ar e
a grade na tampa traseira, para ajudar na refrigeração daquele canhão preparado
pelo Chapa, eram mais de 150 hps, as bocas dos Weber 48 aparecendo, querendo
sugar o ar para alimentar a usina. Vejo o escapamento cruzado e noto uma aba no
contorno da carroceria que havia esquecido, assim como aquelas alças que
prendiam a tampa.
É... Saudades!
Rui Amaral Jr
quinta-feira, 13 de abril de 2023
Mid Ohio - Trans Am 1972 - A corneta
Outro dia escrevi sobre
aquele “belo apenso aerodinâmico” que meus queridos amigos Adolfo e Ricardo
bolaram para cobrir o cano de escape de meu VW D3. Ontem pesquisando para
escrever sobre um outro amigo encontro no excelente Racing Sports Cars o VW
Grupo 2 da FIA que na foto aparece em Mid Ohaio em corrida da Trans-Am
categoria para carros até 2.500cc, pilotado por John McCollister.
Perdoem algum erro meu,
vou escrever de memória; O Grupo Dois do Anexo J da FIA permitia, ou ainda
permite, a preparação de carros de série, nossa Divisão Três derivou dele com
mais liberdade nas modificações.
Aqui no Brasil as Alfa
Romeo GTA preparadas pela Autodelta de Carlo Chitti fizeram história, sendo que
meu amigo Chico Lameirão foi campeão brasileiro com uma da Equipe Jolly Gancia.
Aguinaldo de Goes Filho então dono da CEBEM, importadora, BMW tinha uma 2002
preparada pela Alpina e outra pela Schnitzer, também marcaram época em nosso
automobilismo com Ciro Cayres, o próprio Aguinaldo, que meu irmão chamava de
Aguinaldinho, e entre outras venceu os Mil Quilômetros de Porto Alegre com “seu”
Chico Landi e meu amigo Jan Balder.
Pesquisei sobre o VW de
McCollister e não encontrei sua configuração/preparação, acredito que o motor
era o 1.600cc. Nesta corrida ele largou em 11º à frente de muitas GTAs, entre
elas algumas 1.750cc, 1.600cc, alguns Ford Escort RS, BMW 2002 2.000cc, lá na
frente batendo a todos os Datsun 510 de 1.800cc.
No VW de McCollister
notei pelas fotos que seu interior mantinha a forração, um belo Sto. Antonio,
como todos outros carros os pneus eram radiais, aqui na D3 já usávamos slicks,
eram mantidos os vidros originais, faróis, para-choques, estribos...Apenas um
apêndice aerodinâmico na dianteira e os para-lamas levemente abertos nas
bordas. Infelizmente não encontrei seu grau de preparação certamente aquém dos
D3 que aqui corriam, não sei se por força do regulanto. Como era, ou é um New
Beatle não consegui descobrir se a suspensão dianteira era por barras de torção
ou McPherson.
Agora...Abismado fiquei
com o tamanho da corneta do escapamento 4x1, algo que nem mesmo os geniais
Bambino e Ricardone conseguiriam “esconder”, acredito que saindo da carroceria
tivesse mais de um metro. Perigoso por vários motivos, num acidente poderia
entrar na porta de outro carro, num toque poderia quebrar e mais ainda talvez
até danificar o cabeçote, ou os cabeçotes.
Racing Sports Cars MidOhio 1972
No link acima todos os
detalhes da corrida.
Rui Amaral Jr
Parado...Tenho ou temos
tanto a escrever, as ideias fluem, mas ando totalmente parado, ou andamos. Hoje
apenas para falar da incrível corneta quase escrevi um tratado. Pois é assim
que meu cérebro funciona, de uma ideia chegam as lembranças e lá vou eu...
Forte abraço a todos
Rui