Renault Energy
Em 2014 a Formula Um vem com um novo regulamento não apenas para os motores, mas para todo o conjunto.
Motores: Serão turbo comprimidos de 1.600cc V6 com rotação máxima de 15.000 rpm, três marcas já estão com os seus prontos a Mercedes Benz, Ferrari e Renault.
Além disso eles usarão o sistema de recuperação ERS substituindo o KERS, este sistema aproveita a energia gerada nas freadas. Enquanto o KERS transfere cerca de 80 HP quando descarregado o novo sistema transferirá cerca de 160 HP por 33 segundos por volta.
O consumo de combustível será de 100 kg por corrida, acredito que cerca de 130 litros, contra os 160 kg usados atualmente.
Acredita-se que estes motores gerarão cerca de 600 HPs já com o aproveitamento da energia extra contra os cerca de 750 Hps dos atuais.
Cambio: Será de oito marchas substituindo os de sete atuais.
Aerodinâmica: Será permita apenas uma saída de escapamento e voltada para cima para impedir que os fluxos de gases de escape sejam utilizados para ajudar na eficiência aerodinâmica, além disso a carroceria não poderá exceder a saída do cano de escape.
A altura do bico do carro será de 185 milímetros contra os 550 atuais. A largura da asa dianteira será de 1650 milímetros contra os atuais 1800 e na asa traseira a aba menor será excluída e o perfil da principal será um pouco mais baixo.
Peso: Foi aumentado para 690 kg contra os atuais 642.
Acredito que algumas mudanças que seriam importantes para competitividade da categoria foram deixadas de lado, como a diminuição da capacidade de frenagem, o fundo reto desde o bico até o final do carro, a retirada dos apêndices aerodinâmicos...
Vamos ver como ficam as disputas no ano que vem, não acredito em muitas mudanças entre as principais equipes que devem novamente disputar a ponta.
Rui Amaral Jr