A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 9 de março de 2017

Ruf

Porsche 356 Ruf

É muito difícil aprimorar algumas obras primas da engenharia, quem já pilotou, opsss, quem já guiou um Porsche sabe bem o que digo, hoje eles são sofisticados, um pouco demais para meu gosto, mas os mais antigos, talvez até o 993 são esportivos sensacionais, puro prazer e emoção!
Pois bem à décadas a Ruf  pega essas obras primas e mantendo a aparência original as transforma em sonhos.
Vejamos o icônico 356; a Ruf usando um carro original ou apenas o chassi, transforma seu motor original de quatro cilindros usando todas peças do 911 de primeira série, comando de válvulas no cabeçote, pistões, bielas e o restante do 911.
O cambio também é idêntico ao do 911 de cinco marchas, com a primeira deslocada para esquerda fora e 2/3/4/5 no H.
Um parentese para comentar sobre o posicionamento das marchas neste tipo de cambio. Como eram obviamente carros de alto desempenho tanto nas pistas quanto nas ruas a primeira era deslocada onde é a ré de muitos câmbios pois só era usada na saída ou no caso das pistas em uma curva de muito baixa velocidade como o Bico de Pato em Interlagos. Nos carros usados em subidas de montanha, uma modalidade muito difundida na Europa ela geralmente era muito curta para ser usada apenas na largada. No Porsche 550 RS de meu irmão ele sempre me contava sobre o que ele chamava de "primina", era uma primeira marcha ao lado da primeira e para se usa-la levantava-se a alavanca e a marcha era colocada para frente ao lado da primeira (será que me fiz compreender?)...eu infelizmente na época tinha 8/9 anos e no tempão que este carro ficou largado na garagem de casa ninguém teve a educação necessária para me ensinar a a guiar nele...um trauma muito grande que carrego até hoje!rs
Voltando à Ruf, vale à pena dar uma longa espiada no site, link abaixo e ver as maravilhas que eles fazem nos 911 RS e demais carros da marca, alguns inclusive construídos por eles.    

Rui Amaral Jr

Porsche 356 Ruf

Potencia max: 170 hp à 6.500/min
Torque máximo: 22 kg à 5.500/min
Cilindrada: 2399 cm³
Cambio: 5 marchas do 911
Velocidade máxima: 225 km/h

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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Ferrari 2017 F.Um

Acompanhem no link abaixo o lançamento...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

CanAm 1974 - Enfim a vez da Shadow

Oliver e a DN4

Com a nova regulamentação que permitia apenas 170 litros de combustível a potencia dos monstruosos Porsche 917/30 que beiravam os 1.500 hps foi restringida e a Shadow com seu DN4 pode enfim desafiar e vencer.
Era o último ano da primeira fase da CanAm que começou 1966, o interesse das grandes equipes já não era o mesmo por uma série de motivos, inclusive premiação e o campeonato acabou depois das cinco primeiras etapas das 8/9 programadas. Nos  oito anos anteriores apenas a Lola, McLaren e Porsche haviam vencido e agora era a vez da americana Shadow.
Seu DN4 era um carro afilado movido por um motor Chevrolet de 7.439cc com cerca de 780 hps, rápido nas retas e curvas e seria tocado por dois pilotos com experiencia e rápidos, George Follmer e Jackie Oliver, o principal opositor era Brian Redman com o Porsche 917/30 KL mas Oliver venceu as quatro primeiras corridas sendo que a quinta e última etapa foi vencida pela McLaren M20 Chevrolet de Scooter Patrick tendo Follmer quebrado e Oliver depois de problemas chegar no 9º lugar. 

Shadow DN4



Rui Amaral Jr  



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A Tríplice Coroa por Wagner Goanzalez

Ilustração de Wagner Gonzalez

Sempre tive vontade de escrever sobre a Tríplice Coroa de Hill, Formula Um, Indianapolis e 24 Horas de Mans, agora meu amigo Wagner com muita propriedade me passou à frente. Muito bom o post não deixem de ler.

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