A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 30 de junho de 2015

Reg, Monza, Reims, Willy e Moss...

 Reg Parnell e a incrível BRM V16.
 Largada o GP da Itália 1967 - Monza. 
 Largada GP da França 1963 - Reims.
 Willy Maraisse em Spa 1960.
Stirling Moss vence em Nurburgring com a Lotus 18/21 - 1961.

Peço desculpas pela demora em responder e às pessoas que não conseguiram comentar no blog, durante a semana pretendo escrever sobre cada uma destas fotos.

Abraços

Rui Amaral Jr

sexta-feira, 26 de junho de 2015

???...


Ontem à noite sem internet em casa comecei a ler, coisa que aliás faço com freqüência, livros, jornais, revistas, tudo me atrai, economia, política e historia, só não leio revistas de fofocas e futilidades, folheie o livro do Bird outro do Piquet e em dado momento me voltei para F.Um, abri dois ou três livros e comecei a ler havidamente sobre a categoria e alguns de seus grandes pilotos...então com  minha enorme incapacidade para lidar com aparelhos eletrônicos tomei coragem e digitalizei estas cinco fotos, coisa que acredito já ter feito antes mas elas devem estar em algum arquivo que não encontro, já as postei por aqui. 
Um carro incrível, duas largadas que entraram para a historia, um olhar concentrado e uma bandeirada que marcou uma nova era na categoria...me digam, quem, quando, como e onde?

Um abraço,

Rui Amaral Jr    





quinta-feira, 25 de junho de 2015

Haley Davidson

Depois que postei o excelente texto do Cassio sobre as Haley recebi de meu amigo Borgmann as duas fotos abaixo e para completar a foto de meu amigo Danilo Kravchychyn na época em que servia o exercito, motociclista e atuando na PE - Policia do Exercito.  

Obrigado Cassio, Borgmann e Danilo.

Rui Amaral jr 

Muito boa a matéria das Harley.

Conforme relatado na matéria, as motos remanescentes da 2a Guerra foram vendidas ou leiloadas. Envio fotos do leilão de motos pós guerra. Como pode ser visto, cada lote era composto de 5 ou 6 unidades, a maioria delas ainda em condições de voltar à ativa. Tinha motocicletas pára todos.

Um abraço.

Luiz Borgmann
Danilo na Haley, hoje ele é jornalista especializado em esportes.
Ten. Cel Carlos Miranda o eterno Vigilante Rodoviário na Haley sendo entrevistado por Marcos Ponce.

terça-feira, 23 de junho de 2015

A Harley Davidson e os Bickers.



Harley Davdson é muito mais um “way off life” que uma motocicleta, mas como surgiu isso?
Existem muitas teorias, todas sempre enfocam que essa ligação com “rebeldia” e “liberdade” geraram e geram ainda hoje pelo mundo todo uma legião de fãs.
Para os profissionais de marketing essa legião de fãs  é o Santo Graal, o sonho de qualquer profissional da área, mas como surgiu isso?





Temos que voltar aos tristes dias da Segunda Grande Guerra. Mesmo ainda não estando efetivamente na guerra, os EUA já produziam muito material para os europeus, o que reduzia a disponibilidade para os americanos que tinham que viver com menos. Só isso já gerou um aumento no uso de motocicletas por eles. Na época haviam duas grandes fábricas de motocicletas, a Harley e a Indian. Isso ainda não explica esse jeito “radical” de ser!
Bem, em 1941 com a entrada efetiva dos EUA na Guerra o exército americano decidiu que precisava de motos no front de batalha e fez uma “concorrência” entre seus dois maiores fabricantes, que foi vencida pela Harley com seu modelo XA 750  , uma moto robusta e ágil para a época.
A fábrica produziu mais de 70 mil motos desse modelo, inclusive a FEB  recebeu duas na unidade  FEB 210 C  que após a guerra vieram para o Brasil e deram origem a famosa P.E.

Mas isso ainda não explica nossa questão!




 Vamos adiante. Após o conflito o que fazer com as sobras de guerra? Por exemplo as milhares de motos que sobraram e não podiam ser meramente largadas pela Europa, África etc.?
Finamente chegamos a resposta!
As motocicletas foram trazidas de navio de volta para os EUA, mas saia muito caro se livrar delas em território americano.
Bem, ao chegarem aos portos, elas eram vendidas a US$ 5,00 a unidade e com isso muitos compraram elas e saíram rodando, alguns formaram grupos e alguns grupos como Hells Angels se tornaram fora da lei criando a primeira ligação com rebeldia e liberdade. Na época a fábrica tentava se manter em uma corda bamba, de um lado não gostava de sua imagem ligada a esses grupos, mas por outro precisava deles, pois compravam muitas peças e ajudavam a empresa a se manter funcionando.

A Harley na nossa gloriosa FEB - Força Expedicionária Brasileira.

Muito tempo depois com a reaquisição da empresa por antigos funcionários que conseguiram conciliar essa fama a uma estratégia de marketing vitoriosa que é hoje o “WAY OFF LIFE HARLEY” que não comporta mais muitos vagabundos de estrada, pois são motocicletas caras se comparadas às concorrentes, mas ainda traem fãs pelo mundo todo.

Cassio Toledo


Motociclista, produtor, fotografo e muitas coisas mais meu amigo Cassio entende do que fala e escreve, além do mais é filho do Ten. Cel. Carlos Miranda nosso eterno Vigilante Rodoviário, na foto acima está entre seu pai e Thiago seu filho, três gerações de motociclistas que muito nos honram!

Obrigado Cassio e um abração. 

Rui Amaral Jr