A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 7 de maio de 2013

Revista Ilustrada - Maio de 2013

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Na Vee com Heitor

4ª etapa  4 de Maio de 2013
Heitor
 Grid, na pole Rodrigo Rosset

 #14 Matheus Jacques, #19 Rodrigo Rosset e #55 Heitor 




A bela disputa constante pela ponta, uma característica da F. Vee

Após a 3a Etapa, nosso trabalho concentrou-se em sanar o problema que tivemos com o cubo de roda traseiro, o que foi através da troca por um novo conjunto, dessa vez fabricado com um aço bem mais resistente pelo meu parceiro Eduardo Crestana. Fizemos também algumas alterações nas suspensões dianteira e traseira visando elevar a velocidade de contorno das curvas para melhorar o desempenho geral do carro.

Fizemos o primeiro treino na quinta feira e o resultado foi bastante animador pois conseguimos fazer um tempo de 2.02.361 que até então nunca tínhamos alcançado, porém ao final do treino tivemos um aumento de temperatura indesejável que foi um problema que nos perseguiu durante todo o final de semana. Nós imaginávamos que o problema estava no mapa de injeção e tentamos fazer as correções necessárias mas não estavam surtindo efeito.
Somente na sexta à noite que localizamos o defeito que estava em um dos filtros de combustível com defeito.
Acabamos voltando ao mapa de injeção da corrida anterior, mas as condições climáticas estavam bem diferentes, já que faziam 17 dias que não chovia em SP e o ar estava bem seco e a temperatura do ar ao redor dos 30oC , com isso não tínhamos certeza de como se comportaria o motor nessas condições no sábado.
Entramos na tomada de tempos e fizemos uma volta de 2.03.432, o que não era ruim mas senti que a calibragem não estava adequada e voltei aos boxes para modificar. Fizemos a alteração e logo que iniciei a volta, já senti que o carro tinha ficado bem mais na mão e como tínhamos dado poucas voltas a temperatura do motor tb estava ok. Vinha numa bela volta mas quando entrei no Laranjinha o carro saiu de frente de forma totalmente inesperada. Alguém derramou óleo desde o Laranjinha até o Mergulho. Com isso acabaram minhas chances de melhorar a volta e recolhi para os boxes. Esse tempo me assegurou a 4a posição no grid que dadas as condições que enfrentei era uma boa posição e me deixou animado para a corrida.
Logo após a largada o carro 7 fez um salseirinho na 2a perna do S do Senna e tive que tirar o pé, com isso o 87 e o 28 vieram para cima o 87 por dentro e o 28 por fora na reta oposta. Na freada do Lago recuperei-me do 87 e fiquei em 5o, assumi o lado de dentro na descida do Lago e acabei passando o 28 por fora no Laranjinha, retornando para a 4a posição. Na subida da junção já entrei bem e na linha de largada passei o 7 que estava com problemas e já não rendia tanto, assumindo a 3a colocação. Procurei aproximar-me dos dois primeiros ( 19 e 14) que estavam brigando e na entrada do Mergulho aproveitei-me que o 14 abriu demais e coloquei por dentro na Junção , assumindo a 2a posição. Porém , a temperatura do meu motor que vinha subindo, já estava além do normal .....após completarmos a 2a volta, o 14 acabou me passando na entrada da reta oposta e voltei para o terceiro lugar. Depois disso cheguei a aproximar-me do 19 que estava em segundo após ser ultrapassado pelo 14, mas o motor já estava praticamente no limite e começou a amarrar, o que me fez " tirar o pé" para não correr o risco de quebra, já que mesmo com o terceiro lugar, eu subiria para a liderança no campeonato.
Assim minha corrida do meio para o final foi muito mais uma " administração burocrática" do que uma corrida propriamente dita, porque já havíamos aberto bastante do 4o colocado, o que não me causava perigo de perder a 3a posição.
E dessa forma terminei em 3o e pulei para a ponta do Campeonato Paulista de FVee !!!


Heitor Luciano Nogueira Filho








 Lia Lara Campos, mãe do Heitor e Homero Rocha Ferreira
 Julia e Jorge com a avó Lia 
Heitor com Jorge o sobrinho e Julia a filha.



Fórmula Vee - 4ª Etapa 


1) 14-Matheus Jacques, (12 voltas) 24:44.962
2) 19-Rodrigo Rosset, à 7.237
3) 55-Heitor Nogueira Filho, à 22.819
4) 28-Andre Salmonia, à 28.621
5) 34-Fernando Monis, à 29.002
6) 8-Edu Dias, à 45.441
7) 89-Glaucio Doreto, à 45.550
8) 30-João Peixoto F., à 1:14.959
9) 11-Marcio Mauro, à 1:15.050
10) 32-José Ebel, à 1:17.269
11) 23-Willian Daulisio Jr, à 1:38.651
12) 36-Flavio Matheus, à 2 voltas
13) 71-Willian Daulisio, à 6 voltas
14) 78-Bruno Leme, à 7 voltas
15) 44-Marco Vale, à 9 voltas
16) 7-Emilio Padron, à 9 voltas
17) 50-João Tubino Nt, à 11 voltas

Melhor Volta: Matheus Jacques (14), 2:02.073 (média de 127,074 km/h), na 6ª volta


Campeonato 
1º - Fernando Monis e 
Heitor Nogueira Filho 30pts

3º - Rodrigo Rosset e 
Matheus Jacques -29pts





FOTOS: Ana Luiza Andreoni

Ana com Jorge e Julia












LINK



Dos amigos...

tanta coisa a dizer, ou escrever, e fico aqui matutando!
A lida do automobilismo é dura, quem vê de longe não imagina, os pilotos que por aqui passam bem sabem, talvez bem melhor do que eu.
Acertar um carro é uma tarefa difícil, requer conhecimento e uma grande dose de feeling, entrosamento entre quem pilota e quem trabalha ao seu lado, uma visão da pista e do comportamento do carro, e este por incrível que possa parecer mais sentido na bunda que nas mãos!
Fora tudo isso, as difíceis batalhas extra pista, a pior de todas! Quantos grandes pilotos vi ficarem neste difícil caminho, alguns deles com um talento natural extraordinário e que apenas não conseguiram...alguns não conheci e outros tenho o privilégio da amizade...


Ao Chico e Ricardo.

Talvez tenha lido esta frase em algum lugar, ou recebido de algum amigo, creio que não vou lembrar, mas vai lá...

Piloto: Aquele que é capaz de enxergar no horizonte o ponto de fuga. Aquele ponto onde até a Liberdade...fica para trás.  


Rui Amaral Jr  

domingo, 5 de maio de 2013

Trieste - Opicina

Um vídeo fantástico enviado por meu amigo Paulo Levi, obrigado Paulo um abraço.