A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

500 KM de São Paulo no Vello Città



 Carros mais preparados do Brasil começam a chegar para os 500 Km de São Paulo
Pelo terceiro ano consecutivo, prova acontecerá no Velo Città, em Mogi Guaçu

A semana começa agitada para os competidores que disputarão no próximo domingo (18) a 32ª edição dos 500 Km de São Paulo, que acontecerá no Velo Città, autódromo localizado na cidade de Mogi Guaçu (SP). Com 26 carros confirmados, o Automóvel Clube Paulista (ACP) continua recebendo as inscrições.

"Na semana passada ainda tínhamos carros sendo aprontados e alguns sendo confirmados, como por exemplo a Ferrari F430 GT3 de Renato Cattalini e Fábio Greco, que foi liberada no sábado", conta Sílvio Zambello, promotor do evento e presidente do ACP.

A prova contará pontos para o Campeonato Brasileiro de Endurance, que deixa o Rio Grande do Sul pela primeira vez neste ano. A corrida no Velo Città vai reunir pilotos de vários estados, principalmente da região sul e sudeste do país. São esperados pelo menos dez carros que disputam o Campeonato Gaúcho de Endurance, incluindo o protótipo MC Tubarão, pilotado pela dupla Tiel Andrade e Franco Pasquale. Eles lideram a categoria GP1 no Brasileiro e Gaúcho.

Tiel e Franco

A MC Tubarão vem com seus quatros carros de categorias diferentes pelo Brasileiro de Endurance. Além de Tiel e Pasquale na GT1, o MC Tubarão #32 de Mauro Kern e Paulo Souza na P2, Julio Martini e Marcelo Vianna na P3, com o protótipo MRX #5 e o BMW Eurobike M3 GTS #64 de Henry Viscondi e Marcio Basso na categoria GT2.

 MC Tubarão
 Fernando Poeta
Carlos Antunes e Emilio Padron

"Já embarcamos todos os carros e devemos estar no Velo Città na quinta. Não deu tempo de treinar no simulador porque faz quatro finais de semana que eu corro direto", contou Tiel Andrade, que na semana retrasada correu as 24 Horas de Barcelona e na semana passada as 6 Horas de Guaporé.

Equipe vencedora do ano passado, a Old Boys aparece com a novidade da troca do piloto. Ingo Hoffmann dá lugar a Duda Pamplona, que dividirá a condução de um Mitsubishi Lancer com Leandro Almeida e Guiga Spinelli. Eles correm em casa, já que o circuito Velo Città é a pista onde nasceu a categoria Mitsubishi Lancer Cup, e onde os pilotos da equipe são monitores e "coach" dos gentleman drivers da categoria.

Os 500 Km como prova de endurance praticamente de força livre, dividindo os carros em sete categorias possibilita ver performances de vários equipamentos preparados e protótipos construídos por ótimos profissionais do esporte a motor. Já é certo que teremos uma Ferrari F430, um VW Golf, e o BMW M3 GTS da MC Tubarão brigando com os modelos Cobalt e Vectra com motores V8 e chassis de Stock Car com potência de aproximadamente 600 cavalos.

Esdras Soares dividirá o volante do Vectra com seu amigo e conhecido piloto Djalma Fogaça da Fórmula Truck. Neste ano teremos ainda outra novidade vinda da oficina do preparador Caíto e o filho Rodrigo Queiroz Teles em Itatiba (SP). O Mercedes-Benz E320 com motor V6, inteiro modificado para a pista e com 240 cavalos no motor chega na pista na quinta-feira.

 Caíto e Rodrigo ao lado da MB no Vello Città
O carro está sendo muito bem preparado.
Fernando seu pai Luiz Eduardo Monis e Heitor Luciano Nogueira Filho com o Espron BMW.
Heitor e Fernando andaram muito bem nos 500 KM de 2015, este ano esperam repetir.   

Além da corrida de 500 Km, o evento no interior paulista contará com corridas da Mitsubishi Lancer Cup, da Fórmula 1600 e do Campeonato Paulista da Classic Cup. A Fórmula 1600, categoria escola do automobilismo paulista, comparece com um grid de 25 a 30 carros. O promotor da F-1600, Sílvio Novembre lembra que a categoria de monopostos da 1600 hoje é a melhor escola para quem sai do kart.

"Temos um bom grid porque mantemos os custos baixos. Hoje um piloto corre com um pacote de final de semana e gasta no máximo seis mil reais. Vamos fazer uma corrida de disputas emocionante no Velo Città", empolga-se o promotor.

O "Encontro de Campeões" terá a sua quarta edição e como sempre trazendo emoções com as presenças de pilotos e preparadores como Wilson Fittipaldi, Bird Clemente, Luiz Evandro Águia, Tite Catapani, Luiz Antonio Siqueira Vieira (o Teleco) e muitos outros.

Confira a programação completa dos 500 Km de São Paulo:

Sexta-feira - 16 de setembro
11h - Treino Livre 1 - 500 Km
12h11 - Treino Livre 1 - Classic Cup
12h46 - Treino Livre 1 - Fórmula 1600
13h21 - Treino Livre 2 - 500 Km
14h32 - Treino Livre 2 - Classic Cup
15h07 - Treino Livre 2 - Fórmula 1600
15h42 - Treino Livre 3 - 500 Km

Sábado - 17 de setembro
8h - Treino Livre 1 - Lancer Cup
8h35 - Treino Livre 4 - 500 Km
9h25 - Treino Livre 3 - Classic Cup
10h - Treino Livre 2 - Lancer Cup
10h35 - Treino Livre 5 - 500 Km
11h20 - Treino Livre 3 - Fórmula 1600
11h55 - Classificação - Classic Cup
12h30 - Classificação - Fórmula 1600
12h50 - Classificação e Corrida 1 - Lancer Cup
13h55 - Classificação 500 Km
15h10 - Corrida 1 - Fórmula 1600
15h50 - Corrida 1 - Classic Cup
16h25 - Classificação e Corrida 2 - Lancer Cup

Domingo - 18 de setembro
8h30 - Warm-up - 500 Km
9h20 - Corrida 2 - Fórmula 1600
10h10 - Corrida de Veteranos
11h10 - Corrida 2 - Classic Cup
13h - Largada dos 500 Km de São Paulo

Fotos:Dudu Leal, divulgação. 

APOIO





Realização: Automóvel Club Paulista 






quarta-feira, 14 de setembro de 2016

...e a bandalheira continua...

...não tenho a minima ideia qual a intenção dos organizadores da Stock muito menos da administração do autódromo José Carlos Pace - Interlagos - ao tratar o publico que gosta de automobilismo desta maneira. Na pista foi um final de semana de belas corridas na Stock o jovem Felipe Fraga se impôs sobre Rubens Barrichello e venceu com propriedade de um veterano. 
Não fui pois tinha outros afazeres, mas os relatos abaixo são de amigos próximos que atuam na área, como disse acima não tenho ideia da intenção dos "senhores" que dominam nosso automobilismo ao tratar desta forma o publico apaixonado, será que eles só se preocupam com a TV e os convidados especiais que levam aos boxes?
Vou contar uma coisinha para vocês...no domingo fui à casa de dois grandes amigos, o pai um grande preparador e o filho que está seguindo seus passos, à certa altura chega um outro amigo nosso e sentados papeando e olhando o trabalho deles este amigo olha para mim e conta que me viu vencendo em Interlagos no ano de 1971, fiquei emocionado e grato pelo carinho.
Pois bem respondendo a pergunta acima, estes senhores que fazem as categorias ditas "top" estão pouco se lixando para este público, pensam apenas nos camarotes e no televisionamento, e os administradores de nosso templo estão ainda mais se lixando para quem vai ao autódromo...por enquanto eles são os senhores da situação...incompetentes para dizer o minimo! 

Rui Amaral jr

Abaixo o comentário de meu amigo no Facebook com os comentários de outros amigos nossos.

  
"Ontem, na stock, tinha UM único portão para entrar e TRÊS caixas vendendo ingressos.
Foi um caos. Tanto que liberaram as catracas e quem estava na fila entrou de graça!!!!
E os banheiros!!!! Nojentos.

1-Vi uma senhora ir embora com marido e filhos antes da corrida pq não conseguia usar o banheiro

2- Padrão favela Brasileira

3- Os banheiros eram nas ruas ao redor do autódromo~~~~~~~~"


sábado, 10 de setembro de 2016

Conta Borgmann...




A realização dos 500 km de Porto Alegre em 1964 era aguardada com expectativa principalmente porque a Simca do Brasil estava enviando a sua Simca Carretera #26 com o piloto paulista Jaime Silva. Já havia sido lançado o mais novo modelo da Simca, o Tufão, mas a carretera ainda utilizava o monobloco com desenho antigo. Entre as alterações do Simca Carretera, a principal era no aspecto aerodinâmico, com o teto rebaixado. Mas a mecânica ainda era o V8 tradicional de 2,4 litros flathead retrabalhado. Apesar disso, o favorito ainda era Catharino Andreatta com sua carretera Chevrolet Corvette, freios a disco nas 4 rodas da Retsam, câmbio e blocante Corvette, tripla Holley e vários outros detalhes especiais. E na corrida foi o que se viu, com Jaime na ponta, mas o velho (na ocasião com 53 anos) ficou na espreita e passou Jaime para vencer a prova.

Jaime e a carretera Simca
 Lauro Maurmann Junior, de JK, sendo perseguido por Aldo Costa de Simca.


Classificação da prova:
Força Livre
1) Catharino Andreatta - Chevrolet
2) Jaime Silva - Simca
3) Breno Fornari - Simca

Cat.acima de 1.600cc
1) Lauro Maurmann Jr - JK
2) Aldo Costa - Simca
3) Henrique Iwers - DKW

O circuito da Pedra Redonda, onde se realizou a corrida, era um circuito de rua, anti-horário. As fotos do arquivo de ZH foram obtidas na curva do Posto Sagol, em Ipanema.
Na primeira foto, Catharino segue Jaime, na ponta. Na segunda foto aparece Lauro Maurmann Junior, de JK, sendo perseguido por Aldo Costa. Na última foto, Catharino e seu Chevrolet Corvette.

É interessante também observar uma foto da Simca Carretera, no ano seguinte (1965) já alterada na sua dianteira visando maior penetração aerodinâmica. As rodas, talvez, poderiam ser as das Simca Abarth  que a Simca trouxe para o Brasil via importação temporária, e depois devolvidas ao exterior. Esta já é outra história.

Luiz Borgmann

 Asmuz, Catharino, Cuchiarelli e Tarumã.


Olá Rui, bom dia,


Esta foto do arquivo de José Asmuz registra a assinatura da promessa de compra e venda  da área de 50 hectares onde  se localiza o Autódromo Internacional de Tarumã. O ano é provavelmente 1955. Representando a associação de pilotos, aparecem da esq.para a direita os pilotos Gabriel Cuchiarelli, José Asmuz e Catharino Andreatta. A escritura de compra definitiva foi assinada em 1960. O autódromo foi efetivamente inaugurado em 08 de Novembro de 1970.

Luiz Borgmann

Fotos do José Asmuz

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Turito...

 Turito no Tarumã 1981. Foto Marco A.C.Souza
 Mauricio Rosemberg, campeão gaúcho da D3 1973
 Neco Torres
Kiko Kopenker
 Turito vencendo no Tarumã com Aroldo Baurmann em 2º , Ervino Einsfeld em 3º, Ricardo Mogames em 4º .
Turito

...é assim que meu amigo Arturo Fernandes é chamado pelos gaúchos e por alguns de nós como o grande amigo José "Zé" Romano eu o chamo de Arturão...na época de seu bi campeonato da D3 ele mantinha um carro no Rio Grande do Sul e disputava como convidado o campeonato regional.

Caranguejo e Rui