A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Revista Ilustrada - Abril 2014

terça-feira, 8 de abril de 2014

YES, NÓS TEMOS CORRIDAS


Atualmente, o mundo é uma aldeia global, é fácil ao torcedor brasileiro assistir à apresentação de um esportista de renome, um top liner, seja de que modalidade for, sem contar os recursos audiovisuais. Mas antigamente, seria tão mole assim? Tudo era longe, o Brasil era longe e no caso do automobilismo, tínhamos por aqui locais ainda acanhados e alguns outros se desenvolvendo ainda e que com certeza não atrairiam os grandes nomes de destaque. Certo? Errado. O lado de baixo do Equador sempre contou com eventos importantes e com a presença dos maiores. Achille Varzi, piloto italiano, rival único de Tazio Nuvolari aqui esteve em 1947, no GP da Gávea no Rio. Abandonou a prova e ainda assistiu outro notável “ás” do volante, Luigi “Gigi” Villoresi, de Maserati 4CL, perder a corrida para Chico Landi e seu Alfa 308. E o que dizer do badaladíssimo GP de São Paulo de março de 1949, realizado uma semana antes do GP da Gávea? Nessa ocasião, não esteve no Brasil apenas Gigi Villoresi, como também Giuseppe Farina e o fantástico Alberto Ascari. Cabe ressaltar que dentro de um ano, Nino Farina seria o campeão mundial de automobilismo, pilotando a histórica Alfetta 158 sem contar a trajetória de Ciccio Ascari, vice-campeão para Fangio em 1951 e bicampeão da F1 entre 52-53. Em São Paulo, os dois campeões enfrentariam Chico Landi e sua Maserati 1500, orgulho da torcida. Ascari dispunha de um Maserati 1500 também, assim como Villoresi. Farina teria uma Ferrari 2000. Landi contava com o Alfa 3000 que comprara de Achille Varzi, mas que vendera ao carioca Henrique Casini. Por ocasião do IV GP de São Paulo, os pilotos fizeram um acordo. Casini emprestaria ao Landi o carro que já lhe pertencera. Os carros dos pilotos brasileiros estavam em atividade há mais de dois anos e não podiam competir em condições de igualdade com os carros que os italianos estavam trazendo, todos novos. Enquanto esperava, Landi treinou com o Maserati 1500. Junto ao pole Farina (3’53”20) e Ascari (3’57”40), Landi (4’06”00) dividiu a primeira fila com Jaime Neves em sua Alfa 3000. 


Luigi "Gigi" Villoresi pilota uma Maserati 4CLT  em Silverstone - 1948.
 Alberto "Ciccio" Ascari pilota uma Alfa Romeo Alfetta 1948. Carro que daria em 1950 no primeiro mundial de Formula Um o titulo à Nino Faraina.

 No centro Chico Landi na largada do GP de Bari 1951 com uma Maserati 8CLT . "Seu" Chico havia vencido a prova no ano de 1948 pilotando uma Ferrari 166SC.  
Ciccio na Maserati 4 CLT
Giusepe "Nino" Farina vence o primeiro mundial de F.Um 1950.
Nino com a Alfetta vence a primeira corrida da moderna F.Um em Silverstone 1950.

No dia da prova porém, Chico Landi foi surpreendido pela recusa de Henrique Casini em cumprir o acordo que haviam feito. Casini resolveu poupar o Alfa para a prova da Gávea e não só não enviou o carro como nem apareceu com qualquer justificativa. Mas o espetáculo teria de prosseguir. Na largada, Farina tomou a ponta, acompanhado de Landi, Villoresi e Ascari. Ainda na primeira volta no Retão, Landi passou Farina, mas seu maior conhecimento da pista não lhe serviria muito. Na 2ª volta, Gigi Villoresi era o ponteiro e a ele juntar-se-ia Nino Farina. A briga italiana deixou Landi para trás porém na quinta volta, Farina assume a ponta e distancia-se de Gigi Nazionale. Mais atrás, problemas para o piloto brasileiro. Uma biela fez Chico Landi abandonar na 8ª volta. Chico todavia consegue retornar com a Maserati 3000 de Francisco Credentino. Com problemas mecânicos, quem faz uma corrida apagada é Ciccio Ascari, cada vez mais atrasado. Problemas tirarão da prova o favoritíssimo Farina, que perdeu uma roda na Curva do Lago e tudo beneficiou Luigi Villoresi. Gigi vence com Chico Marques em segundo. Ascari é apenas o quarto uma volta atrás e Landi, com o carro emprestado em quinto. Tudo no dia em que dois campeões do mundo, andaram por esta terra. Bem como o pai de Alberto, Antonio Ascari, que contam, também aqui esteve não como piloto e sim como trabalhador.

Caranguejo

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Gigi e Ciccio
Gigi um grande piloto que sobreviveu à loucura que eram os carros de corridas de sua época!


"Caranguejo, você sabia que Ciccio correu no Brasil?", assim começou este post, horas incontáveis de conversas ao telefone e muitas pesquisas depois e sem encontrar sequer uma foto da corrida em Interlagos meu amigo escreve este interessante texto de uma época que parece apagada da memoria de nós que gostamos de automobilismo!  

Aos grandes pilotos aqui citados e à todos outros que nunca se apagarão de nossas lembranças!

Rui Amaral Jr

Uma de nossas fontes de pesquisa o jornal "O Estado de São Paulo"  
acervo digital




segunda-feira, 7 de abril de 2014

GP do Bahrein 2014



Foi uma bela corrida e ao final o grande talento natural de Hamilton se impôs, principalmente nas 10 voltas finais quando Nico vinha com pneus mais macios e Lewis resistiu às suas tentativas de ultrapassagem. A bela largada de Massa já mostrava como seria a corrida, alguns pilotos como Ricciardo que deixou seu companheiro Vettel para trás, a boa corrida de Button e mesmo a belíssima corrida da Willians que infelizmente foi atrapalhada pela entrada do safety car quando Massa e Bottas tinham tudo para brigar com a Force India.

Me perdoem os que acreditam ser Maldonado um bom piloto...acredito apenas na sua mediocridade e incrível capacidade para erros tolos como este que tirou Gutierres da corrida!



Falando em Force India foi bela demais a briga entre Péres e Hulkenberg tendo o mexicano deixado para trás as decepções do ano passado e mostrado que é realmente um talento. Ainda na Force India quero parabenizar o engenheiro Marcos Lameirão que vem desenvolvendo um árduo trabalho no túnel de vento da equipe e hoje viu brilhar os resultados de tantos esforços, parabéns Marcos e aos seus pais meus amigos Luiza e Chico Lameirão que devem estar exultantes! 


Nico, Lewis e Sérgio

RESULTADO

1) Lewis Hamilton
2) Nico Rosberg 
3) Sergio Pérez 
4) Daniel Ricciardo 
5) Nico Hulkenberg 
6) Sebastian Vettel 
7) Felipe Massa 
8) Valtteri Bottas 
9) Fernando Alonso 
10) Kimi Raikkonen 
11) Daniil Kvyat 
12) Romain Grosjean 
13) Max Chilton 
14) Pastor Maldonado 
15) Kamui Kobayashi 
16) Jules Bianch 
17) Jenson Button 



domingo, 6 de abril de 2014

Parabéns Regina!


Uma batalhadora; assim é minha querida amiga Regina Calderoni, venceu todas dificuldades da vida e as inerentes ao esporte e com raça e competência construiu uma carreira no automobilismo digna de respeito e admiração.
À você minha querida toda felicidade do mundo, meu respeito, carinho e amizade!

Beijossss amore mio!

Rui

   
A primeira mulher a pilotar um Stock no Brasil!

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De uns tempos para cá não estou conseguindo visualizar e muito menos aprovar os comentários que chegam. Com minha tremenda incompetência para tudo que envolve informatica não tenho a minima ideia do que acontece!
Vejo que há comentários e quero pedir desculpas por não conseguir aprova-los...

Abraços

Rui