A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

24 Horas de Interlagos 1966

Maravilhoso este vídeo mostrando um pouco do que era nosso automobilismo na década de 1960, grande parte das imagens parecem ser da entrada da curva do S a original e Pinheirinho. Impressionante ver a tocada do Gordinis todos entrando num belo sobresterço e a diferença de tocada dos Simcas, DKWs, R8 e outros. Nas fotos abaixo e no link um pouco do que meu amigo Mike Mercede assistiu "in loco".


A turma do Mike acampada....
O Simca de Roberto "Argentino" Gomes quebrado na Subida do Lago.
A vitória foi da equipe Jolly com as Alfas. 
O Simca de trás é do Argentino antes da quebra.

O DKW de Adalberto "Chupeta" Ayres e Waldomiro Pieski.

Ao amigo Mike e todos amigos que fiz no automobilismo, alguns deles estão nesta disputa.

Rui Amaral Jr

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Conta Chico...

Hoje os freios dos F.Um são feitos em fibra de carbono, sua duração é de 10 horas, param o carro à 300 KM/H em 4s e 65m o que torna a ultrapassagem em entradas de curvas quase impossível, seu custo é de centenas de milhares de dólares.    

....... RICARDO, que é a meu julgo o melhor acertador de um auto de corrida que conheço, sem sombra de duvida, não se terá nada a acrescentar ou a retirar ao que ele postou em seu blog. Acho apenas que se a FORMULA UM tirar-se alguns itens como, VOLTAR AOS freios de AÇO, retirar a comunicação BOXE / PILOTO voltando à TABUA de TEMPO/COMUNICAÇÃO e está claro a RETIRADA do AEROFÓLIO MÓVEL, todas estas coisas juntas já daria uma ótima arejada ao que esta aí. Mas a bem da verdade , ainda tem mais......!!!!! Os câmbios teriam que ser liberadas as suas relações para o pilotos decidirem qual seria a ideal para o momento, pois uma coisa é um câmbio de treino e tomada de tempo e outra é para a corrida em si pois aí entra o fator VÁCUO. Quanto à calibragem dos pneus é o acerto """ fino""" que todo o piloto tem que saber trabalhar o """ ombro de seu pneu"""" (((((( a falta que faz uma categoria escola com pneu STREET com perfil ALTO , meu DEUS do CÉU ))))))) . Vir um alheio e dizer que você tem que usar determinada pressão acho um tanto demais......!!!!! 
Outro ponto , a meu ver é quanto ao excesso de regras para a pilotagem, não pode isto não pode aquilo, e isso incentivado por gente que não entendem absolutamente nada da questão. Em parte, se há abusos de alguns pilotos, isso simplesmente é devido ao que os carros estão fáceis de se os pilotar......!!!!!!!!! Ponha - se esses mesmos pilotos de HOJE  nos autos de FANGIO, FROILAN GONZALES, NUVOLARI, ASCÁRI, para citar apenas alguns, para ver até onde irá suas audácias em uma real disputa, seria muito interessante de se ver , realmente.....!!!!!!!! Como os carros eram perigosos, havia um respeito natural entre os pilotos. Corrida de automóvel tem que dar """" frio na barriga """" do piloto, caso contrário qualquer ZE. MANE entra lá e acelera.....!!!!!!!!  

A famigerada asa móvel! GettyImages


Abraço amigo de CHICO. LAMEIRÃO 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Capote...


















Nos treinos para a sétima etapa das 100 Milhas Copa CNV - Copa Velocidade na Terra  - o piloto Fabio Mansani Stelle vinha quente, já havia feito a volta que lhe daria a pole na corrida quando...Fabio está bem teve apenas uma luxação no ombro, a corrida foi cancelada por causa das fortes chuvas no domingo. 
As fotos são do Gabriel Sutil do blog Padocck Automobilismo na Terra e agradeço à ele e ao meu amigo Adolf Schartner pelas fotos e as dicas.

Aos amigos Francis, Ike, Fabiani, Marcelo e Adolf que me mostraram este fabuloso automobilismo na terra praticado no Sul, um forte abraço à todos! 
Rui Amaral Jr


sábado, 5 de dezembro de 2015

Mister Mônaco...

1965...no belo desenho de meu amigo José Roberto Chambel , Granham Hill vence pela terceira vez consecutiva no Principado, fez também pole com 1'32"50/100 e melhor volta com 1'31"70/100 desta vez com a BRM P261, seu grande adversário e campeão daquele ano Jimmy Clark não correu preferindo disputar as 500 Milhas de Indianópolis onde venceu. Hill foi secundado por Lorenzo Bandini na Ferrari 1512 e Stewart ´com a outra BRM.

Hill seguido de perto por Surtees-Ferrari 158 . Foto GettyImages 
Foto GettyImages

CORRIDA COMPLETA