A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Stock Cars

Belas fotos, uma curva inesquecível. Na foto 1 -identifico o Pedro Queiroz Pereira, #15; 2 - Lara Campos, #55 e Capeta, #1; 3- Marcos Troncon, #16; 6- D.Casarini, #3 e Bolão Spinelli, #58; 7 - Reynaldo Campello, #11 e 8 - Ingo Hoffmann, #7 e Aroldo Erni Bauermann, #17. 

Caranguejo


Na semana passada o Carlos mostrou algumas dessas fotos em nosso Face da D3, é uma corrida da Stock Cars em Interlagos em Junho de 1981, alguns comentários são do Jr Lara Campos e do Fabiano Guimarães, tirados do Facebook.

Rui Amaral Jr


#55 Jr Lara Campos e Paulo Gomes 

“EU IA COM OS AMIGOS DE SÃO CAETANO ASSISTIR AS PROVAS EM INTERLAGOS, ENTRAVAMOS PELOS BURACOS DOS MUROS PARA ASSISTIR AS PROVAS E ZANZARMOS PELOS BOXES SEM CREDENCIAIS E VERMOS O QUE ACONTECIA, AI ENCONTRÁVAMOS ALGUNS CONHECIDOS, ARTURO, RENATO NARDI, ZÉ ROMANO, LEANDRINI, BRUNO NA D-3  E OS PILOTOS QUE JÁ NÃO ESTAVAM MAIS PARTICIPANDO DA D-3 E ESTAVAM NA STOCK. NA PROVA DA STOCK FICAR NO FINAL DO RETÃO ERA MUITO LEGAL, POIS OS CARROS URRAVAM NA DESCIDA E ONDE ALICATAVAM PARA FAZER A  "3". O JR BRIGAVA MUITO COM PAULÃO, COLOCAVA O CARRO AONDE MENOS  SE ESPERAVA QUE DESSE PARA PASSAR BRIGARAM POR POSIÇÃO A CORRIDA TODA  ENTRE OUTROS PILOTOS.” 
Carlos Bonesso



 Luiz Fabiano Pereira Guimarães - Denísio por dentro e Avallone.
Luiz Fabiano Pereira Guimarães - #25 Eduardo Miragaia, Essa foto é uma raridade, acho que a única do Miragaia nessa temporada, depois ele sumiu. 


Junior Lara Campos - Stock-Cars, essa categoria era mais competitiva que a D3. Esses carros Opala equipados com motor GM 4100 cc. com sua preparação muito limitada pelo regulamento, usavam pneus radiais lixado (pneus novos que se mandava lixar em maquina) com 3 mm para corrida e 1,5 mm para classificação. Neste ponto da foto, curva 3, final da reta em Interlagos chegavam perto dos 230 km/h, tinha de "bombar" o pedal do freio para encostar as pastilhas para ai frear, o auto-controle emocional do piloto era muito importante para andar rápido, pois uma escapada perdia-se pelo menos duas posições em corrida no meio do bolo....




Quatro Rodas Julho de 1981


domingo, 21 de abril de 2013

Long Beach 2013

Parabéns Takuma Sato...

 Franchitti
Helio

BAHREIN 2013

 Tião sobrou...
link

RESULTADO

1 - Sebastian Vettel          
2 - Kimi Raikkonen - a 9s1        
3 - Romain Grosjean  - a 19s5        
4 - Paul di Resta  - a 21s7        
5 - Lewis Hamilton  - a 35s2        
6 - Sergio Perez  - a 35s9        
7 - Mark Webber  - a 37s2        
8 - Fernando Alonso  - a 37s5        
9 - Nico Rosberg  - a 41s1        
10 - Jenson Button - a 46s6 


GP2
Segunda corrida
Sam Bird recebe a bandeirada co Felipe Nasr à 80/1.000

RESULTADO

1 - Sam Bird (Russian Time)
2 - Felipe Nasr (Carlin)
3 - Stefano Coletti (Rapax)
4 - Tom Dillmann (Russian Time)
5 - James Calado (ART Grand Prix)
6 - Jolyon Palmer (Carlin)
7 - Daniel Abt (ART Grand Prix)
8 - Adrian Quaif-Hobbs (MP Motorsport)
9 - Fabio Leimer (Racing Engineering)
10 - Kevin Ceccon (Trident Racing)
11 - Sergio Canamasas (Caterham Racing)
12 - Johnny Cecotto (Arden Internatinal)

FOTO: Reuters

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Targa Florio 1965

A Placa/Targa comemorativa da 49ª Targa Florio.
Nino Vacarella na Ferrari 275 P2.
A Ferrari 275 P2 de Jean Guichet/Giancarlo Bagheti.

Concebida em 1906 por Vincenzo Florio, nas Montanhas de Madonie a leste de Palermo na Sicília a Targa Florio tinha como principal objetivo divulgar a região e os ricos negócios da Familia Florio que incluíam navegação, hotelaria, terras etc. Na época foram projetados três percursos, Grande, Médio e Piccolo Madonie. Após a II Guerra Mundial apenas o Piccolo Madonie foi utilizado, com 72 km e as provas tinham 10 voltas perfazendo um total de 720 km. Grandes pilotos Italianos venceram a Targa, Nuvolari venceu em 1931/32, Gigi Viloresi em 1939/40, Umberto Magliori, Achile Varzi, Piero Taruffi, Enzo bem que tentou como piloto mas só conseguiu um segundo lugar em 1920 pilotando uma Alfa Romeo 40/60. De outros paises grandes pilotos também venceram, Stirlig Moss, Jo Siffert, Herbert Muller, Ricardo Rodrigues e muitos outros. Do ano de 1958 ate 1973 era valida pelo Campeonato Mundial de Viaturas Esporte e Gran Turismo, daí a importância da corrida de 1965 que vou lhes mostrar.



A Porsche vinha enfrentando a Ferrari e vencendo muitas corridas, apesar de mais nova vinha causando muitos estragos à Ferrari, e em sua casa na Targa Florio havia vencido desde 1960 três, em 1960 com Jo Bonnier/Hans Hermann com o Porsche RS60 OT Spyder, 1963 com o Porsche 904 GTS novamente com Jo Bonnier ai em dupla com Abate, e novamente em 1964 com Antonio Pucci/Colin Davies com o 904 GTS. A Ferrari havia vencido em 1961 quando Von Tripps/Olivier Gendebien levaram a Ferrari Dino 246 SP ao primeiro lugar e em 1962 quando a Dino 246 SP foi pilotada por Willy Maraise/Ricardo Rodrigues/Olivier Gendebien.
No ano de 1965 a Ferrari vem com sua esquadra composta por três principais carros para lutar pelo primeiro lugar na geral, as Ferrari 275 P2 com as duplas Ludovico Scarfioti/Mike Parkes . Jean Guichet/Giancarlo Baghetti e Nino Vacarella/Lorenzo Bandini. A Porsche com vários 904 GTS de fabrica e particulares vem tentar repetir a vitória dos dois anos anteriores.



O Porsche 904/8 de Jo Bonnier/Grahan Hill.

GT 40 Roadster de Bob Bondurant/John Whitmore.


Na corrida o que se vê é Vacarella pilotando forte e rápido desde a largada, que é feita com os carros a intervalos de um minuto, e logo na segunda volta pulverizando o recorde da volta fazendo 39m21s, as outras Ferraris bem que tentam mas o Siciliano está irrepreensível e quando entrega o carro a Bandini na ao final da sétima volta a vitória esta consolidada, Hill/Bonnier com o mais rápido dos 904 GTS 8 cilindros já não fazem frente aos fabulosos tempos por volta da Ferrari # 198. E para a alegria dos Italianos, de Enzo e dos Sicilianos em particular dos quais Nino é o grande herói vencem a corrida deixando a disputa com a Porsche desempatada, agora são seis da Ferrari contra cinco da arqui-rival Alemã.



A belíssima Alfa Romeo Giulia TZ164 de Lucien Bianchi/Jean Roland.
MG TD Midget 1.300cc de Andrew Hedges/Paddy Hopkirk.
Austin Healey Sprit Spider 1.300cc de Bruno Aaltonen/Clive Baker.
Ferrari 275 de Andrea de Adamich/Mario Casoni/Sergio Bertoja.
A valente Abarth DT Spyder 1.600 cc de Hans Hermann/Leo Cella, sexto lugar na geral.
 #118 Ferrari 250 GTO 64 de Clemente Ravetto/Gaetano Starrabba, #140 Ferrari 250 LM de Cesare Toppetti/Maurizio Grana. 
 Austin Healey 3.000 de Paul Hawkins e Timo Makinen

Incrível vídeo daquela que foi a primeira vitória de Nino na geral 





"Nino Vacarella continua um mito sobre os 72 KM da Targa. Cada siciliano se identificava nele quando pilotava magistralmente a sua Ferrari nas estreitas estradas da ilha"  
O nome Nino Vacarela foi na minha juventude sinônimo de raça, Ferrari e vitórias, volto depois a escrever sobre outras Targa Florio.





 RESULTADO


Data:  5 de Maio .

Circuito: 72 km  Volta mais rápida: Nino Vaccarella, Ferrari, 39:21.0 = 109.784 km/h volta 2
Espectadores mais de 250 000 
Distancia: 10 voltas = 720 km
Média : 102.563 km/h
Largaram : 59 carros 
Classificados 30 -  

1º 198 SpA Ferrari SEFAC, Ferrari 275 P2 Nino Vaccarella/Lorenzo Bandini
2º 182 Porsche System Engineering,Porsche 904/906 Berg Spyder ColinDavis/Gehard Mitter
3º 176 Porsche System Engineering,Porsche 904/6 Umberto Maglioli/Herbert Linge 
4º 174 Porsche System Engineering,Porsche 904/8 Coupe Jo Bonnier/Graham Hill
5º 94 Porsche System Engineering, Porsche 904 GTS Günther Klass/Antonio Pucci 
6º 152 Abarth & Cie,Abarth 1600 OT Spyder,  Hans Herrmann/Leo Cella
7º 70 Autodelta SpA,Alfa Romeo Giulia TZ '64 Lucien Bianchi/Jean Rolland 
8º 132 Scuderia Sant Ambroeus,Ferrari 250 (275) LM Luigi 'Gigi' Taverna/Oddone Sigala
9º 58 Scuderia Etna, Alfa Romeo Giulia TZ   Guiseppe Sirugo/Vincenzo Arena 
10º 26 Abarth & Cie,Abarth-Simca 1300 Bialbero TwinCam Salvatore Calascibetta/Guiseppe Virgilio 
11º 44 Dick Jacobs / British Motor Corporation,MG Midget, Andrew Hedges/Paddy Hopkirk


Agradeço a colaboração de meu amigo Henrique Mércio.


Lorenzo e Nino

A Nino, Lorenzo e todos grandes pilotos que povoaram o imaginário de minha juventude e que antes de tudo me mostraram que ao sentar num carro de corridas temos que fazer o máximo, seja qual for a posição que disputamos!


Rui Amaral Jr