quarta-feira, 1 de junho de 2022
terça-feira, 31 de maio de 2022
Boi preto...
Um dia trago para vocês
esta corrida.
Não lembro bem dele nos
Gordini, mas o Chico e eu sempre conversamos sobre. Formula 3, Formula 2 e vai
pilotar para Frank naquele March do ano anterior.
Em 1973 Big John o
convida para pilotar um de seus carros, como diria o grande Luiz, o Pereira
Bueno, “boi preto conhece boi preto!”. Equipe
pequena, com poucos recursos financeiros, em ano complicado.
Escrevi há muito tempo
sobre o motor Cosworth-Ford DFV, apenas não disse que havia motores e motores,
equipes de ponta como a Lotus e McLaren tinham dezenas deles, sempre os mais
fortes e podiam abrir mão de algum numa volta super rápida para tentar uma
pole, e mesmo durante as corridas, mas as equipes médias não.
Stewart, Cevert, Ronnie, Lauda ao lado de Ickx, Reutman, Hulme ou Revson, o Rato escondido, não vejo Pace...
Com o Surtees Pace largava geralmente no meio do pelotão e ou quebrava ou chegava em sétimo ou mais atrás.
Chega Nurburgring,
acredito que a decima corrida do campeonato, Pace faz o decimo primeiro tempo
do grid, com 7`18”800/1000, onze segundos mais lento que o pole, Stewart com 7`07”800/1000.
Chega a corrida e o dia é dele, vai para cima, anda no limite, não quebra e nas
quatorze voltas da corrida por três vezes faz a volta mais rápida sendo que a
mais rápida de todas 7`11”400/1000 foi sete gundos mais rápida que sua volta de
classificação.
Ia esquecendo...Wilson e Emerson chegaram em quinto e sexto.
Este era José Carlos
Pace, que nos deixou no ano que segundo Lauda “seria o dele”, que andava sempre
no fio da navalha, um tremendo bota!
Ao seu amigo Chico e ao
Ronaldo Nazar que outro dia lembrou desta grande corrida.
Rui Amaral Jr
quinta-feira, 26 de maio de 2022
Blog...
Tenho conversado muito com meus amigos, outro
dia mesmo em longo papo com o Caranguejo – Carlos Henrique Mércio – que foi
desde o “Bandido da Luz Vermelha”, ele é fascinado por histórias policiais, até
o texto sobre automobilismo que tivemos ideia de fazer. Esqueci; também algumas
fofocas, coisa que nunca iremos publicar.
Sei muito bem o quanto
somos prestigiados por vocês que nos acompanham, no quadro acima mostro algumas
das postagens que aparecem na frente no número de leitores. Sei que o BLOGGER talvez
manipule esses números, pois segundo um de meus verificadores de audiência a
segunda colocada da lista teve no dia de sua publicação mais de vinte mil visualizações,
sendo que assim como as demais são acessadas todos os dias, nada a fazer.
Mesmo assim fico feliz
quando vejo que a primeira colocada é um texto do Jr Lara e meu sobre a
preparação dos motores VW para Divisão 3, que mesmo hoje com o avanço da
tecnologia é acompanhado por alguns fóruns que são fãs dos motores boxer que os
VW Fuscas usavam.
Posts do Luiz Fabiano,
Milton Bonani e um que muito me emociona, o adeus ao meu amigo/irmão Arturão ou
Turito, o grande Arturo Fernandes.
Na foto abaixo a
homenagem que meu amigo Ararê Fernandes faz a todos os carros da Divisão 3. No
caso meu #14, carro que comprei do amigo Luiz Pereira Bueno e que na equipe Hollywood
correu com o amigo Julio Caio.
link
Agradeço ao Ararê o
carinho e amizade, na barra lateral do blog o link para sua página em que
aparecem os carros que ele já mostrou, assim como para quem quiser fazer o
pedido para desenhos em alta resolução.
Muito obrigado a todos
que nos acompanham.
Forte abraço.
quinta-feira, 12 de maio de 2022
Desci a rua Augusta a 130 opor hora...
No alto o Conjunto Nacional e o Paes Leme.
Play Boys - entre eles meus amigos Chambel e Romeu Nardini.
Estava sossegado escrevendo quando toca o
telefone, em minha idade é telefone mesmo, celular é modernidade, era o Chico.
Voltando uns dias: Meu
amigo Beto Chambel postou algumas fotos antigas da rua Augusta no Facebook,
pedi para usa-las e guardei-as. Lembrei da época em que estudei no Paes Leme,
esquina da Augusta com Paulista.
Lembrei que um amigo,
ou o Expedito ou o Chico haviam feito uma apresentação à velocidade máxima
subindo e descendo a Augusta. Enviei as fotos que mostro aqui para o Chico via
WattsApp, sim antigos também usam estes “aparelhos”, mas entre tantos papos
esqueci de perguntar.
Rui: Chico, foi você que
andou na rua Augusta de formula?
Uma risada das boas
e...
Chico: Faz tempo Rui!
Foi um filme para alguma propaganda não lembro. O DETRAN (não sabemos se era esta
a designação na época) fechou as transversais da Av. Paulista até a rua Estados
Unidos, tivemos que fazer o filme 5/5.30 horas, bem cedo para não perturbar o
trafego.
Rui: E você centou o pé
descendo?
Outra boa risada...
Chico: Os pais do Luiz –
Pereira Bueno – moravam em um apartamento que dava para Augusta, devo tê-los
acordado.
Rui: Os pais do Luiz e
todo Jardim América, Consolação e adjacências!
Rimos muito, mas muito
mesmo.
Por volta de 1966, eu
com treze ou quatorze anos, meus irmãos, Cida e Paulo casaram, meus pais se separaram
e minha mãe e eu ficamos sozinhos na casa do Pacaembu, então ela resolveu ir
para um apartamento. Fomos morar na rua Antônio Carlos esquina da Bela Cintra,
na outra esquina morava o Erasmo -De Boer- e fui matriculado no Paes Leme,
acreditem, eles aceitaram!
No colégio além do
Erasmo um montão de amigos antigos e na minha classe entre eles Julio Caio -Azevedo Marques-, muitas corridas
de carros de fenda -a Estrela diz que o termo Autorama só ela pode usar.
Era uma festa, São
Paulo era cosmopolita, no Conjunto Nacional entre tantas atrações o cine Astor,
onde vimos o surgimento dos Beatles, uma enorme pista de Autorama, lugares para
comer e o Fasano, onde só íamos com nossos pais.
Alguns alunos do
renomado colégio pegavam o ônibus elétrico em direção ao Paulistano para no
meio do caminho descerem e na distração do cobrador puxarem os suspensórios do
mesmo, as vezes também subindo. Nós, educadíssimos e comportadíssimos nunca o
fizemos!
A Augusta era o máximo,
Galeria Ouro Fino, onde cortava o cabelo com o Rosário, os cinemas, onde íamos com
as meninas, o Frevinho na Oscar Freire, a loja Ludy onde comprei muitos
carinhos de autorama.
Enfim, a conversa com o
Chico rendeu frutos, no fim fiquei sabendo que foi ele que desceu e subiu a
Augusta sempre de botina embaixo com aquela Lola T200 Formula Ford e pude mostrar
as fotos. Pena que que as cenas e fotos daquele dia se perderam no tempo. Quem
sabe alguém aqui sabe alguma coisa mais.
A música do Ronnie Cord é de 1963. Filho do grande maestro e compositor Hervè Cordovil, Ronnie era amigo de amigos muito próximos, moravam em Santo Amaro, conheci seu irmão Hervè, também musico.
Abraços
Rui Amaral Jr