A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 9 de junho de 2013

O ESTRATEGISTA

Ontem ao ver a incrível vitória de Helio no Texas, logo comecei a pensar em seu novo estrategista, o dono de sua equipe que agora toma em suas mãos a tarefa de “pensar” a corrida dele; Roger Penske.
Acompanho sua carreira como dono de equipe desde o começo, e sei que muito mais que dono é ele quem comanda a equipe nas pistas, daí todo este sucesso numa carreira que acredito tenha começado no final dos anos de 1960, quando pela primeira vez participou das 500 Milhas de Indianápolis no ano de 1969. Sua primeira vitória na grande corrida veio logo após no ano de 1972 com o piloto Mark Donahue, que foi seu grande parceiro vencendo para ele na Indy, CanAm, NASCAR...

 Mark Donahue vencendo na CanAm com o Porsche 917/30... 
 na USAC Championship Series com AMC-Matador...
e na Formula Um, nesta foto em Interlagos 

Piloto de relativo sucesso Roger chegou a fazer duas corridas de Formula Um ambas em Watikns Glen nos anos de 1961 e 62. Em 1961 pilotando uma Yeoman T53/Cooper T53 largou em 13º chegando em 9º logo atrás de Jim Clark naquela que foi a primeira vitória da Equipe Lotus na Formula Um com Innes de Ireland pilotando uma Lotus 21.  Em 62 pilotando uma UDT Laystal/Lotus 24 largou em 12º e chegou em  9º logo atrás de seu companheiro de equipe Innes de Ireland, na vitória de Jim Clark com a Lotus 25.


Emerson
 Gil
 Rick

Helio
Helio na vitória de ontem no Texas. 
FOTO AFP

Vencedor como chefe de equipe em quase todas categorias em que passou, apenas na F.Um não teve o mesmo sucesso. Em contrapartida venceu após 1972 mais 14 vezes na Indy sempre com grandes pilotos em sua equipe como Emerson, Gil de Ferran, Helio, Rick Mears, Bobby Unser, Al Unser, Al Unser Jr, Danny Sullivan...  
Hoje após três vitórias de Helio na Indy 500 Roger toma as rédeas da estratégia dele nas corridas, Helio como vimos no Texas certamente vai tirar proveito de toda a experiência dele!

Hoje alem da Equipe Penske Roger comanda um conglomerado de empresas com mais de 40.000 funcionários.

Rui Amaral Jr


Revista Ilustrada - Junho 2013

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Bino

 Bino vencendo em Interlagos com o Porsche 550 Spyder...
e com seu Chico Landi vencendo as Mil Milhas Brasileiras de 1960 de JK...
 Seu Alpine M 63 com duas faixas, verde e amarela, preparado para as 24 H de Le Mans 1963...

Um pioneiro, um piloto que mesmo distante, queria afirmar que estava correndo pela sua terra, pelo seu país, e que merece ser laureado agora que estamos completando 50 anos de sua morte. 
Podemos destacar que a primeira Le Mans do Bino Heins foi em 1959, quando ele fez dupla com Carel Godin de Beaufort num Porsche 718 RSK e completaram 186 voltas, ficando em 21º lugar.
Antes dele nosso representante nessa competição era o Nano da Silva Ramos,
que participou com diversos carros. 
Para homenageá-lo, Wilson batizou seu filho de Christian.

Caranguejo


O Alpine de Bino/Rosinski, o Sunbean Alpine #33 de Peter Harper/Peter Procter, e a Ferrari 250 GTO de Pierre Dumay/"Erdé" quarta colocada na geral... 
À frente a Ferrari 250P #22 de Humberto Magioli/Mike Parkes, terceira colocada na geral...
O Alpine de Bino...

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Largada dos 500 KM de Interlagos 1961, no Porsche 550 Spider que fora do Bino meu irmão Paulo correndo em dupla com Luciano Mioso ia largar, chovia e os dois estavam um pouco assustados. Bino chega para o Paulo, que largou, e diz "com este carro e neste tempo eu venceria!"
Eles chegaram em 6º lugar na geral e 1º na categoria até 2.000.
Meu amigo Caranguejo já sabe de muito o que lhes contei agora, meu irmão sempre repetia e contava a mesma história.
Bino foi um piloto muito rápido, não o vi correr mas alguns amigos meus que também foram dele comprovam, e acima de tudo sempre procurou o lugar mais alto do podium!

Rui


quinta-feira, 6 de junho de 2013

24 Heures du Mans 1963 por Charger Le Mans

#51 René Bonnet Aérodjet LM6 de Roger Masson/Pierre Monneret



O motor do  Aston-Martin P212 que estava sendo pilotado pela lenda Bruce McLaren, "explodiu" jogando óleo sobre a pista ((Hunaudières)) e alguns minutos depois vinha Mike Salmon e com a sua Ferrari 330 e Bob Grossman em uma Jaguar XKE, que conseguira dominar os carros, apesar da grande quantidade de oleo, depois o Aston Martin do modelo DB4 GTZ de Dewez não conseguiu e ele e Roy Salvadori no Jaguar XKE se colidiram. O Jaguar de Salvadori explodiu em chamas e ele teve a sorte de ser jogado fora do carro.

O jovem Jean-Pierre Manzon de René Bonnet colidiu com Jaguar do Salvadori, jogado fora do carro ficou gravemente ferido. Então chegou o brasileiro Bino Heinz, à mais de 220 kph em seu Alpine A210 M63 e colidiu com os destroços que lá estavam e ele ficou  preso nos destroços queimando e infelizmente, perder a sua vida.

Charger Le Mans

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# 8 Aston Martin DB4 de Bruce McLaren/Innes Ireland
#51 René Bonnet Aérodjet LM6 de Roger Masson/Pierre Monneret
Alpine M63 de Piero Frescobaldi/René Richard da equipe Alpine e igual ao carro pilotado por Christian "Bino" Heins/José Rosinski