Escolhi a foto de
quatros amigos para mostrar a confraternização depois de uma disputa. Os
saudosos Zé Pedro ( Chateaubriant Bandeira de Mello ) e Guaraná ( Alfredo
Guaraná Menezes ) e os sempre presentes
Chico ( Lameirão ) e Julio Caio ( Azevedo Marques ).
Após a bandeirada
quando os carros entram nos boxes são conduzidos a um pátio fechado, lá os comissários
vão verificar alguma irregularidade ou alguma reclamação, seja na conduta
durante a corrida ou ainda uma reclamação de outro concorrente sobre as
especificações técnicas.
Seja qual for a
categoria equipe e piloto tem a obrigação de preparar o carro seguindo e
obedecendo atentamente seu regulamento, acontece que “alguns” ou se aproveitam de
falhas deste ou “prestam menos atenção” a ele!
No pátio fechado após a
corrida fora as fofocas e a comemoração dos vencedores, respeitando o tempo
regulamentar, algum piloto/equipe que sentir-se prejudicado pode fazer a
reclamação formal, sobre uma atitude anti esportiva ou ainda técnica, ou seja o
carro estava “fora”, este fora que sempre falamos é fora do regulamento, quando
espertalhões correm nitidamente com
algum item, seja suspenção, cambio, motor em desacordo com o
regulamento.
A equipe/piloto ao
fazer o protesto deposita uma quantia estabelecida, feita a vistoria, as vezes
com abertura do motor ou cambio, constatada a irregularidade o carro/piloto é
desclassificado e a “grana” é devolvida ao reclamante caso contrário ele a
perde.
Vejam bem, em muitas
categorias pilotos/equipes correm com orçamento apertado, com a grana contada,
e as vezes mesmo percebendo alguma irregularidade em outro concorrente deixam
de fazer a queixa. Ou muito, mas muito pior que isto é após a corrida
pilotos/equipes que bradam aos quatro ventos que tal carro estava fora, sem a
devida constatação, numa atitude feia, desprovida de ética ou ao respeito que
devemos aos outros competidores.
Lembro bem; tinha uma
certa desconfiança que um adversário corria com outoblocante quando este era
proibido pelo regulamento, acontece que cheguei logo atrás dele, mas durante a
corrida nunca cheguei perto o suficiente para perceber qualquer irregularidade,
fiz a melhor volta da corrida mostrando que meu carro era tão rápido quanto o
dele, e não reclamei, muito menos numa atitude que seria de desrespeito a um
competidor tão sério quanto eu comentar com alguém a minha desconfiança.
Temos aqui no Histórias
um post sobre a reclamação que Claudio Muller fez contra o carro do Chico
Lameirão sobre o uso de calços de molas ( calços nas molas de válvulas nos
cabeçotes dos motores da Formula Ford ), quando foi constatado que que eram
regulamentares. Duvido, duvido mesmo que meus amigos Chico e Miguel Crispim
Ladeira tenha corrido em qualquer categoria e em qualquer tempo com um carro “fora
do regulamento, sei nas inúmeras conversas que temos que sempre o liam
atentamente usando de todos os recursos disponíveis e respeitando-o.
Abaixo no link um excelente
texto do amigo/sócio/consultor Caranguejo – Carlos Henrique Mércio – com “pitacos”
meus, a pedido obviamente e uma deliciosa resposta do Chico.
CANCHA RETA II –
FORMULA FORD 1971 - TRÍCLIPE COROA
https://ruiamaraljr.blogspot.com/2014/11/cancha-reta-ii-formula-ford-1971.html
Aos amigos.
Rui Amaral Jr
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PS: São tantas as “fofocas”
a contar, mas fico quieto, estes assuntos no Histórias deixo para um amigo que
lá dos Pampas o faz com mais sabedoria, propriedade e sempre com um delicioso
texto!
Tá vendo Caranguejo,
não disse que era você, jamais diria!
Rui