terça-feira, 2 de agosto de 2022
Em busca de um piloto...
domingo, 24 de julho de 2022
FORD COSWORTH DFV
Quanto mais escrevo,
mais vou enxergando lacunas em meus textos, sei que não sou um pesquisador, nem
o pretendo ser, porém este post demandou horas e horas de pesquisas.
Março de 2010; escrevi
sobre o fabuloso motor e nesta semana escrevendo sobre o campeonato de 1969 me
dei conta de algo que deixei escapar.
link
Era o começo do blog, e
vi algo escrito por mim no primeiro lugar nas pesquisas do Google, tendo
permanecido alguns anos nesta posição. Como vocês poderão notar em 2017 o senhor
Rui Silva de Oliveira encontrou um erro que logo corrigi.
Fui e somos
copiadíssimos, ainda mais de uns tempos para cá onde escrever sobre
automobilismo virou uma febre, infelizmente de muitos que nada, ou quase nada
sabem sobre o assunto...é a mudernidade!
Sério, deixei escapar
que depois de sua temporada de estreia em 1967, nos anos de 1968/69 todas
vitórias na categoria foram com carros que usavam o icônico motor.
1968
Kyalami 1968-01-01 Jim
Clark
Jarama 1968-05-12 Graham
Hill
Monte Carlo 1968-05-26 Graham
Hill
Spa Francorchamps 1968-06-09 Bruce
McLaren
Zandvoort 1968-06-23 Jackie
Stewart
Rouen 1968-07-07 Jacky Ickx
Brands Hatch 1968-07-20 Jo
Siffert
Nürburgring 1968-08-04 Jackie
Stewart
Monza 1968-09-08 Denny Hulme
Mont Tremblant 1968-09-22 Denny
Hulme
Watkins Glen 1968-10-06 Jackie
Stewart
Mexico City 1968-11-03 Graham
Hill
1969
Kyalami 1969-03-01 Jackie
Stewart
Montjuich 1969-05-04 Jackie
Stewart
Monte Carlo 1969-05-18 Graham
Hill
Zandvoort 1969-06-21 Jackie
Stewart
Clermont-Ferrand 1969-07-06 Jackie Stewart
Silverstone 1969-07-19 Jackie
Stewart
Nürburgring 1969-08-03 Jacky
Ickx
Monza 1969-09-07 Jackie Stewart
Mosport 1969-09-20 Jacky
Ickx
Watkins Glen 1969-10-05 Jochen
Rindt
Mexico City 1969-10-19 Denny
Hulme
Vejam que foram vários
chassis, Lotus, Matra, McLaren, Brabham, todos impulsionados pelo binômio
Coshorth DFV/Hewland, duas criações que tiveram o dedo do lendário Colin
Chapman.
Rui Amaral Jr
terça-feira, 19 de julho de 2022
1969
Em meia nove três eram
as equipes que disputariam a ponta, Lotus, Brabham e Matra. Na Lotus seu grande
oponente seria Rindt, pois Hill o campeão do mundo já não era tão combativo
quanto seu parceiro. Na Brabham Black Jack teria o combativo e rápido Jackie
Ickx como companheiro de equipe. E Stewart teria o rápido francês Jean Pierre
Beltoise como parceiro, certamente levado à equipe pela Matra.
Das onze etapas da
temporada Stewart venceu seis, tendo mais um segundo lugar na Alemanha e quarto
na corrida final no México, foram 69 pontos contra 37 de Ickx o vice-campeão.
Na Lotus apesar da vitória de Hill em Mônaco, seu rival natural Rindt só veio à
pontuar na sexta corrida da temporada em Silvestone com um quarto lugar e
venceu apenas na décima corrida em Watkins Glen.
Foi assim que a grande
dupla Stewart & Tyrrel venceram o primeiro de seus três mundiais.
Corridas e vencedores
Rui Amaral Jr
segunda-feira, 18 de julho de 2022
Do Ararê...
Meu amigo Ararê sempre
posta em seu Face essas preciosidades, muitos anos mais velho que eu sua percepção
artística sempre nos brinda com belas fotos de anos passados.
É a visão do grande
artista para cenas bucólicas do que foi o automobilismo.
Domingo ele posta esta
bela foto, dois comentários anteriores apenas exaltando a beleza dela e logo a
seguir o meu. Olhei encafifado, notei os pneus pré slick, e os seis canecos da
injeção e disparei “acredito ser uma BRM”, logo a seguir meu amigo Zé dispara “pode
ser uma Lotus”, eu tinha certeza que não era, respeitei, pois, o Zé também é
muito mais velho que eu!
Logo a seguir Celso
Couto, amigo do Ararê dispara em meu comentário “BRM 139, Jackie
Oliver, GP do México, 1969”, corretíssimo!
A BRM 139 foi uma
tranqueira feita para substituir a 138, fez duas ou três corridas, sendo que
Big John Surtees usou-a apenas duas vezes sem resultados. Entre outros
problemas o motor H12 era pesado e beberrão.
Oliver correu com ela
no Canada, EUA e depois no México onde marcou seu único ponto da temporada, ao
chegar no sexto lugar, duas ou três voltas atrás de Hulme.
Na verdade, verdade
verdadeira, meus amigos Ararê e Zé nasceram uma década depois de mim, mas, porém,
todavia como estou com caneta na mão...
Valeu Celso, Ararê e Zé Carlinhos, baita abração.
Rui Amaral Jr