Chico em foto de meu amigo Rogério Da Luz
........... , Caro amigo RUI ......, então,
depois de um longo e tenebroso inverno porque passamos , estou aqui de volta a
lhe mandar uma escrita que há muito tempo prometida estava, mas ainda não
cumprida de minha parte .......!!!!! Mil
perdões pelo espaço de tempo, mas por falta deste, somente agora estou à fase-la.
Pois é, estávamos em 1970,
quando COLIN CHAPMAN lançou a sua famosa criação, a LOTUS 72 , sempre mui bem
pilotadas por RIND, EMERSON e PETERSON.
Como sempre com uma longa lista de inovações, tais como freios
""" in board """" nos quatro cantos,
diminuindo sensivelmente o peso não suspenso, as barras de torção no train
dianteiro, enfim, mas para nós leigos o que chamava mais atenção era sua forma
aerodinâmica em CUNHA, com dois radiadores
laterais e está claro seus SPOILERS dianteiros e AEROFÓLIO traseiro
........!!!!! Até seu LOTUS F.3 , tinha
essa aparência , mas neste ele não foi tão radical pois seu radiador continuou
colocado em uma única peça na dianteira ......!!!!!!!
Chico x Clóvis Moraes, segunda perna da curva da Ferradura, Interlagos.
A mais de 12 mil quilômetros de
distância, sempre apaixonado pelas inovações aerodinâmicas, mas está claro sem
entende-las em sua profundidade necessária, resolvi tentar copiar esse
""" shape """......., ainda no fim do meu acerto
com a EQUIPE HOLLYOOD, mas depois com mais afinco na EQUIPE MOTORADIO. Achei
que o segredo era seu design externo, quando muito provavelmente era a sua
parte mecânica em uma porcentagem muito maior do que esta. Cheguei a assistir
uma corrida em BRANS HACHT em que JACK BRAHBAM em seu carro com uma
aerodinâmica """" convencional """"
andar na frente do LOTUS 72 de RIND , portanto .......!!!!!!!
Hoje, com outros olhos, vejo o
quanto errei ......!!!!!
Lotus 25 x Lotus 72
Os FÓRMULA FORD BINO tinham um
desenho quase igual à também LOTUS 25 de
1963 F1 // 1.5 ........, com um radiador único na dianteira, linhas suaves,
limpas sem grande volume externos ......!!!!! Originalmente esses carros eram
os famosos MERLYN da FÓRMULA FORD inglesa lançado por volta de 1966, quando do
início dessa fantástica categoria mundial, com vários construtores envolvidos
nela até aos dias de hoje ......!!!!!
Chico x Clóvis no Tarumã.
No meu BINO MOTORADIO
colocamos dois enormes radiadores laterais, SPOILER na dianteira e também não prestei
a devida atenção ao tanque de óleo pois este em uma vista de planta tinha o
"""" shape """ de uma flecha no término do
auto, o que além de arrasto devia abrir um vácuo bem avantajado para os carros
que vinham atrás ........., sorte deles .....!!!!!!!
O Formula Junior de Chico em sua oficina.
O Vanwall com Moss #20, #18 Lewis-Evans e #22 com Tony Brooks
Agora, no afan de fazer uma
categoria escola (((( será que conseguiremos ......?????)))) tentei me redimir do erro de tempos atrás
.......!!!!! Com certas referências de
carros feitos pelo famoso engenheiro aeronáutico inglês Frank COSTIN e com duas
curiosas fotos de PINGUINS, me inspirei em um outro modo de desenho em um
FÓRMULA JUNIOR 1.0 C.L.R. ....!!!!! Frank
CONSTIN foi que desenhou os VANWALL F1
dos anos 50//60 , autos bem arredondados até um tanto largos mas que tinham uma
excelente velocidade linear, ganhando corridas nos famosos circuitos de SPA -
FRACOMCHAP ((( sonho de qualquer piloto que se preze como tal de correr lá )))
em MONZA e em REIMS ......!!!!
Em conseguindo colocar esse
FÓRMULA JUNIOR 1.0 CLR em """" pé """"
, verei o quanto estava errado à época ........!!!!!!
Desculpe o papiro, talvez um
pouco longo demais.......!!!!!
Abraço amigo a você e todos nossos leitores
CHICO LAMEIRÃO
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O Vauwall Formula Um de Tony Vandervell teve como criadores os jovens engenheiros Frank Costin e Colin Chapman, em suas vinte e nove corridas na F.Um com Stirling Moss, Harry Schell, Stuart Lewis-Evans, Maurice Trintgnant e Tony Brooks obteve nove vitórias e o Mundial de Construtores de 1958.
O Chico no texto se refere à "peso não suspenso" esta é relação muito importante na engenharia dos carros. Quanto maior for a relação "peso não suspenso x peso suspenso" maior é a possibilidade dos pneus manterem contato com o solo e transferirem à ele as mudanças de rotas.
O "peso não suspenso" é considerado a roda, pneus e outros como freios, sendo o "peso suspenso todo o resto do carro. Daí a necessidade de rodas de liga leve, pneus leves e na época citada dos freios in-board.
Desculpe caro Chico a intromissão em seu texto, considerei as explicações necessárias, mais tarde ao telefone peço a autorização formal!
Abraços à todos,
Rui Amaral Jr