1982 D3 - motor 1.600cc com mais ou menos 150hp, cambio de quatro marchas com relações Caixa3 ou Caixa1, freios à disco nas quatro rodas, rodas 11pol com pneus Maggion 10x20, amortecedores Barchi -eram proibidos os importados-, álcool combustível, cárter seco com 8 litros de óleo no reservatório, dois Webber 48, escapes cruzados ou 4x1...preparação do motor Chapa - Flávio Cuono , chassi Carlão.
...e Lewis abriu a boca e com toda majestade que seus três títulos lhe concedem falou apenas uma verdade, talvez num ambiente em que ela dificilmente apareça mas uma verdade que irritou não sei por que os fãs de Schummi.
"Venci o titulo com meu talento natural, não fiz as coisas que Michael fez para conquista-lo! Lewis Hamilton"
É inegável que Schummi também tinha talento natural de sobra, mas também é inegável que usou e abusou de situações incomuns para alcançar seus títulos. Do talento saiu logo em seu primeiro ano completo de Formula Um (1992) a primeira vitória e o terceiro lugar no campeonato.
Abaixo o vídeo da corrida de Adelaide 1994 onde foi decidido titulo entre ele e Damon Hill, caso na época a FIA, FISA ou sei lá quem de direito, o houvesse punido com o devido rigor não aconteceriam os fatos de 1997 quando perdeu todos os pontos do campeonato e 1998 quando a intenção clara dele era tirar Jacques Villeneuve da corrida de Jerez.
Schummi x Damon, Adelaide 1994
Schummi x Villeuneve 1997 Jerez
Depois para nós brasileiros aqueles anos em que Schummi dividiu com dois brasileiros a equipe e sim foi cinco vezes consecutivas campeão do mundo 2000/2001/2002/2003/2004 além de bater todos recordes de vitórias, poles e melhores voltas da categoria, quando sua força de vontade se impôs ao dois, Rubens e Felipe, e usou e abusou de sua condição de primeiro piloto tirando em alguma corridas a vitória garantida de Rubens apenas por desejo de se impor, como na Áustria naquele vergonhoso episodio...
Zeltweg 2002, Rubens vem à frente de Schummi, caso tivesse imposto sua vontade talvez o brasileiro tivesse sofrido penalidades da Ferrari, mas certamente teria caminho aberto à outra grande equipe, o contrato rentável e a subserviência o fizeram tirar o pé!
Pois bem apoio a declaração de Lewis, nós já tivemos pilotos que falavam com esta propriedade e força de caráter, infelizmente depois deles nunca mais disputamos o titulo da categoria máxima do automobilismo com a mesma competência, apesar de termos pilotos como o Rubens que foram tão rápidos quanto os campeões de época!
Rui Amaral Jr PS: Ao Schummi, esperando e torcendo por sua recuperação.
O melhor da corrida...a parada de Hamilton!!!Foto AP.
Na largada as MB já foram embora!!!
...tenho quase certeza que os dois irmão, ambos tremendos botas também não iriam gostar das modificações no autódromo que hoje os homenageia levando o nome de família deles, acredito que nem Ricardito que perdeu sua vida na Peraltada aprovaria a modificação.
1962, Ricardo pede a benção do Velho Pedro seu pai, observado por Alejandro o caçula dos Rodriguez, ao sair para a última volta de sua curta e brilhante carreira.
A corrida foi chatissíma pouca coisa restou, as duas ultrapassagens de Sergio Perez na entrada das arquibancadas que levantaram o publico mexicano, a besteira que Kimi fez ao tentar segurar Bottas e o melhor de tudo...a tirada de Hamilton sobre Nico quando este parou para trocar os pneus na segunda vez...obviamente Lewis sabia que deveria parar, até por obediência à equipe, mas deu outra volta questionando a ordem certamente para a equipe que cuida do cuida do carro de Nico ouvir e este ficar desesperado ao menos por uma volta! Coisa de gênio, pois pelo que assisti Lewis nesta corrida simplesmente escoltou Nico.
Como disse meu amigo Ricardo parece autorama!
Não encontrei o vídeo, vou mostrar algumas fotos da Ferrari e um comentário do Chico Lameirão sobre o post anterior e mais tarde escrevo destas maravilhosas curvas que hoje deixaram de existir!
Rui Amaral Jr
"....... , pois é amigo RUI , também eu não entendo o que ocorre .....!!!! !!!!!!!!! Lembro bem o que era fazer a """ nossa """"" curva UM &. DOIS p'e em baixo , coisa de arrepiar , mas absolutamente fantásticas , tanto de DKW MALZONI , como nos FÓRMULAS FORD e SUPER V e também com o PORSCHE 907 , era demais ........!!!!!!!!! Ainda lembro da WOODCOTE , pois corri lá. Quem sabe ainda veremos um retorno da """ nossa"""" CURVA UM. &. DOIS. & TRES , pois acredito que aos poucos as coisas podem mudar de RUMOS . A PERALTADA tinha só o agravante , que havia um certo bumping , mas para os dias de hoje com o maquinario que se tem , 'e uma coisa fácil de ser resolvida , vamos ver , ok ?
Jimmy com a Lotus 49C toma a Peraltada para a vitória no GP do México 1967.
Sinceramente, gostaria de entender a lógica da modificação dos grandes autódromos, curvas como a Peraltada, Sol, Woodcote Corner e muitas outra nunca deveriam ser modificadas.
Agora na Peraltada fizeram uma sequencia de curvas para diminuir a velocidade e arquibancadas dos dois lados, não consigo entender mesmo, alguém ir à um autódromo e ver os carros passando à sua frente apenas por alguns segundos. Lembro com tristeza da época em que saía dos boxes de Interlagos ou Jacarepaguá para das arquibancadas ver toda pista e ter uma bela ideia de como os carros estavam andando, em Interlagos - hoje Autódromo José Carlos Pace - das arquibancadas não via o Sol mas quando os carros chegavam no Sargento se tinha um boa ideia do que havia se passado por lá!
Ver os F. 2 com Peterson, Emerson, Pace, Wilsinho, Schenken e tantos outros fazer aquela curva de altíssima velocidade com o carro saindo nas quatro rodas era emocionante, aliás fazer aquela curva era emocionante!
Hoje mesmo com toda tecnologia de absorção de impactos e as possíveis modificações os autores dos projetos preferem desvirtuar curvas que eram ícones e lá fazerem algumas curvinhas.
As curvas de alta velocidade sempre foram as que separaram os pilotos, era nelas que vinha o tempo, nelas que campeões se destacavam de simples pilotos. Só falta agora fazerem uma chicane na Parabólica ou na curva 15 de Suzuka!