Hoje às 14h começam os treinos para o GP, Lewis já é campeão e a briga agora é pelo segundo lugar no campeonato entre Tião e Nico e eu sinceramente acredito que o piloto da Ferrari vai se impor.
Outra "cosita más..." depois de 23 anos o circuito que leva o nome dos dois irmãos foi desfigurado sendo reformada a famosa e desafiadora curva da Peraltada fazendo no lugar uma série de curvinhas...
Duas fases distintas teve a CanAm que era disputada no Grupo 7 a primeira de 1966 à 1974 que é a que mostro nas fotos. 1966 venceu Big John Surtees e a Lola, depois de 67 à 71 a McLaren dominou com Bruce, Hulme e Revson, logo a seguir os 917/10 da Porsche com Follmer e Donohue e finalmente em 1974 Oliver e a Shadow.
Como já relatei a CanAm era disputada em 7/8 corridas no final do ano trazendo ao Canadá e EUA grandes pilotos e equipes pois os prêmios eram excepcionais, em alguns artigos que estou lendo da época citam valores de US$ 67.000 por corrida o que na época era uma fabula já que um Mustang 1964 zero quilômetros custava entre US$1.200 e US$1.600, algo como US$2.500.000 nos valores atuais.
Rui Amaral Jr
Big John Surtees e a Lola T70 MKII Chevrolet - Campeão de 1966
Bruce e a McLaren Elva MKIIB - 1966
Pedro Rodriguez e a BRM P154
Mark Donohue
Carlos Pace e o Shadow.
Bruce na McLaren M6A campeão em 1967.
Chaparral 2C
Chaparral 2E
Vic Elford no Chaparral 2J
Dan Gurney, Lola T70 MKII
Gilles de Villeneuve
Siffert no Porsche 917/Spyder
Mark Donohue e George Follmer ambos no Porsche 917/10 da equipe Penske, campeões em 1973/74. Há relatos em revistas da época que creditam cerca de 1.300 HPs à estes foguetes!
Sorte, sorte e mais Sorte, mas se o piloto tiver toda esta sorte e brigar pelo 25º lugar vai ser muito difícil fazer qualquer coisa. E Lewis além de toda a sorte é hoje um piloto completo, anulou Nico dentro da equipe e com pouquíssimos erros durante a temporada venceu seu 3º titulo de forma brilhante. Sou admirador de sua tocada, pois nem quando esteve por baixo desanimou, um tremendo bota, parabéns campeão!
É...Nico esteve na frente!
Foto Sutton Motorsport Images
Tião
Foto Ferrari
Gostei das corridas de Verstappen e Sergio Perez, além de Button que com sua competencia e garra levou a sofrivél McLaren ao 7º lugar.
No site da Globo além dos melhores momento a corrida completa, porém não consegui abrir, talvez vocês consigam.
Desta bela imagem que encontrei no Face quero mostrar à vocês mais um pouco da CanAm que foi um sonho de garoto desde a primeira vez em que vi um desses monstros na pista...na foto de 1967 em Riverside Mario Andretti lidera seguido de Lothar Motschembacher de Lola T70 MK3 Chevrolet (5.970cc) e Mark Donahue de Lola T70 MK3B Chevrolet (7.003cc) terceiro colocado.
Como já contei aqui a CanAm começou em 1966 com a vitória de Jonh Surtees com a Lola T70 MK1 Chevrolet. Em suas seis ou sete corridas sempre disputadas ao final do ano a categoria distribuía prêmios altíssimos levando aos EUA e Canadá a elite do automobilismo mundial.
A grande maioria dos motores eram os Big Bloc com cilindradas sempre acima dos 5.500cc e comando central, mas mesmo a Ferrari levava seus carros como esta 330 P4 de Chris Amon com 4.166cc mas de duplo comando nos cabeçotes...mas nada se comparava à tremenda potencia produzida pelos Big Blocs. Esta primeira etapa da CanAm foi de 1966 à 1974 com amplo domínio da equipe McLaren até 1971 e depois...depois mostro mais!
Rui Amaral Jr
Bruce no McLaren M6A Chevrolet 5.871cc o vencedor.
Chaparral 2G Chevrolet 6.997cc de Jim Hall segundo colocado.
Honker II Ford FoMoCo 6.068cc de Mario Andretti.
A Lola T70 MK3B Weslake/Ford 6.183cc de Dan Gurney, pole.