A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 9 de novembro de 2013

Porsche 550 Spyder

1961 Interlagos, Paulo Amaral e o Porsche 550 Spyder.



quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Formula Um 2014


Renault Energy

Em 2014 a Formula Um vem com um novo regulamento não apenas para os motores, mas para todo o conjunto.
Motores: Serão turbo comprimidos de 1.600cc V6 com rotação máxima de 15.000 rpm, três marcas já estão com os seus prontos a Mercedes Benz, Ferrari e Renault.
Além disso eles usarão o sistema de recuperação ERS substituindo o KERS, este sistema aproveita a energia gerada nas freadas. Enquanto o KERS transfere cerca de 80 HP quando descarregado o novo sistema transferirá cerca de 160 HP por 33 segundos por volta.
O consumo de combustível será de 100 kg por corrida, acredito que cerca de 130 litros, contra os 160 kg usados atualmente.
Acredita-se que estes motores gerarão cerca de 600 HPs já com o aproveitamento da energia extra contra os cerca de 750 Hps dos atuais.
Cambio: Será de oito marchas substituindo os de sete atuais.
Aerodinâmica: Será permita apenas uma saída de escapamento e voltada para cima para impedir que os fluxos de gases de escape sejam utilizados para ajudar na eficiência aerodinâmica, além disso a carroceria não poderá exceder a saída do cano de escape.
A altura do bico do carro será de 185 milímetros contra os 550 atuais. A largura da asa dianteira será de 1650 milímetros contra os atuais 1800 e na asa traseira a aba menor será excluída e o perfil da principal será um pouco mais baixo.
Peso: Foi aumentado para 690 kg contra os atuais 642. 

Acredito que algumas mudanças que seriam importantes para competitividade da categoria foram deixadas de lado, como a diminuição da capacidade de frenagem, o fundo reto desde o bico até o final do carro, a retirada dos apêndices aerodinâmicos...
Vamos ver como ficam as disputas no ano que vem, não acredito em muitas mudanças entre as principais equipes que devem novamente disputar a ponta.


Rui Amaral Jr    

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sérgio

Sérgio Cardoso vencendo com a Alfa Romeo Giulia TI Super em Jacarepaguá. 

Na década de 1960 um equipe se destacava em nosso automobilismo, a Equipe Colégio Arte e Instrução da família Cardoso, nela corriam os irmãos Sérgio e Sidney. 
Na semana passada ao abrir um e-mail de meu amigo Jacob Kounrouzan é com surpresa que entre as fotos as que mostro agora enviadas pelo Sidney. Logo pedi à ele permissão para mostra-las.
Mais sobre os irmãos e equipe um dia mostro aqui, porem meus amigos Luiz Salomão e Joca já contaram em seus blogs muito à respeito deles, abaixo link para o post em que Joca conta um pouco da trajetória de Sérgio que pereceu nos treinos, num acidente, naquela trágica corrida de Petrópolis no ano de 1968.   
Ao Sidney meu muito obrigado pelo privilégio e um forte abraço.

Rui Amaral Jr






 A estreia do Lorena Porsche em Jacarepaguá. 

 O Karmann Ghuia-Porsche ex Dacon, da Equipe Colégio Arte e Instrução 

Sérgio na Estructofibra com o Lorena em primeiro plano.

Ao Sérgio que partiu cedo mas viveu intensamente.

Concorra a um capacete!


No link acima como participar do concurso.