1969 - Aos 16 anos quando chegava a então ótima revista Quatro Rodas eu não lia nada, nadinha, antes de ler o caderno “Alta Rotação” que era o que me interessava, as corridas e novidades do esporte. Nesta edição na página anterior do citado caderno vejo uma excelente reportagem do Pedro Victor de Lamare testando o AC-Puma protótipo com motor VW desenhado por Anísio Campos e feito pela Puma, um dia vou pedir ao Chico - Lameirão - para que conte para vocês suas andanças com este carro, à mim ele já contou mas eu não saberia reproduzir com sua riqueza de detalhes. No texto Pedro conta que logo o carro virá com um motor VW preparado por Roger Resny e sobre este grande preparador fico devendo um post à vocês!
E...na primeira matéria do caderno meu coração palpita ao ver o andamento da reforma de Interlagos...já sabia que era lá que eu iria estrear nas pistas como de fato aconteceu exatos dois anos depois desta edição de Março de 1969...peguei meu carro, um Karmann Ghia branco e lá fui ver como andavam os trabalhos.
Lembro que a reforma da pista havia começado na administração do grande prefeito e também um grande homem, o Brigadeiro Faria Lima, e prometia fazer de Interlagos uma moderna pista aproveitando seu maravilhoso traçado apenas modernizando e melhorando muito o que já era bom. Os boxes saíram de “Café” e foram para a entrada da curva “Um”, um túnel foi feito para que seu acesso fosse por baixo da “Reta dos Boxes”...mais vocês verão no texto da reportagem.
Pois bem, Interlagos serviu muito bem à todos, Bernie começava à mandar na F.Um mas ainda não era o senhor absoluto dos destinos, e muito menos a administração de nossa cidade era comandada por nenhum desvairado que assinasse um contrato com a categoria que deixasse ao bel prazer de seus dirigentes os destinos de nossa pista, como acontece hoje.
Chega o ano de 1978 e Interlagos perde a realização do GP Brasil de F.Um para o Rio de Janeiro e o belo e saudoso Jacarepaguá, durante treze anos nosso GP foi disputado lá e um dia por falta de verba da prefeitura do Rio o GP volta à Interlagos, não sem antes nossa prefeitura assinar com Bernie um contrato leonino onde o então já senhor da F.Um dita as regras, faz e desfaz, simplesmente manda!
E para termos o GP de volta Bernie resolve que os 8 KM de extensão do autódromo, então já rebatizado com o nome de José Carlos Pace, deve perder metade de seu tamanho e ordena à nossa prefeitura que efetue o serviço.
Entra então em cena Ayrton Senna o grande campeão, um dos grandes campeões de todos os tempos na história do automobilismo mas certamente mal orientado por algum puxa saco de plantão, e eles estão sempre presentes, que certamente insuflando seu ego o convence daquela ideia de fazer um “S” logo depois da Reta dos Boxes tirando do belo traçado aquela seqüência emocionante que eram as curvas “Um”, “Dois” a descida do Retão com 850 metros a desafiante curva “Três”, cortando a maravilhosa curva do “Sol” pela metade e invertendo o seu sentido, deixando do antigo traçado apenas o “S’ original, “Pinheirinho”, “Bico de Pato”, “Mergulho” e descaracterizando totalmente a curva da “Junção” fazendo dela uma alavanca perigosa para a “Subida dos Boxes” onde vários acidentes já aconteceram pela forma perigosa com que ela foi modificada.
O "S" onde nosso grande campeão deixou sua impressão digital ou inicial na mutilação!
A pista era maravilhosa e nesta modificação foi transformada neste circuitinho onde hoje a atual administração de nossa prefeitura comete as maiores barbaridades deixando na mão milhares que dela sobrevivem.
Não é saudosismo, simplesmente tristeza por todas atrocidades que fizeram e fazem em nosso templo!
Rui Amaral Jr