sexta-feira, 22 de outubro de 2021
IL ZINGARO È RE
domingo, 17 de outubro de 2021
Mestre Luiz...
“Peço licença ao Rui para mais uns pitacos:
Sobre os 500 km de Interlagos de 1972, tem um belo 'post' aqui no
Histórias: https://ruiamaraljr.blogspot.com/2012/04/500-km-de-interlagos-1972.html
. Nesse 'post' tem um vídeo com imagens geniais em que (não tenho certeza)
esteja o único registro da batida do Rolando (Ricardo?) Nardi (Berta) na Curva
1.
Sobre o tempo de volta, não consigo encontrar nenhuma informação do
tempo do grande Luiz Pereira Bueno, no March 711, naquela sacada de marketing
da equipe Hollywood, em 1972: qual teria sido o tempo?
Por falar em L.P.B., parece que esse Berta LR3 que largou na primeira
fila é o que virou Berta Hollywood: será?
Ainda quanto aos tempos de volta, o Nilson Clemente mandou bem,
colocando um Avallone no meio do grid, bem posicionado, entre protótipos
europeus.
Para os mais novos, esses 500 km foram como se hoje estivessem em
Interlagos as Oreca, Rebellion, Ligier, junto com protótipos Tubarão.
Walter”
Mea culpa...
Walter, meu caro amigo, bem que eu disse no post que nunca fui um
historiador!
Escrevi lembrando da marca estabelecida pelo Luiz com o March 711, sei
que escrevi aqui mesmo alguma coisa, mas não procurei, sinto muito.
Depois de ler seu comentário vim para o computador e eis que aqui ao
meu lado, na estante me olhando, estava o livro “Paixão e Técnica ao Volante”
de Luiz Pereira Bueno, que ganhei de meu amigo Ronaldo Nazar. Confesso que
comecei a ler o livro anos atrás, mas me veio à lembrança tantas coisas e
triste deixei de lado, nunca conclui, hoje o farei.
“Cavalo dado não se olha os dentes”
Ouvi a história deste Record do próprio Luiz e das agruras que sofreu
para pilotar o March alugado, apenas não lembrava o tempo de volta, então nada
citei no post anterior, até porque minha ideia era fazer uma analogia com o que
veio à minha mente.
A ideia da promoção do Record foi de Antonio Carlos Scavonne, alguém
que muito fez por nosso automobilismo e pouco é lembrado. Scavonne pereceu no
trágico acidente de Orly, e o automobilismo brasileiro perdeu o seu grande
incentivador.
Agruras: Tal qual a cavalo dado carro alugado o que se tem é aquilo que
vem, Chico sofreu o mesmo na Formula 2 e eu quando fiz algumas corridas de Estreantes
& Novatos.
A March, do senhor Mosley, entregou a Luiz para aquela corrida que
homologaria Interlagos para Formula 1 um carro que ele não pode acertar, coisa
que ele fazia com maestria, e além de tudo com o motor Cosworth DFV com o
limite de giros cerca de 1.000 rpm a menos que esses motores permitiam.
https://ruiamaraljr.blogspot.com/2010/03/ford-cosworth-1967.html
Enquanto nos outros motores da equipe o limite era de 11.500 rpm o seu
era de 10.500, lendo meu post sobre o Cosworth DFV escrito mais de dez anos
atrás, e conversando com o Chico, calculo que o motor do Record tivesse cerca
de 420 hps.
Luiz virou com o March 711 o tempo de 52`014/1000 à média de 221.963
kmh. Ligeiramente mais rápida que os 52.404/1000 de Joest na pole dos 500 Km de
1972, mas muito aquém do que um Formula Um acertado e pilotado por ele conseguiria.
Então pesquisei; Tomando como base Monza 1971 e a Formula Um e os
Esporte Protótipo, uma pista de alta, na época muito parecida com o anel
Externo de Interlagos.
Na Formula Um, Ronnie Peterson com o March 711 largou na sexta posição
com o tempo de 1`23”460/1000, com a pole de Chris Amon de 1`22”400/1000 com a
Matra MS 120B. A melhor volta na corrida foi de Henri Pescarolo com a March
711, 1`23”800/1000.
Nos Esporte Protótipos a classificação foi com chuva, a pole de Vic
Elford/Gerard Larrousse Porsche 917K 1`32”930/1000 sendo que Herbert Muller com
a mesma Ferrari 512M foi decimo e o primeiro Porsche 908/2 de Ernesto
Brambilla/Eicky/Mattli foi vigésimo. Na corrida, no seco, a melhor volta foi de
Pedro Rodriguez 1`24” à média de 246.429 kmh.
Quanto ao Record acredito que Luiz com 711 acertado e um motor de ponta
girasse cerca de um segundo ou segundo e meio mais rápido. E nos 500 Km ele foi
soberbo, levando o 908/2 a brigar com gente bem mais forte! Aqui algo que ficou
no tempo e em minha memória, e outro dia o Chico Lameirão comentou comigo,
Reinold Joest impressionado com a corrida do Luiz convidou-o para fazer parte
de sua equipe na Europa, convite declinado pois aqui no Brasil sua Equipe
Hollywood ia de vento em popa...
Sobre o Berta LR não tenho informações, mas certamente o Mago de Alta
Gracia fez o Berta-Hollywood desenvolvendo este carro, que aqui corria na
Divisão 4, com motor V8 302 da Ford o mesmo do Maverick-Berta. Nos 500 Km o LR
correu com o motor seis cilindros em linha com 3.800cc, motor desenvolvido por
Berta, igual ao nosso Chevrolet Opala, era uma joia que desenvolvia cerca de
380 hps.
O vídeo é de meu amigo Luis Guimarães.
Fico devendo os 500 Km que o Chico e o Lian correram com o Porsche.
À memória de Luiz e Scavonne.
Aos amigos Chico e Walter.
vídeo sobre a corrida e o recorde do Luiz.
Agradeço ao meu amigo Fabio Farias
Rui Amaral Jr
quinta-feira, 14 de outubro de 2021
Tempos...
Por volta do 1983/84 conversava com meu irmão Paulo, que me mostrava um
recorte de jornal de seu primeiro treino pelo Anel Externo de Interlagos com o
Porsche 550 RS Spyder em 1961, quando ele e seu parceiro Luciano viraram 1`20” a
média de 144 km/h e brincando lhe disse que se assim fosse eu que havia feito
uma corrida pelo externo o ano anterior com meu VW D3, quando virei a melhor
volta da corrida com 1`3” 990/1000 à média de 180 km/h, à cada quatro voltas e
pouco colocaria uma sobre ele. Depois ele me contou que na classificação havia
virado 1`14” a média de 156 km/h, mas mesmo assim a cada seis voltas uma
colocaria nele.
Brincadeiras à parte podemos ver nestas antigas corridas pelo belo e
hoje violentado autódromo a evolução dos carros.
Não sou e nem pretendo ser um historiador, apenas conto histórias sem
me aprofundar muito em pesquisas, então vamos lá.
500 Km de 1961
link
Nos 500 Km de 1961 a pole foi do
grande Ciro Cayres com uma Maserati-Corvette com o tempo de 1`10”300/1000 à
média de 164.23 km/h. Na corrida e melhor volta 1`13”800/1000 à média de 156.44
km/h, garoava, foi de Ruggero Peruzzo que venceu conduzindo a Maserati 300S com
Celso Lara Barberis e Emilio Zambelo.
Onze anos depois, e por iniciativa do genial Antonio Carlos Avallone, nos 500 Km de 1972 correram uma miríade de carros e pilotos que venciam corridas mundo afora. Herbert Muller, que do alto de seus metro e cinquenta e poucos tocava muito, com a Ferrari 512M, Reinold Joest com o Porsche 908/3, a esperança argentina o Berta RL com Angel Manguzzi, o grande Luiz Pereira Bueno com o Porsche 908/2, Marivaldo Fernandes com Alfa T33/3 e muito mais. Alfas T33/3, McLaren, Porsches de vários modelos, Lolas, Fiat Abarth como a da grande Lela Lombardi, Ford GT40 e o protótipo Avallone derivado da Lola, um deles com motor Ford pilotado por Nilson Clemente e o próprio Avallone com outro com motor Chevrolet.
A pole foi de Reinold Joest que com o 908/3 virou 52` 404/1000 à média
de 220.31 km/h. Na corrida Muller e a 512M fizeram a melhor volta com 53”020/1000
à média de 217.75 km/h.
Comparando as quatro corridas, sendo que em 1982 quando corri o
autódromo estava muito melhor e mais rápido, mesmo que nos 500 Km de 1972;
Certamente Ciro e Celso com as Maserati com motores de mais de 300 hps,
e em 82 com pneus mesmo sem serem slicks muito melhore que os de vinte anos antes,
seriam bem mais rápidos que eu num VW com 150 e poucos hps, apesar dos slicks,
o 550 não sei, talvez virassem o mesmo que eu.
Na corrida de 1966 os tempos me decepcionaram um pouco, acredito que o KG-Porsche
de Marivaldo não estava então com o motor Porsche de dois litros com cerca de
200 hps e o Mark I segundo conversas com amigos tinha cerca de 135/140 hps.
Dezesseis anos depois e com a evolução da pista e dos pneus não creio que chegassem
a virar 1`4”.
Aqui cabe uma explicação, os pneus silicks são muito mais rápidos que
os radiais em tempo de pista, mas a velocidades, até pelo menor atrito da banda
de rodagem menor, são maiores em linha reta.
Já comparando com 1972 e aquele espetáculo inesquecível, eu teria
tomado de Luiz, Joest, Muller e outros, uma volta à cada cinco, talvez mais já
que de 1972 no começo dos slicks até 1982 os pneus evoluíram uma barbaridade,
assim com a pista melhorou.
Apenas por curiosidade, meu tempo de 1`3” alto me deixaria em 20º no grid, logo à frente do Porsche 910 de Clovis Ferreira.
E como sonhador fico aqui imaginando...Não tivessem violentado nosso
autódromo quanto viraria hoje um Formula Um ou Indy? Numa média de cerca de 310
km/h que acredito ser possível, estariam virando em mais ou menos 37` 200/1000,
imaginem o quão seria maravilhoso assistir uma corrida destas!
Rui Amaral Jr
PS: Deixei de lado uma consideração importante sobre o traçado, da saída da curva Quatro, a que entra para o circuito completo, até o lugar dos antigos boxes, onde hoje chamam de Café, a subida é acentuada, prejudicando muito os carros de menor potência.
sexta-feira, 8 de outubro de 2021
Viagem no tempo...
La storia della Scuderia Ferrari
Sempre que posso entro no site da Ferrari e fico lendo e olhando a história, viagem por ela.
Rui Amaral Jr