terça-feira, 5 de abril de 2022
sexta-feira, 1 de abril de 2022
Zeltweg 1000 Kilometres – 1972 e a equipe Hollywood
Jacky Ickx liderando com Luiz em quinto.
Foto da Conexão Saloma, de meu amigo Luiz Salomão.
https://www.conexaosaloma.com.br/1000-km-osterreichring_luis-pereira-bueno-1972/
link
PAIXÃO E TÉCNICA AO
VOLANTE
Luiz Pereira Bueno
Na página do livro um
texto de Anísio Campos.
E lá foi a equipe Hollywood enfrentar as feras...
1972 - Os monstros de
5.000cc foram abolidos com os imbatíveis 917 que venciam tudo, para felicidade da
Ferrari e... pode ser que tenha um dedinho de Enzo aí. Os 908/3 com cerca de
100 hps a menos não eram páreo para elas, então seus concorrentes eram as Alfa
T33T, as Lolas T280 e o Gulf Mirage, ambos com o Ford-Cosworth DFV.
A 312 PB da Ferrari era
imbatível, com seu motor flat 12, o mesmo que corria na F. Um, que gerava
absurdos 460 hps.
A Ferrari fez 1º,2º, 3º
e 4º nesta como em outras das corridas do Mundial.
Breve continuo escrevendo
sobre o SUDAM 1971 um campeonato que segundo os argentinos teve oito ou dez
provas e só encontrei resultados para seis ou sete. Numa QR um texto do Anísio
que vale à pena, logo trago para vocês.
Rui Amaral Jr
quarta-feira, 23 de março de 2022
Gildo entrevista Amauri Mesquita
domingo, 20 de março de 2022
NURBURGRING 1970 - Berta LR Cosworth
Gostaria de saber mais
sobre o convite, porem acredito que foi uma homenagem aos argentinos da épica
participação da equipe comandada por Orestes Berta na 84 Horas de Nurburgring e
da incrível vitória de Juan Manuel Fangio em 1957, quando o próprio Quintuple
declarou “nunca pilotei desta maneira, e não voltarei a fazê-lo!”. Além
obviamente da participação do Berta LR Cosworth na prova homologatória.
Procurei na internet e
em algumas das revistas e livros e pouco encontrei, mas, porém, todavia encontrei
um site, o “Berta LR a La Historia”, que conta sobre esta participação como só
um argentino poderia. O texto a letra de um tango de Gardel e Lepera (Le Pera),
e ao ler senti Piazzolla tocando “Adios Nonino”, me fascina a maneira com que os
argentinos cultuam seus heróis.
Confesso que não
escolheria Nurburgring para uma apresentação na Europa, acertar um carro novo
para uma pista com 23 quilômetros é muito complicado, mesmo com a experiencia
que Berta e seus pilotos Luis Di Palma e Carlos Marincovich tinham nas 84
Horas.
Vejamos; A Porsche para
enterrar de vez as pretensões da Ferrari levou quatro 908/3, dois na equipe
oficial, para Vic Elford / Kurt Ahrens, Jr. e Hans Herrmann / Richard Attwood e
dois para a John Wyer. Automotive Engineering com Jo Siffert/Brian Redman e Pedro
Rodriguez/Leo Kinnunen, deixando os 917 de fora. Fora inúmeros 908/2 e outros.
A Ferrari sem ter um carro à altura foi com as 512S para as duplas Ignazio Giunti/Arturo
Merzario, John Surtees/Nino Vaccarella e Mike Parkes/Herbert Müller pela Scuderia
Filipinetti. Até a Alfa Romeo T33/3 da Autodelta com Rolf Stommelen/Piers
Courage largou na frente das Rossas.
Luis Di Palma/Carlos
Marincovich com o LR Cosworth largaram em decimo quarto, atrás ainda de um 917K
particular e três 908/2. A corrida aqui era de campeonato, e mesmo os 908/2
eram versões aprimoradas, mais rápidos que os que foram para Buenos Aires.
Aqui um parêntese, as
corridas homologatórias geralmente levam ao país carros para serem alugados
para os locais e alguns grandes pilotos convidados. Os locais tentam dar o
máximo, mas com carros alugados, e já comentei aqui sobro o assunto e os astros
vão sem muito compromisso, simples assim. Isto não tira de forma alguma a brilhante
participação do Berta LR Cosworth naquela corrida.
Infelizmente não tenho
o mapa da corrida, saudades de quando a Auto Esporte e AutoSprint os traziam, e
Di Palma e Marincovich abandonaram na quinta ou sexta volta por falta de pneus
adequados para a chuva.
O 908/3 vencedor com Elford.
E um 908/3 venceu com Elford/Ahrens
outro no segundo lugar com Herrmann/Attwood em terceiro a 512S de Surtees/Vaccarella
quase dois minutos atrás.
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Rui Amaral Jr
Astor Piazzolla