A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

BESOUROS NO ASFALTO – VII


Em tudo, a penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo Especial de 1980 foi diferente. Em vez de duas baterias com seis voltas, bateria única com quarenta voltas e reabastecimento e troca de pneus; em vez de domingo, o dia da prova foi uma sexta-feira à noite, largada à meia-noite; em vez dos tradicionais favoritos, novos nomes. O que não mudou foi a formação do grid. Ricardo Mogames, um dos que temiam que o novo formato da disputa pudesse prejudicar carros potentes mas menos resistentes como os Divisão 3, fez a pole-position. Edson Yoshikuma veio logo depois, com Arturo Fernandes, Amadeo Campos, Lara Campos e Amadeu Rodrigues. 

Edson

Contudo, sendo todos maiores e vacinados, não havia o que temer. Esperava-se que tivessem juízo e lembrassem que a corrida era longa e poupassem seus equipamentos. Porém, como diria Rui Amaral Jr, uma vez lá dentro, todo o mundo quer é mandar a bota. Dito e feito. Na largada, Yoshikuma assumiu a ponta, seguido por Amadeo Campos, Turito, Lara Campos e João Franco. Ainda na primeira volta, Vicente Correa procurava os boxes, com um pneu furado. Na volta seguinte, nosso consultor, Jr. Lara Campos abandonava na Curva do Laranja. Yoshikuma, Amadeo e Arturo iniciavam uma corrida à parte, com Amadeu Rodrigues acompanhando-os de longe. E as quebras continuaram: J.Franco, com problemas de embreagem e Rick Mogames, que teve um pneu furado e bateu forte na Curva 3. Edson, Amadeo Campos e Arturo mantinham sua corrida particular, trocando vácuo e se distanciando, enquanto Vicente Correa era o mais combativo. Depois da parada prematura, mandara às favas a prudência e na 17ª volta já era o quinto colocado. A equipe de Edson Yoshikuma foi a mais rápida nos pit-stops – 58 segundos - mas como de praxe, Edson abandonou logo depois com a tampa de óleo solta. Arturo Fernandes também teve problemas e Vicente quebrou a homocinética quando já estava em segundo. Quem sobrara? José Antonio Bruno, que no início da temporada dirigia a Brasília que na opinião do Tito Flávio Tilp é “a mais belas das Brasas”. 


Voltando ao VW1600, Bruninho já tivera de tudo um pouco na corrida Acidentara-se nos treinos e na prova, rodou na décima volta depois de um pneu furado. Fazendo uma corrida de recuperação, Bruno era o segundo na 31ª volta, atrás de outro “cauteloso”, Amadeu Rodrigues. A sorte finalmente iria ajudar Amadeu? Nada disso. Um pedaço de jornal tapou o radiador de óleo e Rodrigues precisou parar no final do Retão, pois a temperatura subiu muito. Tempo o bastante para Bruno passar à frente e vencer, uma vez que o diretor da prova equivocou-se e deu a bandeirada quando ainda restavam duas voltas. Bruno foi o grande vencedor e Amadeu Rodrigues foi o segundo. Dos protagonistas, Turito teve menos prejuízo e apesar do problema de quebra do balanceiro, terminou em sexto. Mogames ainda era o líder com 77 pontos, Arturo o segundo com 66 e Lara Campos o terceiro com 64. Restando uma etapa, quem apostaria no nome do Campeão?

José Antonio Bruno

Caranguejo

------------------------------------------------------------------------------------------

Jr, Arturo e Amadeo

Nem lembrava desta corrida, mas pelas anotações que tenho quebrou um balancim de válvula e praticamente me tirou da briga pelo campeonato mas tinha chance ainda..... No ano de 1978 essas corridas noturnas lotavam o Autódromo de Interlagos, lotavam mesmo com neblina sem neblina pista úmida por causa do sereno em fim era uma farra para nos pilotos e publico. 

Jr Lara

domingo, 18 de agosto de 2013

Com o Dimas...

Ontem novamente com o Dimas, o band... ops os amigos reunidos se divertiram à vontade. Eu particularmente, apesar de começo da viagem ir com o Duran e o Fabio Poppi e depois para completar minha saga no carro do Zé Romano, na certa pagando meus pecados!
As fotos abaixo são do Ronaldo Nazar e Fabio Poppi, sendo que algumas claramente fotochopadas em detrimento dos personagens!rs
A cada um de vocês meus amigos, foi um prazer imenso de estarmos novamente unidos e que Deus os acompanhe a cada hora, breve, muito breve estaremos novamente juntos!
Um abração Dimas, de todos nós!  


Mestre Bird com o Ferraz...
Paulo Solariz, Bird e esposa, uma senhora e Ronaldo Nazar
 Camilinho Christófaro, Zé Romano, Zé Ferraz e Bird refém das feras!
Camilinho e Ronaldão.

Com o olhar Clark Glabe 39 e 1/4 Ronaldão intimida o fotografo!
Já na pista Lord Zuzu deixando as crianças com vontade de acelerar sua criação!
Zullino explica ao Ferraz; "esse menino (Rui) acelera muito, é muito bom!" lá atrás Luis Silva fingiu não ouvir!
Arturão cercado por nós, Duran, Heitor, Alvaro e Zullino. Vejam o olhar da fera querendo acelerar... 
Sob o olhar do Arturão e meu o Fabinho já entra com o pé no freio! Depois nós é que somos Alicatões!!!!
 Como eu vinha acelerando muito esses dois senhores me arrancaram do carro, não os conheço bem, me parece que seus nomes são A.Fernandes e A.Guaraná, na certa dois Alicatões, me neguei a dar um autografo à eles!rs
Heitor dizendo que vai ser o campeão e o Fabinho para variar aprontando!
Um Vee voando na reta!

Depois mostro outras fotos, inclusive de nosso anfitrião, por enquanto Fabio e Ronaldão ainda descansam!
Obrigadão Dimas pela acolhida carinhosa e Zullino pela paciência de deixar todos nós andarmos em seu carro!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

3ª Etapa TCC no "Cavalo de Aço"



Bom dia "Alicatão-Mestre"!
Começo me desculpando por deixar pra fazer este convite tão em cima da hora, mas os últimos dias foram muito corridos.
Neste final de semana acontece teremos a 3ª etapa da TCC no "Cavalo de Aço", em Joaçaba.
Desde já fica o convite para que prestigie a etapa, mesmo sabendo que é longe 'pacas' pra ti!
Grande abraço.

Francis

O Alicatão da terra!


Caro Francis, ainda não é desta vez que estarei com vocês, então a você e cada um dos amigos Empoeirados uma excelente corrida, que Deus esteja ao lado de todos e suas famílias.

Baita abraço à todos, ia escrever putabraço mas hoje estou sério!

Rui  


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

BESOUROS NO ASFALTO – VI

Mogames e Vicente contornam a Subida do Lago

Sexta etapa, aproximava-se a decisão. O ex-líder Ricardo Mogames, planejava uma reação. A última etapa fora desastrosa, seus adversários haviam ganhado terreno e era necessário voltar a vencer ou marcar pontos. Edson Yoshikuma e seu Passat dominaram os treinos e ficaram com a pole position , seguidos de outro Passat, o de Vicente Correa, preparado pelo experiente Ico Cilento. Depois aparecia Mogames como o melhor dos VW1600, Amadeu Rodrigues e Amadeo Campos. O sexto era Lara Campos, que sofria com problemas de carburação e o sétimo, João Franco. O oitavo, Arturo Fernandes, enfrentara um problema incomum: tivera quatro pneus estourados nos treinos, seguidos de quatro batidas que desalinharam o carro do Turito. Na prova, Mogames surpreendeu os Passats à sua frente e liderou quase até o fechamento da primeira volta. Yoshikuma o alcançou e passou à frente, até ter problemas com um fio de vela solto, o que mais uma vez o fez quebrar na liderança. Lara Campos, que vinha recuperando-se, encontrou um Vicente Correa pouco disposto a ser ultrapassado, o que resultou em muita chiação de Lara no fim da bateria. Mais atrás, Amadeu Rodrigues e Turito mantinham uma disputa bem animada até Arturo ter problemas com um superaquecimento. Depois de ter conseguido ultrapassar Vicente Correa na Curva do Laranja, Lara Campos ainda alcançou Mogames mas atrasou-se na Junção, terminando em segundo. 

Vicente
Mogames

Na bateria final, outra vez Mogames saiu na liderança, acompanhado por Correa e Amadeu Rodrigues. Lara Campos não largou bem, rodou e acabou esbarrando em Edson Yoshikuma, que largou das últimas posições e “achou” Lara na Curva 3. Na frente, Correa deixou Mogames para trás; logo Rodrigues faria o mesmo. Lara Campos, que outra vez se recuperava, atingiu a quarta posição. Antes da bandeirada, Arturo Fernandes furaria mais um pneu – o quinto – neste final de semana esquecível. Vicente e Amadeu Rodrigues prometiam uma boa briga para ver quem seria o melhor. Porém acabaram atrapalhando-se na Junção e Correa venceu enquanto Amadeu perdia a segunda posição para Mogames. Ao final Amadeu protestou o Pocket-rocket de Lara Campos, mas nada de irregular foi encontrado. Vencedor na geral, Mogames retornava à ponta da tabela com 77 pontos, seguido por Lara Campos com 64 e Arturo em terceiro com 60. A próxima prova prometia. Além de ser a penúltima etapa, seria uma prova noturna, como as que tanto sucesso haviam feito em 78 em Interlagos e 79 no Rio.

CARANGUEJO

------------------------------------------------------------------------------

Descrição exata Caranguejo e Rui, para mim só faltou um pouco de sorte, estava usando pela 2 vez esse motores giradores (acima de 8000 RPM) e elásticos para ver se diminuía a diferença nas retas dos Passats equipados com os modernos motores VW AP 1600 refrigerados a água. Na largada errei e perdi posições, já irritado, tive pela frente o Vicente Correa foi uma eternidade ultrapassa-lo, e resto o Caranguejo já contou. Na segunda largada errei na curva 4 e rodei isso por não ter mudado a posição de minha barra estabilizadora traseira, dei muita sorte, e fui até o final bem aborrecido pois vinha de uma quebra na corrida noturna pontos que fariam a diferença na ultima etapa.

Jr Lara