A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach
sexta-feira, 8 de março de 2013
quinta-feira, 7 de março de 2013
POLAR Divisão IV
O Polar na bela arte de Mauricio Moraes
Quando mostrei o HEVE minha intenção era mostrar também o Polar, mas tive vontade de fazer um post separado. Hoje pela manhã em meu Facebook vem uma pergunta do Hélio - Canini Jr -“e o Polar?”, respondi que ia escrever breve e saí. De onde estava enviei um e-mail ao Ricardo Achcar pedindo algumas fotos e informações e logo ao chegar vejo a resposta do sempre solicito amigo.
Ricardo, piloto dos bons, bons mesmo, construtor e muito mais, construiu esses belos carros para o Campeonato Brasileiro de Viaturas Esporte a Divisão IV - aqui uso a grafia que ele usou em sua resposta - neles grandes pilotos nossos mostraram nas pistas um carro muito bem feito, rápido e belo demais. Fora o carro do Jaime os outros usavam motores VW Boxer 2.000cc.
Expedito Marazzi testando o Polar.
Chico Lameirão no Polar da Motoradio e Mauricio Chulan no Heve da Hollywood
Jaime Levy
Jan Balder
Largada em Curitiba, o Polar da Lonex de Nilton Pereira
Eles na visão de meu amigo Tito, para carros de fenda.
Eles na visão de meu amigo Tito, para carros de fenda.
Mais tarde conversando com um amigo pergunto sobre o carro de Jaime Levy que utilizava o motor do Ford Corcel com turbo compressor, ele me disse para procurar a ADILVOX, e seu proprietário Adilson, que era o responsável pela preparação do carro do Jaime.
Da bela conversa com Adilson, as fotos e muitas informações, me contou que o bloco era o original do Corcel, mas o cabeçote era o do Renault R8 com fluxo cruzado, de um lado o coletor de admissão do outro o de escape, válvulas maiores que as do Corcel, 1.340cc para se enquadrar na categoria A, até 2 litros. Seu turbo trabalhava à uma pressão de 2.5 kg e que eles tiveram muitos problemas em toda adaptação. Citou a corrida de Cascavel, quando teve problemas na largada, e mesmo saindo lá atrás logo tinha ultrapassado vários concorrentes e terminou a corrida em 3º na categoria.
Da categoria Protótipos, já que era muito semelhante á Lola T210 ( que o Emerson trouxe para o Brasil para um Torneio, junto com a Lola T70 e que acabou originando o protótipo Avallone).
O Polar utilizava um motor, bloco Ford Corcel, 1.340cc, com cabeçote R8 de fluxo cruzado, Turbo Lacom , caixa de cambio Hewland ( não lembro se MK8 ou FT200)
Abs,
Adilson Castardelli"
Agradeço ao amigo Ricardo sempre um cavalheiro e ao novo amigo Adilson pelo belo papo e todas informações e fotos.
Uma grande duvida me assola neste momento; A quem oferecer este post?
Quase todos citados são amigos, Expedito e Jaime subiram antes da bandeirada final. Ricardo, Chico, Jan, Adilson e Hélio com a Graça de Deus estão todos ótimos e certamente vão ler o post, menos o Chico que não domina essa máquina como dominava aquelas em que foi campeão nas várias categorias de nosso automobilismo.
Sei que faltaram alguns detalhes técnicos do chassi, mas sei também que nos desenhos e fotos do Ricardo vocês vão desvendar grande parte dele..
Então esse post vai para todos nós, foi muito bom escreve-lo!
Rui Amaral Jr
às
10:35
4
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Rui Amaral Lemos Junior
quarta-feira, 6 de março de 2013
ALGUMAS FOTOS...
Apenas algumas das milhares de fotos que recebo de meu amigo Caranguejo, podem ter certeza que ele sabe muito de cada uma e um dia conta tudo para nós!
Um abraço à todos e especialmente ao parceiro Caranguejo.
1.000 KM de Nurburgring 1961, Aston Martin DBR1 de Jimmy Clark e Bruce McLarem
GP do México 1964, Big Jonh, Graham Hill e Black Jack
GP da França 1950 as Alfetas dominam o grid com Fangio, Farina e Fagioli
Bandeirada para o Aston Martin DBR1-3 de Roy Salvadori e Carroll Shelby, nas 24 Horas de Le Mans 1959. Com um indisposição de Shelby a maior parte da corrida o carro foi pilotado por Salvadori
1957 Cuba a belissíma Linda Christian na Ferrari 857S. Alguem saberia de quem era a Ferrari?
1965 Monaco, Bandini e Hill
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Rui Amaral Lemos Junior
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