A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 24 de novembro de 2013

Interlagos não existe mais!

1975



Domingo 8.30h dormi pouco, esperava ficar na cama ao menos até 10/11h, acordei com o pensamento fixo no que ouvi ontem durante o treino de classificação para o GP Brasil de F.Um.
Durante a semana havia recebido de um amigo a credencial para ver de lá de dentro o GP, passe livre poderia percorrer praticamente todos os cantos dos boxes, não fui por conta de um probleminha que me incomoda um pouco de uns três meses para cá. Tive um acidente de moto uns 30 anos atrás, para não levar um tombo homérico segurei a moto com minhas pernas e os pés no asfalto e os cilindros da BMW foram batendo em meus tornozelos. Doeu muitooooo, mas me cuidei e fiquei bom rápido, acontece que aquela região das pernas ficaram sensíveis, principalmente a direita e um machucado cerca de quatro meses atrás me causou depois de um mês uma trombose. Estou curado, mas como me conheço bem e sei que quando estou com os amigos e ainda mais em uma pista não paro resolvi não ir.
Pois bem, depois de algum tempo sem assistir treinos e corridas pela emissora oficial ontem resolvi sintonizar e assistir pela dita cuja. Já sabia que ouviria um monte de asneiras e babaquices, mas como vejo e ouço via internet alguns comentários do Barrichelo, e gosto, resolvi acompanhar.
Ouvi o narrador oficial, este ser que prefiro não classificar, tecendo loas ao atual traçado do que um dia foi o nosso templo e de uma reforma que virá a meros 180 milhões de reais. 
Interlagos - Autódromo José Carlos Pace - e Jacarepaguá eram pistas incríveis, delas saíram grandes campeões, pistas seletivas com curvas de alta, média e baixa velocidade, quem assistiu corridas nelas sabe bem do que falo e quem como eu sentiu cada uma dessas qualidades nunca vai esquecer. Restou o belo Tarumã mas lá é impossível fazer uma corrida de F.Um pois sua extensão é curta.
1990, tínhamos um novo bi campeão mundial e depois de longos nove anos sendo nosso GP disputado em Jacarepaguá tio Bernie, a emissora oficial e interesses outros resolvem trazer de volta a corrida ao nosso templo. Para que isto acontecesse Bernie a FIA, FOCA, FISA e sei lá o que mais fizeram mil exigências, sendo uma delas a diminuição do percurso, já que diziam ser os 8km algo muito longo para F. Um!
Aí entra o Ayrton!
Vejam bem; muitos amigos meus chamam aqueles que cultuam a memória de nosso campeão de “viúvas”, não compactuo dessa opinião até por que vivo cultuando a memória de grandes campeões e ele foi um deles. Da vida pessoal dele pouco sei e não me interessa saber mais, dele apenas sei que foi um grande piloto, rapidíssimo e focado em seus objetivos entre os quais sempre vencer.
Pedem à ele que dê sua opinião sobre as reformas da pista e aí entram aquelas pessoas que já conhecemos de sobejo; “puxa sacos”, “mal intencionados” e outros com interesses escusos e alguns até bem intencionados, e quando ele dá a ideia de juntar a antiga curva Um à curva do Sol, descaracterizando totalmente o antigo traçado, todos aplaudem e começam a chamar a nova curva de S do Senna.
Existiam milhões de outras alternativas que manteriam o traçado original e o que foi feito destruiu nosso autódromo, descaracterizou completamente e o transformou nesta pistinha sem graça que é hoje.
Sem mais comentários, uma boa corrida para todos.

Ruui Amaral Jr


sábado, 23 de novembro de 2013

GP Brasil 2013 - Classificação

MELHORES MOMENTOS E DEMAIS VÍDEOS 

GRID

1) Sebastian Vettel       (ALE/RBR)             1m26s479
2) Nico Rosberg           (ALE/Mercedes)     1m27s102   +0s623
3) Fernando Alonso     (ESP/Ferrari)          1m27s539   +1s060
4) Mark Webber           (AUS/RBR)            1m27s572   +1s093
5) Lewis Hamilton        (ING/Mercedes)     1m27s677   +1s198
6) Romain Grosjean     (FRA/Lotus)           1m27s737   +1s258
7) Daniel Ricciardo      (AUS/STR)             1m28s052   +1s573
8) Jean-Eric Vergne     (FRA/STR)             1m28s081   +1s602
9) Felipe Massa           (BRA/Ferrari)          1m28s109   +1s630
10) Nico Hulkenberg     (ALE/Sauber)         1m29s582   +3s103
11) Heikki Kovalainen   (FIN/Lotus)            1m27s456   +1s295
12) Paul di Resta          (ESC/Force India) 1m27s798   +1s637
13) Valtteri Bottas         (FIN/Williams)       1m27s954   +1s793
14) Sergio Pérez          (MEX/McLaren)     1m28s269   +2s108
15) Jenson Button        (ING/McLaren)       1m28s308   +2s147
16) Adrian Sutil            (ALE/Force India)   1m28s586   +2s425
17) Pastor Maldonado      (VEN/Williams)    1m27s367   +2s025
18) Esteban Gutiérrez      (MEX/Sauber)      1m27s445   +2s103
19) Charles Pic                 (FRA/Caterham)  1m27s843   +2s501
20) Giedo van der Garde  (HOL/Caterham)  1m28s320   +2s978
21) Jules Bianchi              (FRA/Marussia)    1m28s366   +3s024
22) Max Chilton                (ING/Marussia)     1m28s950   +3s608

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

LAMBORGHINI COUNTACH QUATTROVALVOLE


Lançado em 1974 o Contach logo se tornou o carro de serie mais rápido do mundo, conta a lenda que Ferruccio Lamborghini ao levar uma de suas Ferraris a uma revisão encontrando Enzo Ferrari reclamou do sistema de embreagem do carro, no que foi contestado pelo Comendattore que o chamou de “apenas um fazendeiro”. Ferruccio que era na verdade um rico industrial, fabricante de tratores e implementos agrícolas, saiu de lá com a idéia de fazer um carro que batesse as Ferraris.
Começou com o Miura e alguns anos depois começou a projetar o Contach. Seu projeto demorou três anos, lançado no Salão de Genebra de 1971 como protótipo só veio a ser comercializado em 1974.
Seu ultimo modelo o QUATTROVALVOLE de 1985 acelerava de 0 a 100 km/h em cinco segundos e bem embalado a velocidade máxima de 306 km/h.
Seu motor um V12 de 5.167cc era colocado entre eixos com a caixa de cambio à frente, sendo assim o eixo de transmissão para as rodas traseiras passava no meio do Carter. Uma loucura completa, que deixava o carro com uma melhor distribuição de peso entre a dianteira e traseira já que trazia a caixa de cambio quase ao centro do veiculo.
Vinha com enormes rodas 15x8.5 na dianteira e 15x12 na traseira equipadas com pneus Pirelli P7.
Seu nome vem de uma palavra piemontesa  e significa “espantoso” “incrível” como certamente o Contach é ate hoje trinta e seis anos após seu lançamento.





LAMBORGHINI COUNTACH QUATTROVAVOLE 1985

CHASSI: Tubular em aço com carroceria em alumínio e assoalho em fibra de vidro.
Suspensão dianteira: Independente com braços triangulares, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora.
Suspensão traseira:Independente, com braços triangulares, braços de engate com molas aspirais, barra estabilizadoras e dois amortecedores telescópicos de cada lado.  

MOTOR



MOTOR: V12 com blocos e cabeçote de liga leve. Quatro válvulas por cilindro, e dois comandos                       de válvulas por bancadas de cilindros.

Cilindrada: 5.167cc, diâmetro 85.5mm e curso 75mm.

Taxa de compressão; 9.5:1

Alimentação:  Seis carburadores Weber 44 DCNF de duplo corpo.

Ignição: eletrônica.

Potência: 455 hp a 7.000 rpm.

Torque máximo:  51.2 mkgf a 5.200 rpm.

Transmissão: caixa de cambio montada na frente do motor com cinco marchas e embreagem monodisco a seco.


    


Peso: 1 480 kg.

Velocidade máxima: 295 km/h aceleração de 0 a 100 km/h  5 segundos.

Consumo: 3.9 km/l.


GP do Brasil 2013