A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 5 de abril de 2022

CULTURA DO AUTOMÓVEL - Abril 2022


 

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Zeltweg 1000 Kilometres – 1972 e a equipe Hollywood

 

Jacky Ickx liderando com Luiz em quinto. 

Foto da Conexão Saloma, de meu amigo Luiz Salomão.

https://www.conexaosaloma.com.br/1000-km-osterreichring_luis-pereira-bueno-1972/ 

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PAIXÃO E TÉCNICA AO VOLANTE

Luiz Pereira Bueno 

Na página do livro um texto de Anísio Campos.


   E lá foi a equipe Hollywood enfrentar as feras...

 Aproveitando uma revisão do 908/2 na Porsche, inscreveram o carro para os 1.000 KM de Zeltweg, decima etapa do Mundial de Esportes Protótipos.

1972 - Os monstros de 5.000cc foram abolidos com os imbatíveis 917 que venciam tudo, para felicidade da Ferrari e... pode ser que tenha um dedinho de Enzo aí. Os 908/3 com cerca de 100 hps a menos não eram páreo para elas, então seus concorrentes eram as Alfa T33T, as Lolas T280 e o Gulf Mirage, ambos com o Ford-Cosworth DFV.    

A 312 PB da Ferrari era imbatível, com seu motor flat 12, o mesmo que corria na F. Um, que gerava absurdos 460 hps.



Daytona
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Mirage e Lola foram mais rápidos, mas... 

 Foi no meio desta batalha que Luiz e Tite entraram com o 908/2, que mesmo com cerca de cento e tantos hps a menos conseguiram largar em sétimo lugar, tendo Luiz na largada chegando a ocupar o quinto, mas depois num circuito de alta velocidade voltar ao sétimo, vinham fazendo uma bela exibição mas Helmut Marko numa bobeada os tirou da corrida.

A Ferrari fez 1º,2º, 3º e 4º nesta como em outras das corridas do Mundial.

Pace entra no lugar de Marko. Foi a estréia dele na Ferrari.
Gérard Larrousse / Vic Elford as Lolas da Ecurie Bonnier eram rápidas, mas sem esquema para vencer as Ferrari.
Mirage M6B Ford Cosworth, na foto com Redman em corrida anterior.



#18 
José Juncadella/John Bridges Chevron B21 Ford, #27 Claude Swietlik/Gilbert Salles  Lola T290 Ford, #21 Trevor Twaites/Brendan McInerney Chevron B21 Ford, a briga dos dois litros.

RESULTADO

Breve continuo escrevendo sobre o SUDAM 1971 um campeonato que segundo os argentinos teve oito ou dez provas e só encontrei resultados para seis ou sete. Numa QR um texto do Anísio que vale à pena, logo trago para vocês.


Rui Amaral Jr



quarta-feira, 23 de março de 2022

Gildo entrevista Amauri Mesquita

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 Hoje 19h a entrevista de Gildo Pires com Amauri Mesquita, grande nome do automobilismo.


 Nos links duas entrevistas anteriores, com o Chico e Luiz Fernando.

Rui Amaral Jr 

 


 


domingo, 20 de março de 2022

NURBURGRING 1970 - Berta LR Cosworth

 

Berta LR Cosworth

 Depois do sucesso na prova que a FIA homologaria o Autódromo de Buenos Aires para os Esporte Protótipos e a Formula Um a equipe Berta foi convidada para os Mil Quilômetros de Nurburgring válida para o mundial de Esportes Protótipos.

Gostaria de saber mais sobre o convite, porem acredito que foi uma homenagem aos argentinos da épica participação da equipe comandada por Orestes Berta na 84 Horas de Nurburgring e da incrível vitória de Juan Manuel Fangio em 1957, quando o próprio Quintuple declarou “nunca pilotei desta maneira, e não voltarei a fazê-lo!”. Além obviamente da participação do Berta LR Cosworth na prova homologatória.

Procurei na internet e em algumas das revistas e livros e pouco encontrei, mas, porém, todavia encontrei um site, o “Berta LR a La Historia”, que conta sobre esta participação como só um argentino poderia. O texto a letra de um tango de Gardel e Lepera (Le Pera), e ao ler senti Piazzolla tocando “Adios Nonino”, me fascina a maneira com que os argentinos cultuam seus heróis.

Confesso que não escolheria Nurburgring para uma apresentação na Europa, acertar um carro novo para uma pista com 23 quilômetros é muito complicado, mesmo com a experiencia que Berta e seus pilotos Luis Di Palma e Carlos Marincovich tinham nas 84 Horas.

Vejamos; A Porsche para enterrar de vez as pretensões da Ferrari levou quatro 908/3, dois na equipe oficial, para Vic Elford / Kurt Ahrens, Jr. e Hans Herrmann / Richard Attwood e dois para a John Wyer. Automotive Engineering com Jo Siffert/Brian Redman e Pedro Rodriguez/Leo Kinnunen, deixando os 917 de fora. Fora inúmeros 908/2 e outros. A Ferrari sem ter um carro à altura foi com as 512S para as duplas Ignazio Giunti/Arturo Merzario, John Surtees/Nino Vaccarella e Mike Parkes/Herbert Müller pela Scuderia Filipinetti. Até a Alfa Romeo T33/3 da Autodelta com Rolf Stommelen/Piers Courage largou na frente das Rossas.

Luis Di Palma/Carlos Marincovich com o LR Cosworth largaram em decimo quarto, atrás ainda de um 917K particular e três 908/2. A corrida aqui era de campeonato, e mesmo os 908/2 eram versões aprimoradas, mais rápidos que os que foram para Buenos Aires.

Aqui um parêntese, as corridas homologatórias geralmente levam ao país carros para serem alugados para os locais e alguns grandes pilotos convidados. Os locais tentam dar o máximo, mas com carros alugados, e já comentei aqui sobro o assunto e os astros vão sem muito compromisso, simples assim. Isto não tira de forma alguma a brilhante participação do Berta LR Cosworth naquela corrida.

Infelizmente não tenho o mapa da corrida, saudades de quando a Auto Esporte e AutoSprint os traziam, e Di Palma e Marincovich abandonaram na quinta ou sexta volta por falta de pneus adequados para a chuva.

O 908/3 vencedor com Elford.

E um 908/3 venceu com Elford/Ahrens outro no segundo lugar com Herrmann/Attwood em terceiro a 512S de Surtees/Vaccarella quase dois minutos atrás.

 

Berta LR La Historia

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Nürburgring 1000 Kilometres

RACING SPOTS CARS

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Rui Amaral Jr  




ADIOS NONINO

Astor Piazzolla